Qual o país com maior índice de educação?

Perguntado por: aramos . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.4 / 5 14 votos

Finlândia

Finlândia: A Finlândia foi o país número um da lista. Com um currículo educacional que mescla competências culturais, interação e auto expressão, os estudantes do país foram aqueles que se saíram melhor no teste.

Os alunos do Brasil tiveram uma média de 419 pontos. Isso deixou o país na 52ª posição, à frente de poucas nações, como Irã, Egito e Jordânia. O Brasil ficou atrás de Albânia (513), Cazaquistão (504), Azerbaijão (440), Uzbequistão (437) e Kosovo (421).

A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) divulgou nesta quarta-feira (13) um ranking mundial de qualidade de educação. Entre os 76 países avaliados, o Brasil ocupa a 60ª posição. Em primeiro lugar está Cingapura, seguido de Hon Kong e Coreia do Sul. Na última posição está Gana.

O Nordeste reúne 97 das 100 melhores escolas de anos iniciais do Brasil, segundo dados de 2021 do Ideb (Índice Nacional de Educação Básica), aferido pelo Ministério da Educação. Dessas, 87 ficam no Ceará, as demais em Alagoas e Pernambuco. No ensino fundamental 2, o Nordeste marca presença com 88 unidades.

Atualmente, a rede adventista de ensino é considerada a maior rede de ensino privado do mundo. No Brasil, são abertas diversas unidades escolares todos os anos, chagando a mais de 500 unidades. A denominação também disponibiliza bolsas de estudo para possibilitar o acesso de mais alunos à educação adventista.

O prêmio Melhores Escolas do Mundo
É Escola Municipal Professora Adolfina J. M. Diefenthäler, localizada em Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul.

Austrália

Austrália. O país manteve a primeira posição na pesquisa da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), que elege os países com maior qualidade de vida, seguindo 11 diferentes critérios que considera essenciais para uma vida feliz.

Após sair do top 10 das maiores economias, ficando em 13° lugar em 2021, no primeiro trimestre de 2022 o país estava na 9° posição, com PIB de US$ 1,8 trilhão. De acordo com o IBGE, o PIB brasileiro cresceu 1% no primeiro trimestre de 2022 e o índice de desemprego registrou 9,8%.

O Brasil ocupa o 53º lugar em educação, entre 65 países avaliados (PISA). Mesmo com o programa social que incentivou a matrícula de 98% de crianças entre 6 e 12 anos, 731 mil crianças ainda estão fora da escola (IBGE).

A educação no Brasil em 2023 ainda enfrenta muitos desafios, apesar dos esforços dos últimos anos para melhorá-la. O país, que é o 5º maior do mundo em população, tem uma das taxas mais baixas de escolarização na América Latina e enfrenta uma série de obstáculos para fornecer uma educação de qualidade para todos.

Dos 64 países analisados, o Brasil ficou atrás apenas da Indonésia, que tem 1,7 milhão de estudantes com baixo desempenho. Em termos percentuais, o País é o décimo pior avaliado, atrás de Catar, Peru, Albânia, Argentina, Jordânia, Indonésia, Colômbia, Uruguai e Tunísia.

O Chile tem a primeira colocação, mas o Brasil é o país mais representado no ranking, com 72 universidades. Em seguida, estão Chile (30), Colômbia (29) e México%u202F(26). Entre as 20 primeiras colocadas, 14 são brasileiras, segundo o levantamento divulgado na quinta-feira (14/7).

Em geral, a rápida evolução observada nas melhores escolas cearenses foi obtida através de uma mescla de uma alocação mais eficiente dos recursos públicos e de políticas bem-sucedidas que se tornaram referência em todo o país – o Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), por exemplo, nasceu após o PAIC ...

Seguindo o IDH, entre os melhores estados do Brasil podemos citar: Distrito Federal, São Paulo, Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul. Distrito Federal O Distrito Federal, onde se localiza a capital do Brasil, Brasília, é um exemplo em todos os parâmetros para uma boa qualidade de vida.

Florianópolis ocupa o primeiro lugar entre as cidades com melhor saúde do país. Florianópolis é a cidade com melhores índices de saúde do país do Brasil, é o que diz o levantamento Desafios dos Municípios 2021.