Qual o país que fala galego?

Perguntado por: nmarques . Última atualização: 11 de janeiro de 2023
4.5 / 5 6 votos

O Galego não é a língua oficial em nenhum país e só é falado na Espanha.

Ainda antes de Portugal existir, já se falava galego ou galaico-português na região do Minho e na Galiza. Esta língua derivou diretamente do latim vulgar, o latim falado pelo povo e que divergia do latim clássico, falado pela elite do Império Romano.

Segundo a RAG (Real Academia Galega), há cerca de 2 milhões de falantes do idioma, para uma população local de 2,7 milhões de pessoas.

O dicionário traz ainda a expressão "galego", cujo sentido se transformou. No original, é a pessoa natural da Galícia, no Norte da Espanha, mas em Pernambuco são aqueles que têm pele clara e, usualmente, cabelo loiro ou aloirado.

O galego é um dos idiomas oficiais da região da Galiza, onde 56% da população o fala como primeira língua. Costuma ser a primeira língua da geração mais velha. Seu vocabulário vem predominantemente do latim, com algumas influências germânicas e celtas.

Por conta dos galegos (da Galícia, Espanha) ou dos portugueses do norte, fronteira da Galicia, de onde veio uma forte leva de imigrantes. Essas regiões têm raízes celtas, o que resulta em muita gente loura. Essa expressão é muito disseminada em Pernambuco e arredores, que receberam esses imigrantes.

'Galego' teria sido surpreendido por três ou quatro homens. Galego (à direita) era procurado pela polícia. Executado com cerca de 40 tiros um homem identificado como Galego ou Macarrão, nesta segunda-feira (9). O crime ocorreu no povoado Belém, no município maranhense de Tuntum, por volta de 1h.

Galego é um termo pejorativo usado no sul de Portugal para designar uma pessoa pobre, sem instrução, fazendo um trabalho de baixa qualificação e oriunda do norte de Portugal. É parecida com aqueles termos horrendos pejorativos usados no sul do Brasil para se referir às pessoas do nordeste.

Natural ou habitante da Galiza.

O Catalão é o idioma oficial no Andorra e é falado como língua materna por parte da população na Espanha. O idioma catalãoe (nome nativo: català, valencià) tem suas raízes na família de línguas indo-europeias. Com 8,06 milhões de falantes nativos, o Catalão tem a maior distribuição na Espanha.

Em 1093, durante o reinado de Afonso VI (1065-1109), houve a divisão da Galiza e a criação do Condado Portucalense, tendo justamente o rio Minho como marca divisória, que se tornou definitiva- mente a fronteira em 1179 com a criação do Reino de Portugal, constituindo também, até os dias de hoje, a fronteira linguístico ...

A palavra “castelhano” tem origem mais antiga que a palavra “espanhol”. “Castelhano” surgiu na época em que o reino de Castela imperava na Idade Média, período em que a Espanha nem sonhava em nascer. Ao passo que o reino foi se consolidando e conquistando outros territórios, formou-se o que, de fato, é a Espanha.

O português teve origem no que é hoje a Galiza e o norte de Portugal, derivada do latim vulgar que foi introduzido no oeste da Península Ibérica há cerca de dois mil anos.

A língua portuguesa surgiu do latim — idioma falado pelos romanos que se situavam no estado da Península Itálica, o Lácio. Por serem navegantes, esse povo (que explorava novas terras para conquistar) se utilizava da forma vulgar da língua para se comunicar. Logo, o português se originou dessa vertente.

O português originou-se do latim vulgar, que foi introduzido na península Ibérica pelos conquistadores romanos. Damos o nome de neolatinas às línguas modernas que provêm do latim vulgar. No caso da Península Ibérica, podemos citar o catalão, o castelhano e o galego-português, do qual resultou a língua portuguesa.

Pergunto isso porque no nordeste do Brasil, "galego" é um nome usado popularmente para se referir a alguém de cabelos louros e que é geralmente (mas não necessariamente) pobre ou com pouca instrução.

Galego é um termo pejorativo usado no sul de Portugal para designar uma pessoa pobre, sem instrução, fazendo um trabalho de baixa qualificação e oriunda do norte de Portugal. É parecida com aqueles termos horrendos pejorativos usados no sul do Brasil para se referir às pessoas do nordeste.

No período que vai do século IX ao XI, considerado uma época de transição, alguns termos portugueses aparecem nos textos em latim, mas o português (mais concretamente o seu antecessor, o galego-português) é essencialmente apenas falado na Lusitânia. O período do galego-português dá-se no século XI.

A Finlândia possui a maior proporção de loiros no mundo 80% da população do país nórdico europeu é loira, e em termos absolutos os Estados Unidos possui a maior quantidade de loiros com cerca de 168 milhões o que representa 51% da sua população, a grande maioria descendentes de alemães, ingleses e irlandeses.