Qual o país que mais tem favela?

Perguntado por: aferrari9 . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 6 votos

Filipinas

De acordo com um relatório da UN-HABITAT, mais de 2 milhões de pessoas nas Filipinas moram em favelas, sendo que apenas na cidade de Manila, 50% dos mais de 11 milhões de habitantes vivem em áreas consideradas favelas.

As favelas que lideram o ranking são:

  • Cidade de Deus - 41 tiroteios;
  • Rocinha - 32 tiroteios;
  • Jacarezinho - 23 tiroteios;
  • Vila Kennedy - 13 tiroteios.

São os casos de Confins, na região metropolitana de Belo Horizonte, Guararema, em São Paulo, e Seropédica, no Rio. Das regiões metropolitanas, Belo Horizonte e Curitiba são as que têm mais "ilhas" sem favelas.

A maior favela da Europa, Cañada Real Galiana, se situa na periferia de Madri, na Espanha, e tem mais de 8 mil moradores – sul-americanos, marroquinos e romanis, na maioria – em condições insalubres. O local se transformou também em um importante ponto do tráfico de drogas na Espanha.

A favela Sol Nascente, de Brasília, ultrapassou a Rocinha como a favela de maior população no Brasil, segundo informações da prévia do Censo Demográfico 2022 confirmadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Rio de Janeiro

O Rio de Janeiro é a cidade com maior número de pessoas morando em favelas, com 1.393.314 habitantes (22% da população total), o que significa que a cada 100 mil cariocas, 22.160 estão em favelas.

Morro da Providência

Nessa época, o Morro da Providência não era chamado assim. A região era conhecida como “Livramento”. Com a chegada dos ex-combatentes, recebeu a alcunha “Favela”, pois em Canudos havia um morro que tinha esse nome, devido a uma planta homônima. Com isso, o Morro da Providência foi “Morro da Favella” por um tempo.

Sol Nascente, no DF, tem a maior favela da América Latina, diz IBGE.

Vidigal

Um casal de agentes da Polícia Militar que percorre o bairro afirmou que o Vidigal “é a favela mais tranquila do Rio”. Desde que chegaram, não tiveram que intervir em nada mais que “brigas matrimoniais e algumas discussões de bêbados”, acrescentam.

Brasília é a cidade

Conforme as descobertas, Brasília é a cidade mais educada.

No ranking de 2022, a cidade de São Paulo (incluindo a região metropolitana) é a que tem a melhor qualidade de vida no Brasil, com um IDHM de 0,842. Em segundo lugar vem Florianópolis, em Santa Catarina, com um índice de 0,833, seguida de Curitiba, capital do Paraná, com IDHM de 0,810.

Existe favela em Portugal? Sim. Existe favela em Portugal, mas não recebe essa mesma denominação. Na verdade, o equivalente às favelas no Brasil, em Portugal pode ser chamadas de bairros degradados e bairros de lata, mas, assim como no Brasil, também apresentam graves problemas sociais e de criminalidade.

11.403 favelas

O Brasil tem 11.403 favelas, onde vivem cerca de 16 milhões de pessoas, em um total de 6,6 milhões de domicílios, segundo uma prévia dos dados do Censo Demográfico 2022, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Não, em Portugal não existem favelas. Pelo menos no sentido que lhe é dado na América do Sul. Há ainda alguns bairros degradados nos arredores de Lisboa e Porto, mas normalmente com água, luz e saneamento - e até por vezes com carros premium à porta das casas.

O Sol Nascente, no Distrito Federal, se tornou a maior favela do Brasil, segundo dados da prévia Censo 2022, do Instituto Nacional de Geografia e Estatística (IBGE). De acordo com o levantamento, a região ultrapassou a Rocinha, no Rio de Janeiro, em número de domicílios.