Qual o padrão de tomada nos Estados Unidos?

Perguntado por: rmoraes3 . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 8 votos

Nos Estados Unidos o mais comum é o tipo A ou B, com pinos chatos. Já no Brasil, o padrão é o tipo N, com três pinos redondos.

A voltagem nos EUA é 110V. As tomadas são chatinhas. É necessário levar adaptador!

A tomada padrão americano do tipo B, por sua vez, possui dois plugues achatados e também um terceiro em formato de pino, que funciona como o fio terra. De modo geral, essas tomadas são usadas para computadores e outros eletrônicos e eletrodomésticos de grande porte.

Tomada nos Estados Unidos
Já nos Estados Unidos o padrão de tomadas é um pouco diferente do que usamos aqui no Brasil. Embora eles usam o modelo de três pinos, mas ele é de dois pinos chatos e um arredondado, portanto um aparelho elétrico aqui do Brasil não serviria na tomada tradicional americana.

As tomadas compatíveis com as brasileiras correspondem ao padrão NBR 14136, que têm três pinos, indicada para aparelhos que demandam aterramento. O único país que usa o mesmo modelo que o brasileiro, chamado de “universal”, é a África do Sul.

Só o Brasil tem tomadas com 3 pinos? A resposta é não! Países como os Estados Unidos, Canadá, Inglaterra, Irlanda e Arábia Saudita são alguns dos que também utilizam o padrão de tomada 3 pinos. Esta diferença de padrão é comum, visto que cada nação possui suas próprias normas elétricas.

Além da questão do aterramento, o próprio design da tomada no padrão brasileiro evita o choque elétrico. O formato da tomada brasileira impede que um pino do plugue seja inserido e o outro pino energizado fique para fora, que ocasionaria, também, o choque elétrico.

As tomadas em Miami são de duas saídas retas e paralelas.

Eletricidade: 110 volts. As tomadas nos Estados Unidos são de dois pinos chatos e um redondo.

Já as tomadas de lá são bem diferentes das do Brasil, com dois pinos achatados e um em meio círculo (metade arredondado e metade reto). Verifique os carregadores e as suas entradas de todos os seus produtos eletrônicos antes de ir para a Flórida e já adquira os adaptadores necessários.

Tipos de Tomada - Tomada da Europa tipo C
Esse é o tipo de tomada da europa. Ele é utilizado vastamente tanto na União Europeia como em outros países do mundo. Ele possui dois pinos arredondados justapostos e, normalmente não apresenta aterramento. Onde é utilizado: é um dos tipos de tomada mais comuns no mundo.

110V

De toda forma, saiba que a voltagem em Nova York é de 110V. O modelo da tomada é o chamado tipo B, com dois pinos achatados e um redondo.

Existem dois tipos de plugues: com dois ou três pinos (10 ou 20 ampéres), e um único tipo de tomada: com três encaixes. Os plugues de três pinos são usados em equipamentos que demandam aterramento elétrico, já que o terceiro pino realiza a ligação com o fio terra, evitando assim, choques e possíveis curtos.

Essa palavra só existe pois a unidade de medida que representa a tensão é o Volt (V). A voltagem é a indicação do potencial de corrente que será necessário para funcionar um aparelho. Sendo assim, a diferença entre 110 e 220 volts está na instalação elétrica e no dimensionamento dos seus componentes.

A voltagem que os EUA adotaram como padrão é de 115V a 127V, e para saber qual voltagem do seu aparelho basta procurar essa informação na tomada, ou no carregador do aparelho, (clique aqui e veja um exemplo).

A tomada do tipo G é considerada o tipo mais seguro do mundo. Ela é usada nos países do Reino Unido: Inglaterra, Escócia e Irlanda, além de nações como Cingapura, Emirados Árabes, Hong Kong, Malásia e Uganda.

Os vizinhos Argentina e Uruguai, que também recebem um grande fluxo de turistas brasileiros, têm dois diferentes padrões. Assim, o adaptador de tomada para esses países precisam ter as pontas chatas na diagonal ou pinos mais grossos, respectivamente.

220 V

Segundo a ABRADEE (Associação Brasileira dos Distribuidores de Energia Elétrica), a maioria dos Estados do Sudeste, Norte e parte do Centro-Oeste usa a tensão 127 V. Já no Sul, Distrito Federal, Goiás e Nordeste, a voltagem instalada é de 220 V.