Qual o país com mais mortes por arma de fogo?

Perguntado por: rgomes . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.1 / 5 19 votos

Segundo dados oficiais, o país escandinavo registrou 366 incidentes com armas de fogo em 2020, que resultaram em 47 mortes. E o número de tiroteios não para de aumentar desde os anos 2000, segundo relatório do Conselho Nacional Sueco de Prevenção ao Crime (BRA, na sigla em sueco).

Apesar da queda, o Brasil é o país com maior número absoluto de homicídios do planeta e ocupa a posição de oitavo país mais violento do mundo, de acordo com ranking da UNODC.

Em 2021, na contramão da queda de homicídios no país, cresceu 24% o número de assassinatos por revólveres, pistolas e garruchas —oficialmente classificadas como armas de fogo de mão, que se diferenciam das de maior calibre como espingardas ou fuzis, por exemplo.

Em 2021, a também mexicana Zamora estava em primeiro lugar — nesta edição está em segundo. O México tem 17 municípios no ranking, e o Brasil vem em segundo lugar com dez. Estados Unidos tem sete cidades na lista, e a Colômbia tem seis entre as mais violentas do mundo.

Os números da criminalidade nos Estados Unidos

  • - 59 homicídios por dia - O país registou mais de 21.500 homicídios em 2020, quase 59 por dia, segundo as estatísticas mais recentes publicadas pela Polícia Federal (FBI). ...
  • - Pessoas negras, metade das vítimas - ...
  • - Recorde de venda de armas -

Santa Clarita, Califórnia e Plano, Texas completam os cinco primeiros e se juntam aos 10 primeiros com Alexandria, Virgínia; Laredo, Texas; Glendale, Califórnia; Sunnyvale, Califórnia e Yonkers, Nova York.

Cenário de violência no México
Colima, localizada no México, se tornou a cidade mais violenta do mundo com uma taxa de 181,94 homicídios por cem mil habitantes em 2022. Segundo o Conselho Cidadão de Segurança Pública e Justiça Criminal (CCSPJP), 17 das 50 cidades com mais assassinatos no mundo são mexicanas.

Finlândia

A Finlândia foi considerada o país mais feliz do mundo pelo sexto ano consecutivo em 2023, segundo o mais recente Relatório Global sobre Felicidade.

Brasil é o no ranking de homicídios de mulheres
Assédio, exploração sexual, estupro, tortura, violência psicológica, agressões por parceiros ou familiares, perseguição, feminicídio.

O fuzil T4, por sua vez, é a arma mais arrojada e que possui maior poder de fogo dentre as demais. Veja abaixo suas principais características.

As Armas dividem-se em dois grupos: as Armas-Base (Infantaria e Cavalaria) e as Armas de Apoio ao Combate (Artilharia, Engenharia e Comunicações).

O país mais perigoso do mundo é atualmente o o Afeganistão, seguido pelo o Iêmen e pela a Síria. Isto foi determinado pelo Instituto de Economia e Paz (IEP) da Universidade de Sydney para o ano de 2022.

As favelas que lideram o ranking são:

  • Cidade de Deus - 41 tiroteios;
  • Rocinha - 32 tiroteios;
  • Jacarezinho - 23 tiroteios;
  • Vila Kennedy - 13 tiroteios.

São Paulo

São Paulo. Uma das maiores cidades do mundo é também uma das capitais mais seguras para morar no Brasil. Mesmo com todos os problemas, São Paulo garante segurança aos moradores.

Além dos municípios já citados, também é necessário destacar a presença de Jundiaí, Limeira, Americana, Bragança Paulista, Santos, Araraquara, São Caetano, Mogi das Cruzes, Itatiba, Catanduva, Sertãozinho, Santa Bárbara d'Oeste, Birigui e Franca entre as cidades mais seguras do Brasil.

Além da capital alagoana, Fortaleza (CE), João Pessoa (PB), Natal (RN), Salvador (BA), Vitória (ES), São Luís (MA), Belém (PA), Campina Grande (PB), Goiânia (GO), Cuiabá (MT), Manaus (AM), Recife (PE), Macapá (AP), Belo Horizonte (MG) e Aracaju (SE) estão na lista, colocando o Brasil com mais cidades na lista.

Islândia
Com 1.107 pontos de insegurança, a Islândia é o local mais seguro do mundo. A situação no país melhorou entre 2021 e 2022, quando apresentou uma redução de 55% nas demonstrações de violência, o que melhorou a nota em 3,4%. Ainda assim, esse país está na primeira colocação do ranking desde 2008.

O país mais seguro do mundo atualmente é a Suíça, seguido pelo a Áustria e pela a Alemanha. Houve poucas mudanças no topo da tabela durante anos. A Islândia, em particular, que é remota e relativamente pouco povoada, sempre esteve no topo.

Os brasileiros, logicamente já descobriram Malta, mas, ainda tem uma ilha em Malta com menos brasileiros.

Alguns dos casos criminais mais graves e não resolvidos pelo mundo são:

  • Assassinato do presidente dos EUA, John F. Kennedy;
  • Homicídios do Zodíaco, o serial killer da Califórnia;
  • Desaparecimento da garota Madeleine McCann;
  • Assassinatos do serial killer “Homem do Machado”.