Qual o país que não tem a língua oficial português?

Perguntado por: naguiar . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.3 / 5 6 votos

Afinal, quais são os países que falam português? De acordo com a Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), são nove os países que têm a língua como idioma oficial. São eles: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné-Equatorial, Moçambique, Portugal, Timor-Leste e São Tomé e Príncipe.

Além das antigas línguas coloniais do Inglês, Francês, Português, e Espanhol, apenas algumas línguas são oficiais a nível nacional. Estas são: Árabe, na Argélia, Comores, Chade, Djibouti, Egito, Eritreia, Líbia, Mauritânia, Marrocos, Somália, Sudão, e Tunísia.

língua tétum

A língua tétum tem três dialetos: o tétum-praça, o tétum-térik e o tétum-belu. O dialeto reconhecido na constituição é o tétum-praça, que consiste em um crioulo que tem a língua portuguesa como língua lexificadora.

o Brasil fala português porque nosso território foi colonizado pelos portugueses a partir de 1500. Então, nossa língua oficial é o português! Mas não é simplesmente isso. A língua portuguesa brasileira também sofreu influência das línguas tupis (indígena) e banto (africana).

Engana-se quem pensa que Brasil e Portugal são os únicos países que falam português no mundo. Na verdade, são 10 países que adotam o nosso idioma como oficial. Os países que falam português estão espalhados por vários continentes: América, Europa, Ásia e África.

Francês

Francês – a mais bonita língua na conversação
De acordo com diversos inquéritos feitos online, existe uma admiração por esta língua a nível mundial. O Francês é descrito como suave, fluido, elegante e agradável de ouvir.

Italiano

A Revista da Babbel, diz que a língua mais fácil para um brasileiro aprender é o Italiano. Isso porque a língua italiana se parece com a língua portuguesa no que se refere a gramática e vocabulário. Assim como o espanhol, mas a fonética italiana também é mais simples.

1. Italiano. O italiano vem em primeiro lugar por uma única razão: além de se parecer com o português no que se refere à gramática e ao vocabulário (o que também acontece no caso do espanhol), o idioma tem também uma fonética mais simples para nós.

Chinês mandarim: o idioma com mais falantes nativos
Com 918 milhões de falantes nativos, é a língua com mais falantes nativos do mundo, embora se somarmos a esta cifra os falantes de mandarim como língua estrangeira, este número chega a 1,12 bilhão, o segundo idioma mais falado no mundo.

inglês

O inglês é o idioma preponderante, com o espanhol em segundo lugar. Segundo um levantamento do Instituto de Políticas Migratórias com base em dados do censo americano, em 2019, quase 70 milhões de pessoas (22% da população) disseram falar uma língua diferente do inglês em casa.

inglês

Entre os países que falam inglês como língua oficial, o que possui a maior população de falantes nativos são os Estados Unidos, com 215 milhões de pessoas.

Timor-Leste

O Timor-Leste é o único país nesta lista que corresponde ao continente asiático! Isso mesmo, quem iria imaginar que o idioma português chegou até a Ásia. O país foi colonizado pelos portugueses no século XVI, conhecido também na época como Timor Português.

Há uma razão histórica para isso: entre os anos de 1557 e 1999, Macau esteve sob o domínio português. Essa herança deixada em uma região chinesa continental tão importante mostra também os laços da China com os países lusófonos como Brasil, Portugal, Timor Leste, Cabo Verde, Angola, Moçambique e muitos outros.

Português

Brasiliano era o termo utilizado, desde o século 16, como referência aos índios; os portugueses recém-chegados preferiam ser chamados de brasilienses. Venceu, então, brasileiro. Os outros adjetivos não foram esquecidos. Em 1961, Juscelino Kubitschek inaugurou Brasília, cujos cidadãos são chamados de brasilienses.

No Brasil, que adota o português como idioma oficial desde 1759, ainda sob colônia do Reino de Portugal, o assunto preocupa, pois uma parcela significativa da população não domina totalmente o próprio idioma.

Por isso, o sotaque carioca é considerado o mais próximo do português de Portugal. A cidade do Rio de Janeiro foi sede da corte portuguesa entre os anos 1808 e 1821 e, deste período histórico, ainda restaram algumas características na fala.

A maioria dos sul-africanos fala mais de um idioma e é pelo menos bilíngue, pois há pelo menos mais 35 línguas indígenas adicionais no país. No entanto, depois do inglês, que é usado como língua principal, as línguas mais faladas são o zulu, o xhosa e o afrikaans, que é semelhante ao holandês.

Vários estudos apontam o Maranhão como o local onde se fala mais correctamente a língua portuguesa, facto que terá que ver com a explosão cultural registada nesta região durante a época dourada do cultivo de algodão. É nessa fase que São Luís passa a ser conhecida por “Atenas Brasileira”.

De acordo com a Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), são nove os países que têm a língua como idioma oficial. São eles: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné-Equatorial, Moçambique, Portugal, Timor-Leste e São Tomé e Príncipe.