Qual o país que mais sofre com terremotos?

Perguntado por: emaciel . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.6 / 5 8 votos

Os 10 países com mais risco

PosiçãoPaísRisco Global
1Philippines46.82%
2Índia42.31%
3Indonésia41.46%
4Colômbia38.37%

O Haiti sofreu um terremoto de 7.2 graus na escala Richter em 2021 que deixou, ao menos, 2100 pessoas mortas e centenas de desabrigados. Um dos piores terremotos a acometerem o Haiti ocorreu em 2010, e deixou 300 mil mortos, dezenas de milhares de feridos e mais de 1,5 milhão de desabrigados.

O maior terremoto que o Brasil já teve aconteceu em 1955, na Serra do Tombador, em Mato Grosso, e alcançou 6,6 graus na escala Richter. O segundo maior tremor enfrentado no país foi em junho de 2022, no Acre, e chegou a 6,5 graus.

Além de Iguape, moradores de várias cidades, como Sorocaba, Miracatu, Itanhaém, Peruíbe e Registro, relataram ter percebido o tremor, que também foi percebido em cidades do litoral, na Baixada Santista.

Frequência no Brasil
De acordo com especialistas, os terremotos acontecem o tempo todo no Brasil, porém, com magnitude muito baixa o que não permite à população sentí-los na superfície. O fenômeno pode até ser confundido com a passagem de um caminhão na rua.

O USGS (Serviço Geológico dos Estados Unidos, em inglês) identificou nesta 2ª feira (20. fev. 2023) um novo terremoto na região da fronteira entre a Turquia e a Síria. Segundo o instituto norte-americano, o abalo sísmico teve magnitude de 6,3 e profundidade de 10 km.

Acredita-se que o pior terremoto já registrado na história seja um de 1556 na província de Shaanxi na China. Estima-se que 830 mil pessoas morreram no tremor de magnitude 8.

Tremor de magnitude 7,8 na Turquia, nesta segunda (6), está entre os 20 mais potentes do século. Um terremoto atingiu nesta segunda-feira (6) o sudeste da Turquia, matando mais de mil pessoas. De magnitude 7,8, o tremor está entre os mais fortes dos últimos anos.

Catar – Índice de Risco 0.08%
Não é surpreendente que o país posição líder nesta seleção, dos 10 países mais seguros em desastres naturais seja também localizado no Oriente Médio. Catar segue bem em cada categoria do estudo.

Confira os 5 maiores terremotos registrados no Brasil:

  1. Terremoto de Porto dos Gaúchos. Magnitude: 6.6. ...
  2. Terremoto Acre/Amazonas. Magnitude: 6.1. ...
  3. Terremoto de São Paulo. Magnitude: 5.2. ...
  4. Terremoto de Pacajus. Magnitude: 5.2. ...
  5. Terremoto de João Câmara. Magnitude: 5.1.

16 de fevereiro de 2023

QUAL HAVIA SIDO O ÚLTIMO TERREMOTO REGISTRADO NO BRASIL? Antes do tremor desta sexta (16), um abalo de 3 graus na escala Richter atingiu Rubim (MG) em 16 de fevereiro de 2023. Não houve feridos nem danos materiais.

Entre 1900 e 2020, o RSBR calcula que houve 2959 tremores de terra no Brasil. O mais forte neste período ocorreu em 1955, com magnitude de 6.8, na Serra do Tombador, em Mato Grosso. O único que resultou em morte aconteceu na comunidade de Caraíbas, na zona rural de Itacarambi, em Minas Gerais.

As placas tectônicas possuem, muitas vezes, falhas que foram geradas por milênios de desgaste. São como se fossem rachaduras, que quando sofrem algum movimento geram tremores na superfície. O território brasileiro está em cima de 48 falhas geológicas, e é isto que explica os eventuais tremores que acontecem por aqui.

Depois disso tudo, você deve estar se perguntando: e o Brasil, por que não é afetado por terremotos? Na verdade, não ocorrem terremotos de grande intensidade, pelo fato do País estar localizado no centro de uma placa tectônica – a Sul-Americana –, e os maiores abalos ocorrerem nas bordas das placas.

A cidade de Miracatu está distante 140 km da capital. A região onde foram sentidos os tremores, segundo os especialistas, é propensa a abalos. Os cientistas, porém, ainda investigam o que motivou o fenômeno desta manhã, registrado por volta de 8h22.

Jacobina – BA. Este início de 2021 em algumas cidades do interior nordestino já foi marcado por pequenos terremotos que despertaram curiosidade e em alguns casos preocupação dos moradores das áreas próximas aos epicentros.

Tremores na Baixada Santista e no interior de São Paulo foram ocasionados por falhas geológicas e não implicam grandes riscos, explica geólogo da Unesp. Sismo teve epicentro em Iguape, no sul do estado, onde há grande número dessas falhas.

O Brasil está situado no centro da Placa Sul-Americana, o que indica uma posição relativamente confortável com relação a abalos sísmicos de elevada intensidade, capazes de desencadear tsunamis. O país, entretanto, não está livre da ocorrência de tremores de terra.

Um terremoto de magnitude 6,3 atingiu o Japão, nesta sexta-feira (5), de acordo com os serviços de sismologia do país.

Segundo o órgão, aproximadamente 100 tremores de baixa intensidade abaixo de 2.5 graus ocorrem diariamente, mas esse número cresce a cada dia, à medida que novas estações sísmicas são instaladas e também devido à maior sensibilidade dos instrumentos.