Qual o país da matemática?

Perguntado por: ogoncalves . Última atualização: 6 de maio de 2023
4.5 / 5 19 votos

Brasil, o País

Brasil, o País da Matemática.

Por fim, foi também uma das figuras-chave na Revolução Científica. Descartes, por vezes chamado de "o fundador da filosofia moderna" e o "pai da matemática moderna", é considerado um dos pensadores mais importantes e influentes da História do Pensamento Ocidental.

Pitágoras nasceu em Samos, por volta de 570 a.C. Em sua trajetória intelectual, é provável que, em viagens, Pitágoras conheceu Anaximandro de Mileto, o discípulo de Tales de Mileto (o primeiro filósofo), e como os pioneiros, investiu o seu tempo na tentativa de descobrir a possível origem racional de todo o Universo.

A hipótese de Riemann Esse problema é considerado por muitos matemáticos como um dos mais difíceis de todos os tempos.

Gauss

Gauss é considerado o Príncipe dos Matemáticos. A história de que ele somou de 1 até 100 em poucos minutos quando ainda tinha 8 anos é a história que gera mais impacto.

O avanço do Brasil, com relação aos países desenvolvidos, em pesquisa matemática foi uma herança e, como qualquer outra, nos foi dada pelos nossos primórdios, ou seja, pelos portugueses, quando aqui chegaram.

A criação do símbolo para o zero se deu por volta do século 5 d.C. Ela ocorreu quando os hindus passaram a representar as quantidades utilizando-se os próprios algarismos (0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9) e o princípio posicional sem a utilização do ábaco.

Professor da UFPE se destaca como melhor matemático do Brasil em ranking internacional. O professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Gauss Cordeiro tirou o 1º lugar entre os melhores cientistas matemáticos do Brasil na segunda edição do ranking da Research.com.

René Descartes deve ser considerado um gênio da Matemática, pois relacionou a Álgebra com a Geometria, o resultado desse estudo foi a criação do Plano Cartesiano. Essa fusão resultou na Geometria Analítica.

Esse estudo remonta aos primórdios da história, na Mesopotâmia e no Egito, mas alcançou novo patamar a partir do filósofo e matemático grego Tales de Mileto, o primeiro indivíduo na história a quem se atribuem descobertas matemáticas. Há dois teoremas com o nome de Tales na geometria, ambos sobre triângulos.

Se não existisse a matemática não teríamos edifícios, pontes, aviões, computadores, etc. Você sabia que o avião só voa devido a equações matemáticas descobertas por Daniel Bernoulli no século XVIII? Pois é.

Educai as crianças

A célebre frase “Educai as crianças para que não seja necessário punir os adultos” é de origem de Pitágoras. O filósofo acreditava muito no poder da educação, tendo sido um grande aprendiz e, posteriormente, um importante mestre e estudioso.

Pitágoras foi um exímio geômetra, deixando como principal contribuição para a Matemática a descoberta da relação de igualdade entre o quadrado da hipotenusa e a soma dos quadrados dos catetos no interior de um triângulo retângulo, o que ficou conhecido como teorema de Pitágoras.

Pitágoras descobriu que havia uma relação matemática entre os sons emitidos e os pesos dos martelos. Refez a experiência usando, dessa vez, uma corda tensionada. Dividiu a corda em partes iguais. Notou que as mesmas proporções produziam os mesmos intervalos sonoros.

Conheça a história de 5 gênios da matemática

  • Tales. Data e local de nascimento: 623 antes de Cristo, em Mileto (na região da atual Turquia) ...
  • Pitágoras. Data e local de nascimento: 571 antes de Cristo, em Samos (Grécia) ...
  • Euclides. Data e local de nascimento: 330 antes de Cristo, em Alexandria (Egito) ...
  • Arquimedes. ...
  • René Descartes.

Suas principais áreas de estudo são a aritmética, álgebra, geometria e estatística.

O primeiro foi o de soma (+), criado em 1360 pelo francês Nicole de Oresme para substituir a palavra “et”, que em latim significa “e”. Um século depois, em 1489, o alemão Johannes Widmann usou pela primeira vez este símbolo em uma publicação e de quebra ainda criou um sinal para a subtração (-).

Já o país historicamente mais ligado a nós, Portugal, não dá tanta importância ao tema (veja abaixo). Outros europeus, como Espanha, França e Reino Unido, encaixam o assunto na grade de história da América Latina.

japonês

japonês Além dos milhares de luminosos, dos prédios modernos e altíssimos e dos templos milenares, existe algo a mais no Japão que vale a pena ser experienciado: o povo japonês, o mais educado do mundo.