Qual o país de origem dos ciganos?

Perguntado por: acordoba . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
3.9 / 5 5 votos

Estudos históricos, linguísticos e genéticos sugerem que os ciganos, ou rom, roma ou romani, emigraram do norte da atual Índia, das regiões do Punjab e Rajastão, entre os séculos VI e XI, cruzaram então o Oriente Médio e entraram na Europa, por volta do século XVI (Pappas, 2012).

A evidência genética sugere que essas pessoas provavelmente são descendentes de grupos do norte da Índia, e os especialistas acreditam que eles começaram a migrar para fora desta região há cerca de 1.500 anos atrás.

Para eles, os ciganos teriam vindo do Paquistão e do norte da Índia, nos atuais Rajastão e Punjab. A maior prova disso vem de estudos linguísticos. O romani, a língua falada por eles, possui grandes semelhanças com o hindi, falado na Índia.

No Brasil, cerca de 800 mil a um milhão de pessoas se identificam como ciganos, de acordo com IBGE. A comunidade em Minas Gerais está representada, em sua maioria, pela etnia Calon. É a mais numerosa e a primeira a chegar ao país, no século XVI, como degredados de Portugal.

Os dois grupos ciganos principais no Brasil são os calon e os rom. Suas comunidades estão localizadas principalmente nas regiões Nordeste, Sudeste e Sul do Brasil.

Romani

O Romani é uma língua indo-europeia do ramo indo-ariana (ao qual pertencem, o Sânscrito, o Pali, e outras línguas indianas modernas, como Hindi, Punjabi, Bengali, Nepali...) e é falada na Europa desde o século XII. Desde o século XVIII os linguistas descobriram uma estreita relação entre o Romani e as línguas da Índia.

O primeiro grupo de ciganos, de maioria calon, chegou por aqui no século 16, deportados de Portugal. Os rom vieram de forma voluntária a partir da 2a metade do século 19. Naquela época, eram comerciantes ambulantes de escravos, cavalos e artesanatos.

Santa Sara - A Rainha dos Ciganos - Nefertiti Presentes.

Mesmo havendo incertezas sobre o número de pessoas desta etnia, a região denominada por Rancho dos Ciganos, em Sousa, é conhecida como a maior comunidade cigana do País, com cerca de 2.500 pessoas (MPF, 2020).

Além do nomadismo de algumas famílias, é comum ver jovens entre 13 e 15 anos casando-se e formando família. Em muitos casos, a união é feita entre parentes. De acordo com Elias da Costa, líder de um acampamento Calom no Distrito Federal, os ciganos se casam cedo para garantir a união da comunidade.

Aqui não existe qualquer tipo de chefe institucional; cada Cigano é o chefe da sua família. O controlo social no interior da comunidade cigana é muito forte, e a desobediência à tradição é sancionada.

Para ciganos, usar dentes de ouro é um sinal de riqueza. Uma jovem cigana exibiu dentes de ouro ao ser fotografada no domingo (8) na aldeia de Pidvynogradiv, perto da cidade de Vynogradiv, na Ucrânia. Para o grupo, usar dentes de ouro é considerado um sinal de riqueza e de status na comunidade.

A bandeira nacional cigana tem sua metade superior azul celeste, a metade inferior verde relva e, no centro, a figura de uma roda de carroça com dezesseis aros. A cor celeste simboliza o céu, os valores espirituais e a liberdade..

10 – Ciganos famosos
Apesar dos ciganos terem pouca representatividade nos veículos de comunicação, existiram e existem muitas pessoas ciganas famosas como Elvis Presley, Charlie Chaplin, Michael Caine, Pablo Picasso, Shayne Ward, o presidente brasileiro Juscelino Kubitscheck.

Alguns ciganos vivem fora da lei no Brasil. Isso acontece quando ocupam terrenos de maneira ilegal, não possuem documentos, não votam e não pagam impostos como os demais cidadãos.