Qual o país que não pega sol?

Perguntado por: vgomes . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.5 / 5 8 votos

A Noruega

A Noruega é conhecida como a terra do sol da meia-noite. A melhor opção para vê-lo é ir à região norte do país. Nas Ilhas Svalbard, entre o final de abril e o final de agosto, você ainda pode se deparar com ursos polares nos passeios pelas geleiras.

O fenômeno acontece em regiões que atravessam a zona, por exemplo, o Canadá (Yukon, Territórios do Noroeste e Nunavut), Dinamarca (Groenlândia), Finlândia, Noruega, Rússia, Suécia, Estados Unidos (Alasca) e extremidades da Islândia.

Na Lapônia, o sol se mostra o tempo todo, durante o dia e à noite. Luossavaara, em Kiruna, é a cidade mais ao norte de toda a Suécia. O local é é o melhor do país para assistir a um espetáculo que só acontece no verão: o sol brilhando com intensidade, com beleza, à meia-noite. É um presente da natureza.

Lapônia

Lapônia, Finlândia.
O incrível fenômeno dos dias intermináveis pode ser encontrado em alguns lugares únicos do mundo. Em latitudes acima de 66,56º, o Sol nunca se põe entre meados de abril e o final de agosto.

Japão

O senhor Ciano e a dona Magenta deixaram Azulão dormir no laboratório do professor Apolônio porque ele queria observar as estrelas.

Todos os anos, as comunidades ao norte do Círculo Ártico experimentam a “noite polar” quando o sol não nasce sobre o horizonte. Em Utqiagvik, a comunidade mais setentrional do Alaska, a noite polar dura 65 dias”, escreveu a página.

Como o Sol, a lua surge no leste e se põe a oeste. Desse modo, para nos orientar pela Lua devemos proceder como no Sol: estender o braço direito na direção onde ela nasce (Leste). O braço esquerdo corresponderá ao (Oeste), à nossa frente estará o (Norte) e às nossas costas o (Sul).

Quanto mais longe do Equador, menor a duração do dia. Além da Noruega, os outros países onde acontece o fenômeno da noite polar são: Estados Unidos (Alasca);

Rússia

Rússia está no topo da lista de países gelados
Em 1933, a república russa Sakha (também conhecida como Iacútia) chegou a experienciar -67.8°C — o que é uma das menores temperaturas registradas em toda a história.

Nessa data, o inverno começa em Portugal e em todo o hemisfério norte, e o verão começa no hemisfério sul. É o dia mais curto do ano e, consequentemente, que tem a noite mais longa. O solstício de inverno ocorrerá em 21 de dezembro de 2022 no Hemisfério Norte e em 21 de junho de 2023 no Hemisfério Sul.

Svalbard. Para ter a verdadeira luz do dia 24 horas por semana, você precisará ir para o norte até o arquipélago ártico de Svalbard.

Suécia, Noruega, Finlândia, Dinamarca e norte do.

Quantas horas dura o dia na Finlândia? Em razão de o sol estar acima do horizonte, em meados do verão ao sul da Finlândia é possível aproveitar o sol por 18 a 20 horas em dias de céu azul e por 24 horas na Lapônia.

18 horas

As noites mais longas e escuras, por outro lado, são no inverno (no hemisfério sul é o contrário). Em dezembro, a noite em Oslo dura quase 18 horas e os dias começam cerca de 6 horas mais tarde. Mais ao norte, é ainda mais extremo.

Levando isso em conta, o primeiro território do mundo a receber a luz do Sol é a ilha Millennium, na região de Kiribati. O local, também conhecido como Ilha Caroline, é desabitado.

Quando é meia noite na Islândia, o sol se aproxima do horizonte, mas não se poe. Esse período de dia sem fim dura três meses. Por isso, não dá para esperar escurecer e os islandeses tocam a vida.

UTC + 14:00 é o fuso horário onde este mesmo é contado a partir de quatorze horas a mais em relação ao horário do Meridiano de Greenwich. O UTC+14 é o 1º fuso horário do mundo, ou seja, os locais nesse fuso horário são os primeiros a entrarem num novo dia e no Ano Novo.

Porque o Japão fica do lado oposto do Brasil, assim, com a rotação da Terra, os raios solares não consegue atingir os dois países ao mesmo tempo, enquanto os raios solares são transmitidos ao Japão, no Brasil é noite, e quando transmitidos ao Brasil no Japão será noite.

República de Quiribáti

Apesar disso, seu território terrestre total, somado, coloca-o entre os menores países do mundo. É o primeiro país do mundo a mudar de ano, na ilha de Kiritimati, devido ao fuso horário, de modo que a República de Quiribáti é o país mais adiantado em questão de horário.

Nas zonas polares em todo verão ocorre um fenômeno conhecido e denominado popularmente como Sol da meia noite. Isso se desenvolve por causa da incidência de dias após dias sem noites, pois esses não se escurecem nas regiões polares.

A noite polar é um fenômeno que ocorre no círculo ártico durante o final do outono e o inverno no Hemisfério Norte. A inclinação do eixo da Terra faz com que as regiões do Círculo Polar Ártico permaneçam do lado oposto ao do Sol, consequentemente, não é possível vê-lo durante este período.