Qual o país de origem da jaca?

Perguntado por: sgodinho7 . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.8 / 5 4 votos

Assim como tantas outras plantas, a jaqueira (Artocarpus heterophyllus) chegou ao Brasil por mãos portuguesas. Originária da Índia, a jaca teve um papel importante no reflorestamento da Floresta da Tijuca.

A jaca é muito popular em países da Ásia como a Índia, Camboja, Malásia, Sri Lanka, Tailândia e Vietname. Encontra-se ainda em outros países de clima tropical quente, e no Brasil em todo o Norte e Nordeste litoral, em Minas Gerais e ainda em São Paulo, Rio de Janeiro e Amazónia.

O alto valor chocou muitos usuários, considerando que a jaca é vendida a menos de R$ 5 no Brasil. No entanto, a fruta, considerada exótica pelos estrangeiros, está disponível em quantidades menores no exterior e em pontos de venda mais caros.

A jaca é o fruto da jaqueira (Artocarpus heterofolia), árvore trazida da Índia para o Brasil pelos portugueses. A fruta se adaptou muito bem em várias regiões de clima tropical no mundo.

Poucos freqüentadores da Floresta sabem que, embora tenha esse jeitão tão brasileiro, a jaqueira é uma espécie originária da Ásia. Chegou ao Brasil nas caravelas portuguesas que navegavam entre os portos do Atlântico e as colônias de Timor, Goa e Macau.

Jaca custa mais de mil reais em Londres
Em resposta ao post do repórter, um internauta confirmou o alto valor da jaca fora do país ao publicar uma foto da fruta sendo vendida a 250 euros na Irlanda (R$ 1.400 em cotação atual).

A jaca é uma fruta tropical originária do sudeste asiático, fonte de fibras, vitaminas, minerais e antioxidantes, que fortalece o sistema imunológico, alivia a constipação intestinal, controla a glicemia, o colesterol e o apetite.

Aquelas que não pertencem ao país são: abacate, banana, caqui, coco, figo, laranja, limão, mamão, manga, marmelo, maçã, melancia, melão, pera, pêssego, tangerina e uva.

Ingá é o fruto da ingazeira, planta da família das leguminosas e muito comum em regiões próximas a lagos e rios.

A jaca é um fruto rico em carboidratos, minerais, como cálcio, fósforo, iodo, cobre e ferro. Contém vitaminas A, C e do complexo B. Desse modo, seu consumo é muito benéfico para a saúde.

Além da pouca oferta nos países europeus por conta da produção e do transporte, a jaca é procurada por vegetarianos e veganos que utilizam a fruta como substituto para a carne em receitas. Quando verde e cozida, a textura da jaca lembra a de carne bovina e suína.

A jaca é nativa da Índia, comum na China, na Malásia, nas Filipinas, na África e nas Américas, nesta no Brasil e na maioria dos países americanos da região tropical. Nos países de língua inglesa, é chamada de jackfruit.

A reportagem ainda explica que, apesar de ser desconhecida nos Estados Unidos, a jaca tem começado a se popularizar entre comunidades veganas e vegetarianas por causa do sabor semelhante ao de carne desfiada que a fruta possui quando ainda não está madura e passa por cozimento.

O Paraná tem jaca, e jaca em abundância, como revela um simples passeio pelas ruas de Altônia, na Região Noroeste.

A fruta é classificada em duas variedades de acordo com a consistência da polpa dos frutos: A jaca dura, que apresenta polpa firme e frutos maiores; A jaca mole, que possui frutos menores e macios, porém mais doces.

A jaqueira é a maior árvore frutífera do mundo. Ela leva 4 anos para dar frutos. Cada jaca pode pesar até 40 quilos, e a jaqueira pode produzir frutos por 100 anos.

Sete anos após o plantio na área de convivência do Centro de Ensino e Pesquisa do HES-Unicamp, a jaqueira começa a gerar os primeiros frutos.

O fruto da jaca mole é mais doce e cremoso enquanto o da jaca dura tem sabor mais sutil e é mais seco. Enfim, determinar a variedade da jaca pelo sabor e pela consistência do fruto é simples.

pitaya

a pitaya. uma das frutas mais caras do brasil.

Jabuticaba

raras do mundo, já que se encontra majoritariamente. no Brasil e só nasce em abundância em épocas. específicas.

Não se pode indicar com exatidão a origem da bananeira, pois ela se perde na mitologia grega e indiana. Atualmente admite-se que seja oriunda do Oriente, do sul da China ou da Indochina. Há referências da sua presença na Índia, na Malásia e nas Filipinas, onde tem sido cultivada há mais de 4.000 anos.