Qual o país com melhor chocolate do mundo?

Perguntado por: ezaganelli4 . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.6 / 5 8 votos

E rapidamente a Suíça se tornou referência quando se trata do melhor chocolate do mundo. Mas a fama do país do chocolate surgiu porque foi inventor o suíço Rodolphe Lindt, que criou o chocolate ao leite.

O chocolate suíço é ainda mais cremoso que o belga. Isso, porque ele possui uma grande porcentagem de leite na sua composição, tornando a textura aveludada. Tendo mais leite, o chocolate derrete com maior facilidade no nosso paladar.

Para matar a curiosidade, listamos os maiores produtores de chocolate de todo o mundo, o que pode ser uma grande surpresa para muitos! Os países que mais produzem chocolate no mundo são a Itália, Alemanha, Polônia e Bélgica. Estes quatro países juntos produzem cerca de 40% da exportação de todo o mundo.

Os 4000 anos de história do chocolate começaram na Mesoamérica antiga, o atual México. Foi aqui que as primeiras plantas de cacau foram encontradas. Os Olmecas, uma das primeiras civilizações da América Latina, foram os primeiros a transformar a planta de cacau em chocolate.

O chocolate mais caro do mundo é o Le Chocolate Box, de Simon Jewelers. Custando US$ 1,5 milhões, o doce é uma mistura de sobremesa e jóias.

A ligação do chocolate com a Bélgica não é nada recente. A história começa em 1635 quando o país era um território ocupado pelos espanhóis. Estes apresentaram o cacau à Europa, quando dominavam a região da Mesoamérica, precursora do cultivo do cacau.

Há diferenças no consumo se levarmos em conta as regiões brasileiras. O Bis é o chocolate mais consumido em todas os pontos, exceto no Centro-Oeste, que prefere o Sonho de Valsa, e no Sul, em que a escolha é o Ouro Branco.

O Mais Puro Cacau
O segredo do sabor único de Lindt está na seleção cuidadosa e na mistura de grãos de cacau premium das regiões de origem mais exclusivas do mundo. Mas não são apenas os padrões de alta qualidade que desempenham um papel fundamental, nossa cadeia de suprimentos sustentável é igualmente importante.

Mas a primeira barra de chocolate só nasceu em 1847, quando a empresa J.S. Fry & Sons misturou manteiga de cacau, cacau em pó e açúcar.

Poucas pesquisas estudam o hábito de consumo da iguaria, mas, de acordo com informações da Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (Abicab), a Suíça é o país que lidera o ranking dos que mais consomem chocolate. Em média, cada suíço consome 8,5 quilos por ano.

Por que a Bélgica é considerada altamente rigorosa no controle de qualidade de seus chocolates. E esse controle de qualidade acontece desde meados de 1884, a fim de evitar que o sabor da iguaria seja adulterado pela adição excessiva de gorduras que não sejam provenientes do cacau.

Costa do Marfim e Gana são os dois maiores produtores de cacau, respondendo por cerca de 50% do cacau mundial, segundo o último levantamento da Statista. A Costa do Marfim é um país localizado no litoral ocidental do continente africano.

A produtora suíça de chocolate Barry Callebaut interrompeu a produção em sua fábrica em Wieze, na Bélgica, no começo da semana, informou a empresa em comunicado na última quinta-feira (30). A fábrica de Wieze é a maior fábrica de chocolate do mundo, de acordo com o site de turismo do governo Visit Flanders.

Em 17 de setembro de 1891, os irmãos Franz e Max Neugebauer, junto com Fritz Gerhardt, fundaram, em Porto Alegre, a primeira fábrica de chocolates do Brasil: a Neugebauer Irmãos & Gerhardt.

O cacau chegou à Bahia em 1746, quando um colonizador francês que vivia no Pará, Luiz Frederico Warneau, enviou algumas sementes da variedade “Forastero” (do grupo Amelonado) ao fazendeiro baiano Antonio Dias Ribeiro, que as semeou no município de Canavieiras. Em 1752, foram plantadas as primeiras sementes em Ilhéus.

Até mesmo alfajores da marca são produzidos e vendidos no mercado argentino. No Brasil, a Kraft já fabricou e vendeu os produtos Milka em um período anterior a 2010. O motivo pelo qual o produto não volta a ser distribuído e fabricado no Brasil nunca foi detalhado pela fabricante.

Que o chocolate Milka é o melhor chocolate ao leite, isso todos já sabem, não é mesmo? Este chocolate suíço ganhou o mundo por derreter na boca de forma tão suave. Foi capaz de conquistar o coração de crianças e adultos por gerações! Acredite: são mais de 100 anos fazendo a alegria dos chocólatras!

Nesse contexto, segundo a Statista em 2021, a Suíça é maior consumidor de chocolate do mundo, com um consumo per capita anual de 11,6 kg. Não é à toa que esse país também é produtor de um dos melhores do mercado mundial.

Quem inventou o chocolate em pó e, depois, em barra foi o inventor Coenrad Van Houten em 1825. Ele criou uma prensa que permitia separar o licor da manteiga de cacau, assim, foi possível fazer um chocolate em pó mais saboroso que, junto com a manteiga, se tornava uma barra.

Ilhéus – BA
Também conhecida como a “terra do cacau”, Ilhéus, que fica no estado da Bahia, é o maior produtor da fruta no Brasil e, uma vez imortalizada por Jorge Amado, a cidade se tornou o destino perfeito para quem deseja conhecer ainda mais formas de provar o cacau – como em sucos, por exemplo.

Separamos cinco fábricas de chocolate pelo Brasil para que você tenha uma experiência doce do incio ao fim.

  1. Cacau Show – Itapevi, SP. ...
  2. Chocolate artesanal – Ilhéus, BA. ...
  3. Chocolate Araucária – Campos do Jordão, SP. ...
  4. Garoto – Vila Velha, ES. ...
  5. Lugano – Gramado, RS.