Qual o país mais vegano do mundo?

Perguntado por: ngaspar . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.4 / 5 10 votos

Israel Israel é o país

Tel Aviv, Israel Israel é o país dono da maior porcentagem de veganos no mundo, tendo 8% da sua população com esta opção alimentar. Por isso, Tel Aviv tem 189 restaurantes ou locais com menus veganos.

Cerca de 80 milhões de pessoas se consideram veganas no mundo, apontam as estimativas. Em Nova York, nos Estados Unidos, as opções que atendem ao público têm se espalhado de restaurantes renomados a opções vendidas em ruas a parques.

Não há nenhuma pesquisa que mostre com precisão o número de veganos no país, porém fazendo uma estimativa em comparação a outros países, temos que esse número seja de aproximadamente 7 milhões de brasileiros.

Ele é feito com uma mistura de soja em pó, agentes gelificantes, agentes aglutinantes e aromatizantes naturais. Ao contrário de muitas alternativas, esse produto pode ser usado para preparar quiches, omeletes ou ovos mexidos, para unir outros ingredientes e também para fazer bolos.

São Paulo

São Paulo foi apontado pelo censo como o estado com maior número de veganos e vegetarianos. Na região, a cidade que mais tem pessoas que adotam esta prática é Mogi das Cruzes, seguida por Suzano e Itaquaquecetuba.

O termo vegan [vegano] foi criado em 1944 pelo marceneiro britânico Donald Watson e, desde então, transformou-se em um movimento político, ético e de estilo de vida. Em 1944, foi criada a Vegan Society, na Inglaterra, entidade responsável por propagar essa filosofia.

Perfil do público vegano
São pessoas que fizeram uma escolha empática e querem acabar com o sofrimento animal. Pensa só: você, hipoteticamente, não comeria carne de cachorro. Em outros países, porém, isso é normal. Temos que lembrar que o ato de comer carne é algo cultural.

Afinal, o que os estudos dizem sobre o assunto? O fato é que a produção científica existente até o momento já traz informações favoráveis. Em pesquisas anteriores, a alimentação vegetariana já foi relacionada a uma menor probabilidade de desenvolver doenças crônicas, como doenças cardíacas ou diabetes.

Confira as estimativas. Se, literalmente, todo o mundo deixasse de comer carne e seus derivados e aumentasse a ingestão de frutas e vegetais, cerca de oito milhões de mortes anuais seriam evitadas, sem contar um detalhe: dois terços da poluição atmosférica atual não existiria.

Brasil lidera oferta de opções veganas
São mais de 2.900 locais com opções para quem segue uma alimentação baseada em vegetais.

Para Raquel Saliba, Head de Social Media na Warren, nesse aspecto, o veganismo de fato pode ser um pouco menos acessível, tanto financeiramente, quanto por oferta. Aliás, muitas vezes, o que justifica o preço mais alto de um produto vegano é justamente a demanda, que é muito inferior à de produtos não-veganos.

Dado Dolabella, Xuxa e mais: veja os famosos que aderiram ao...

  • Fernanda Lima.
  • Isabelle Drummond.
  • Lewis Hamilton.
  • Sonia Abrão. Em junho de 2017, a jornalista e apresentadora adotou novos hábitos alimentares e se tornou vegana. Sonia disse que a mudança alimentar levou meses de adaptação.
  • Xuxa Meneghel.

Então, vamos a elas.

  • – Natalie Portman. Atriz estrelada de Hollywood, Natalie Portman iniciou o veganismo em 2011. ...
  • – Mike Tyson. Campeão do boxe, Mike Tyson é vegano desde 2009. ...
  • – Woody Harrelson. ...
  • – Xuxa Meneghel. ...
  • – Venus Williams. ...
  • – Kate Winslet. ...
  • – Brad Pitt. ...
  • – Leonardo DiCaprio.

Observou-se que as dietas vegetarianas e veganas melhoram o perfil de nossas bactérias intestinais, nos protegendo contra várias doenças. Na alimentação, os extremos podem não ser bons, mas se bem planejados, são alternativas saudáveis.

Embora seja natural que a galinha ponha ovos, há muita crueldade e exploração nas granjas, sendo assim, os veganos não consomem ovos. Você sabe por que veganos não comem ovos? Os veganos não comem nada de origem animal, inclusive ovos, mas se a galinha bota ovo de qualquer jeito, porque os veganos não podem comê-los?