Qual o país que mais usa rede social no mundo?

Perguntado por: lfernandes6 . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.9 / 5 15 votos

O Brasil é o terceiro país que mais usa redes sociais no mundo, atrás apenas da Índia e da Indonésia. Todo o tempo gasto por brasileiros nas plataformas de interação tem impactos econômicos e solidificou novas possibilidades profissionais no país.

Com 2,96 bilhões de usuários ativos, o Facebook lidera o ranking das redes sociais mais usadas no mundo. Em seguida está o Youtube (2,51 bilhões), WhatsApp e Instagram com 2 bilhões de pessoas ativas. Na quinta posição está WeChat (1,31 bilhões) e TikTok (1,05 bilhão). Fonte: We Are Social e Meltwater (2023).

O Brasil é o 2º país em número de usuários de Instagram, atrás só dos Estados Unidos. Entre os entrevistados da nossa pesquisa, percebemos que a popularidade da rede segue crescendo, já que saltou de 84% para 92% o percentual de usuários que entram no Instagram pelo menos uma vez por dia.

Conheça 4 apps de relacionamento exclusivos para pessoas ricas!

  • #1 Raya. Conhecido como o “Tinder dos famosos”, até a patroa Anitta e a atriz Cara Delenvigne já criaram perfis no aplicativo de relacionamento mais badalado entre os famosos e empresários. ...
  • #2 Luxy. ...
  • #3 MillionaireMatch. ...
  • #4 The League. ...
  • Curtiu?

Mas além da China, outros países onde o acesso à Internet não é totalmente livre, como o Irão, Egito, Mianmar, Bielorrússia, Síria, Cuba, Uzbequistão, Vietname, Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita, Etiópia, Paquistão, Bahrein, Sudão, Gâmbia, Tailândia, Rússia e Cazaquistão.

Afeganistão

O Afeganistão é o país com a internet mais lenta do mundo, uma velocidade média de apenas 1,63 Mbps. Seguido de Cuba (1,91 Mbps), Turcomenistão (2,05 Mbps) e Iêmen (2,63 Mbps) Ao considerar todos os países os países pesquisados, a velocidade média fica em 60,76 Mbps para o download.

Eritreia

1º - Eritreia - 1,0%
Pouco mais de metade da população mundial tem acesso integral à internet — 51,7%, segundo dados do Internet World Stats.

Facebook

O serviço foi adquirido pelo Facebook em abril de 2012 por cerca de 1 bilhão de dólares em dinheiro e ações.

No mundo, ele ainda é a rede social mais acessada: são mais de 2,91 bilhões de usuários ativos, dos quais 116 milhões são brasileiros. O Facebook é a rede social em que mais se compartilham vídeos, fotos, local de moradia, localização, família e outras informações da vida pessoal.

Na China, o uso de redes sociais como Instagram, Facebook, YouTube e Twitter é proibido. Para acessar as plataformas no país é necessário usar uma VPN (Rede Privada Virtual).

Quénia é o país

O Quênia está em primeiro lugar na lista dos países em que a plataforma chinesa TikTok é mais usada, com 54% do público utilizando-a para diversos fins, como a criação de vídeos, e 29% utilizando como portal de notícias.

Sendo assim, o Brasil é o país com consumidores mais influenciados na hora de tomar sua decisão de compra (Statista Global Consumer Survey) e segundo país que mais segue influenciadores, atrás apenas das Filipinas.

De acordo com a consultoria Brand Finance, o Facebook — que antes era a rede social mais valiosa do mundo — perdeu o seu posto para o TikTok. A empresa da Meta perdeu 42% do seu valor em 2022, enquanto a rede social chinesa subiu de US$ 58,98 bilhões para US$ 65,69 bilhões em 2023.

YouTube: 2,56 bilhões de usuários ativos
Por causa desses feitos impressionantes, não é de surpreender que o YouTube tenha se tornado um gigante da publicidade. Em 2021, a receita global de publicidade da plataforma foi de US$ 28,84 bilhões. E também tem o maior ROI de qualquer plataforma de conteúdo de vídeo.

O HushHush é um site de compras feito exclusivamente para a elite financeira. A empresa, conhecida por ser a "Amazon para milionários", vende diversos produtos que passam dos milhões de dólares.

Qual rede social paga mais?

  • Instagram e Facebook são as redes mais indicadas para marketplace.
  • TikTok é uma boa rede para vídeos curtos.
  • YouTube é a melhor rede para vídeos mais longos.

Classmates.com

No entanto, a primeira rede social — que nasceu nos moldes do que se espera de uma — foi a Classmates.com, fundada em 1995, nos primórdios dos porões da internet. A Classmates.com foi uma rede criada com o intuito de conectar pessoas, em especial amigos dos tempos de escola, que separaram com o passar dos anos.

O movimento SocialFi agora começou a ganhar força à medida que a rede social se torna mais integrada ao blockchain. Muitos investidores, incluindo empresas tradicionais, estão começando a investir em novos projetos de blockchain social.

1 – Timor-Leste - 1,1% da população.

As demais razões apontadas para a falta de acesso à rede foram ausência de interesse (17,5%), não saber utilizar (15,9%) e falta de disponibilidade do serviço nos locais que costumava frequentar (10,6%).