Qual o país mais violento do mundo 2021?

Perguntado por: rmendes . Última atualização: 19 de maio de 2023
/ 5 20 votos

O país mais perigoso do mundo é atualmente o o Afeganistão, seguido pelo o Iêmen e pela a Síria.

O Brasil detém o triste título de país com o maior número de homicídios no mundo e ainda ocupa a oitava posição entre os países mais violentos, de acordo com ranking do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC).

A cidade com mais insegurança no planeta é Colima, no México, com uma taxa de 181,94 mortes violentas por 100 mil habitantes, segundo o ranking elaborado pela ONG mexicana Conselho Cidadão para a Segurança Pública e a Justiça Penal.

O anuário revela que, em números absolutos, o Brasil lidera o ranking mundial de homicídios e é o oitavo país mais violento do mundo. Em volume de registros, apenas Índia (40.651) e México (36.579) possuem números tão grandes quanto os do Brasil.

Finlândia

A Finlândia foi considerada o país mais feliz do mundo pelo sexto ano consecutivo em 2023, segundo o mais recente Relatório Global sobre Felicidade.

Brasil é o no ranking de homicídios de mulheres
Assédio, exploração sexual, estupro, tortura, violência psicológica, agressões por parceiros ou familiares, perseguição, feminicídio.

Já no ranking específico de segurança pública, as melhores colocadas, considerando baixos índices de homicídios e mortes no trânsito, são as seguintes cidades: São Paulo (SP); Santos (SP); Mauá (SP);

Alguns dos casos criminais mais graves e não resolvidos pelo mundo são:

  • Assassinato do presidente dos EUA, John F. Kennedy;
  • Homicídios do Zodíaco, o serial killer da Califórnia;
  • Desaparecimento da garota Madeleine McCann;
  • Assassinatos do serial killer “Homem do Machado”.

Segundo dados oficiais, o país escandinavo registrou 366 incidentes com armas de fogo em 2020, que resultaram em 47 mortes. E o número de tiroteios não para de aumentar desde os anos 2000, segundo relatório do Conselho Nacional Sueco de Prevenção ao Crime (BRA, na sigla em sueco).

No total, levou 3.554 de nota – como comparação, a Islândia, considerado o país mais seguro do mundo, teve 1.107 pontos.

Em 2021, o país teve 41.069 homicídios – o menor número registrado desde 2007 – e uma taxa de homicídios de 19,3 por 100 mil habitantes, tendo caído desde 2017, o ano com maior número de homicídios já registrado.

Islândia

Islândia
Com 1.107 pontos de insegurança, a Islândia é o local mais seguro do mundo. A situação no país melhorou entre 2021 e 2022, quando apresentou uma redução de 55% nas demonstrações de violência, o que melhorou a nota em 3,4%. Ainda assim, esse país está na primeira colocação do ranking desde 2008.

Cenário de violência no México
Colima, localizada no México, se tornou a cidade mais violenta do mundo com uma taxa de 181,94 homicídios por cem mil habitantes em 2022. Segundo o Conselho Cidadão de Segurança Pública e Justiça Criminal (CCSPJP), 17 das 50 cidades com mais assassinatos no mundo são mexicanas.

Jaú, Indaiatuba e Valinhos são as três cidades mais seguras do país, respectivamente. Nos primeiros oito meses de 2019, por exemplo, Jaú registrou três mortes violentas, sendo considerada uma espécie de referência para outras cidades brasileiras que não vivem a mesma realidade.

As favelas que lideram o ranking são:

  • Cidade de Deus - 41 tiroteios;
  • Rocinha - 32 tiroteios;
  • Jacarezinho - 23 tiroteios;
  • Vila Kennedy - 13 tiroteios.

São Paulo

São Paulo. Uma das maiores cidades do mundo é também uma das capitais mais seguras para morar no Brasil. Mesmo com todos os problemas, São Paulo garante segurança aos moradores.

Qual é a melhor cidade do Brasil para se viver em 2023? Em primeiro lugar… São Paulo! Com IDHM de 0.842, a cidade e sua região metropolitana tiveram o maior índice entre todas as outras cidades analisadas pelo PNUD.