Qual o país com melhor saneamento básico do mundo?

Perguntado por: emuniz . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 6 votos

Na Copa do Saneamento 2022, quem levanta a taça é a Coreia do Sul. Em segundo lugar vem a Suíça, em terceiro, os Estados Unidos e em quarto, a Inglaterra.

São José do Rio Preto (SP), Santos (SP) e Uberlândia (MG) foram os municípios com as maiores notas no Ranking 2023 de Saneamento elaborado pelo Instituto Trata Brasil, em parceria com GO Associados.

Estudo aponta que falta de saneamento prejudica mais de 130 milhões de brasileiros — Senado Notícias. Quase 35 milhões de pessoas no Brasil vivem sem água tratada e cerca de 100 milhões não têm acesso à coleta de esgoto, resultando em doenças que poderiam ser evitadas, e que podem levar à morte por contaminação.

Melhor Água do Mundo - Parque das Águas de Cambuquira

  • América do Sul.
  • Minas Gerais (MG)
  • Cambuquira.
  • Cambuquira - O que fazer.
  • Parque das Águas de Cambuquira.

Na liderança do ranking, Santos tem 100% de atendimento de água, além de índices de coleta e tratamento de esgoto de 99,93% e 97,63%, respectivamente, alcançando a nota total de 9,92. Com esse desempenho, Santos repetiu a primeira colocação obtida na edição de 2020 do estudo do Trata Brasil.

A água Bonafont foi eleita como a melhor água mineral por uma avalição da Proteste. Além disso, é uma das opções com os menores níveis de sódio do mercado.

Observando o desempenho de todas as empresas de saneamento na classificação geral, a Sabesp foi a mais bem colocada, na 44ª posição, seguida de Copasa (127ª), Sanepar (144ª), e Aegea (178ª).

Políticas públicas ineficientes e processos de intensificação da desigualdade social fazem com que o saneamento se mantenha atrasado no país.

1. Maringá (PR) A cidade de Maringá foi a que apresentou o melhor balanço dos índices de educação, saúde, segurança e sustentabilidade, de acordo com o ranking do DGM. No Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do ensino fundamental, sua nota foi maior que a média dos 100 municípios do país analisados.

São eles:

  • Tratamento e distribuição de água potável.
  • Coleta e tratamento de esgoto.
  • Drenagem urbana das águas pluviais.
  • Coleta e destinação correta dos resíduos sólidos.

Sabesp

A Sabesp é a maior companhia de água do Brasil em receita e população atendida. Abastece 28,4 milhões de pessoas com água e 25,2 milhões com serviços de esgoto.

Os seis piores municípios do Brasil em acesso a saneamento básico estão na região Norte. O líder negativo do ranking é a capital do Amapá, Macapá, seguida por Porto Velho (RO), Santarém (PA), Rio Branco (AC), Belém (PA) e Ananindeua (PA).

Ainda assim, há disparidades regionais. Os dez estados com menor acesso são do Norte e do Nordeste, e Rondônia (43,6%) é o que apresenta a pior situação. Já os estados do Sul, Sudeste e Centro-Oeste têm índices de acesso à água entre 80% (Mato Grosso) e 96% (São Paulo).

Brasil, Colômbia e Peru lideram lista de países com mais água no mundo.

Kuwait

Rodeado pelo deserto, o Kuwait é considerado o país mais seco do mundo e o único onde não existe água doce.

Brasil é o país

O Brasil é o país do mundo que possui maior quantidade de água doce, com 12% do total existente no planeta. É mais que todo o continente europeu ou africano, por exemplo, que detêm 7% e 10%, respectivamente.

Água pura, é a definição mais aproximada para a encontrada na fazenda Nova Espadilha, em Taquiraí, no Mato Grosso do Sul. A água é pura quando só contém moléculas H2O.

Mato Grosso do Sul é um dos estados mais ricos em água no país, detentor de uma das maiores reservas de água doce superficial e de expressiva reserva de água subterrânea.

Um relatório do governo federal aponta que o Rio Grande do Sul tem a tarifa média mais cara de água do País. Segundo o levantamento do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento, o valor cobrado pelo metro cúbico de água no Estado é de R$ 4,18.