Qual o país que fala latim?

Perguntado por: agoulart . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.8 / 5 18 votos

A língua latina é muitas vezes usada por lingüistas e cientistas. E, na verdade ainda é a língua oficial de um único país: O Vaticano, embora a forma com que a língua é falada seja muito diferente da forma antiga. Algumas pessoas também usam o latim para traduzir escritos romanos ou objetos antigos.

O latim ainda é a língua oficial da Cidade do Vaticano e do Rito Romano da Igreja Católica.

Só espanhol e português são falados por 600 milhões de pessoas. Francês, italiano e romeno por cerca 200 milhões mais. No total, m mínimo de 800 milhões de pessoas vivas falam línguas diretamente descendentes do latim.

Em latim, o nome de Jesus indica-se 'Iesus, Iesu'. Encontra-o escrito de formas diferentes, porque o latim tem declinações.

Confira a seleção abaixo com os idiomas mais difíceis do mundo para brasileiros!

  • 6 – Russo. Esse idioma europeu com cerca de 166 milhões de falantes nativos faz parte da ramificação leste da família eslava. ...
  • 5 – Vietnamita. ...
  • 4 – Coreano. ...
  • 3 – Japonês. ...
  • 2 – Mandarim. ...
  • 1 – Árabe.

"Jesus era um falante nativo do aramaico", disse sobre a língua semítica quase extinta que tem grande relação com o hebraico. "Mas ele também teria conhecido o hebraico porque havia escritos religiosos em hebraico."

do baixo latim: brasile (“com aspecto de brasa”), brasilium, bresillum.

A língua acádia é conhecida como o idioma mais antigo do mundo — seu registro data de 14 a.C.

A língua acádia, também conhecida como acadiano, é o idioma mais antigo de se que tem registros escritos. Era falada na antiga Mesopotâmia, território que hoje inclui boa parte do Iraque e do Kuwait, além de partes da Síria, da Turquia e do Irã.

Regras de numeração do latim
Os números de zero a nove têm nomes específicos: nulla [0], unus/una/unum (m/f/n) [1], duo/duae/duo (m/f/n) [2], tres/tres/tria (m/f/n) [3], quattuor [4], quinque [5], sex [6], septem [7], octo [8], novem [9] e decem [10].

O italiano deriva do latim volgare falado pelos soldados, mercadores e colonos de terras conquistadas pelo Império Romano, diferente do latim clássico que era usado apenas pela corte e por pessoas cultas. Séculos de conquistas e sucessões foram necessários para a conformação do idioma como o conhecemos na atualidade.

Além do latim, dentre as línguas mortas mais estudadas estão o sânscrito, o anglo-saxão, o grego arcaico e o antigo egípcio. O aramaico ainda não está totalmente extinto e o hebraico foi revitalizado como língua oficial.

O nome do Deus bíblico
Após o livro de Êxodo, no livro de Samuel, Deus é conhecido pelo nome de "Yahweh Teva-ot" ou "Ele traz as hostes à existência". As hostes possivelmente se referem à corte celestial ou a Israel. O nome pessoal de Deus era provavelmente conhecido antes da época de Moisés.

Javé e Jeová são os termos em português, para designar DEUS, em hebraico. Ambos são traduções possíveis para o Tetragrama hebraico YHWH, "Eu sou o que sou". Nos dois casos o significado remete a SENHOR, Deus Criador Eterno, revelado na Bíblia Sagrada.

Essas línguas são o português, o castelhano, o francês, o italiano e o romeno, existindo também outras línguas menos difundidas que derivam igualmente do latim vulgar.

A língua portuguesa surgiu do latim — idioma falado pelos romanos que se situavam no estado da Península Itálica, o Lácio. Por serem navegantes, esse povo (que explorava novas terras para conquistar) se utilizava da forma vulgar da língua para se comunicar. Logo, o português se originou dessa vertente.

Do latim parva(la) “pequena”.

Já a origem é conosco: vem do Latim OCTO, “oito”.

Francês – a mais bonita língua na conversação
Se existe uma língua que todo o mundo reconhece como bonita é o Francês. De acordo com diversos inquéritos feitos online, existe uma admiração por esta língua a nível mundial. O Francês é descrito como suave, fluido, elegante e agradável de ouvir.

A Revista da Babbel, diz que a língua mais fácil para um brasileiro aprender é o Italiano. Isso porque a língua italiana se parece com a língua portuguesa no que se refere a gramática e vocabulário. Assim como o espanhol, mas a fonética italiana também é mais simples.