Qual o país mais próximo da Antártida?

Perguntado por: adorneles6 . Última atualização: 29 de abril de 2023
4.5 / 5 14 votos

Alguns são nações próximas, como Argentina, Austrália, Chile e Nova Zelândia. Mas também três países europeus — França, Noruega e Reino Unido — reivindicam soberania sobre setores da Antártica.

Polo geográfico Sul

Localizada no Polo geográfico Sul, de latitude 90° sul, a Antártida é banhada pelos oceanos Atlântico, Pacífico e Índico.

A pequena cidade de Snowmass, no Estado americano do Colorado, receberá este mês uma espécie de visitantes muito diferente dos estivadores que costumam freqüentá-la.

Até o começo dos anos 1990 só pisavam no continente cientistas e alguns poucos destemidos, a convite de governos ou organizações de pesquisa. É que o território antártico não pertence oficialmente a nenhum país. Até 2040 não pode ser reivindicado por ninguém e destina-se exclusivamente à pesquisa.

Há muita discussão sobre o nome do continente gelado. O entendimento mais tradicional é considerar Antártida como substantivo e antártica como adjetivo. Porém, atualmente, muitos gramáticos e dicionários já aceitam antártica como substantivo também. Na Secom, definimos Antártida como padrão para o nome do continente.

4. A Antártida não tem habitantes nativos. Todos os moradores que lá residem são pesquisadores de várias nações, como Estados Unidos, África do Sul, Nova Zelândia, Argentina, China, Brasil, Polônia, Austrália, Rússia e outras.

O sol da meia-noite ocorre por causa da inclinação do eixo terrestre em relação à órbita traçada por nosso planeta ao redor do Sol. A inclinação terrestre é de 23 graus, o que é suficiente para deixar uma das regiões polares do planeta sempre exposta à luz do sol, de acordo com a época do ano.

9 horas, 19 min.

Apesar de sua imensidão, a Antártica, 99% coberta de gelo e neve, não é propícia à fauna terrestre. Com exceção do homem, considerado uma espécie não nativa, o maior animal terrestre é um mosquito de 6 mm, o Belgica Antarctica.

Um estudo de pesquisadores da Coreia do Sul e Estados Unidos estabeleceu que, caso as políticas climáticas atuais sejam mantidas, o derretimento das camadas de gelo na Antártida e na Groenlândia promoveria o aumento do nível do mar em aproximadamente meio metro até 2050.

Já o Polo Sul, também conhecido como Antártida, é um continente, pois é uma porção de terras recobertas por grandes camadas de gelo. Ao contrário do polo norte, ele apresenta variações de altitude, o que o deixa mais frio nas regiões mais altas.

Mas por que o Brasil, assim como outros países do mundo, querem um pedaço da Antártida? Fatores geopolíticos, econômicos, ambientais e científicos explicam tamanho interesse pelo continente gelado. A Antártida é o continente mais inóspito do planeta e possui mais de 90% do seu território coberto de gelo.

Durval Sarmento da Rosa Borges

O primeiro brasileiro a pisar na Antártica foi o médico e escritor Durval Sarmento da Rosa Borges (1912-1999) em 1958.

No verão de 1982/1983, pesquisadores do Instituto Oceanográfico (IO) embarcaram no Navio Oceanográfico (NOc) Prof. Wladimir Besnard e partiram, acompanhados pelo Navio de Apoio Oceanográfico (NApOc) Barão de Teffé, da Marinha do Brasil, para o que seria a primeira expedição brasileira à Antártica.