Qual o padrão de beleza das brasileiras?

Perguntado por: mzaganelli . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.7 / 5 19 votos

Em média, as medidas das brasileiras são 97,1 cm de busto, 85,4 cm de cintura e 102,1 cm de quadril.

“O padrão estético de beleza atual, perseguido pelas mulheres, é representado imageticamente pelas modelos esquálidas das passarelas e páginas de revistas segmentadas, por vezes longe de representar saúde, mas que sugerem satisfação e realização pessoal e, principalmente, aludem à eterna juventude” (BOHM, 2004, p. 19).

O padrão de beleza refere-se às normas estéticas impostas pela sociedade. Ou seja, são padrões culturais, que vão variar em cada período histórico e contexto.

O padrão atual é que toda mulher deve ser loira, alta, magra, olhos claros, pele impecável, o que na verdade não passa de uma ditadura que vai nos afastando da nossa essência e singularidade.

Nos Estados Unidos há obsessão pelo bumbum avantajado e quadril largo, tendência inspirada nos corpos das celebridades locais Kylie Jenner e Kim Kardashian. Por lá é comum a busca por procedimentos estéticos e cirurgias para alcançar esse resultado. A busca por um corpo saudável é fator comum entre as jamaicanas.

O corpo perfeito é aquele que funciona bem, que tem os nutrientes que precisa e é sinônimo de saúde. Por isso, para muito além do emagrecimento e do peso ideal, cuide do seu corpo para que ele possa te acompanhar por muitos e muitos anos no futuro.

Na Idade Média, corpos bonitos eram aqueles que, esteticamente falando, não pareciam tão atraentes assim. Ser gordo nessa época representava sa. Para as mulheres, ser gorda significava ser uma boa reprodutora e mãe de filhos saudáveis.

Olhos puxados, nariz pequeno, cabelos lisos e negros. Muitas destas características estéticas, comuns às mulheres japonesas, são consideradas lindas por muitas garotas e garotos ocidentais. No entanto, o que muitas garotas japonesas consideram bonito, muitas vezes pode ser bem diferente.

O que é padrão de beleza
Os padrões de beleza são conjuntos de características físicas das pessoas que são tidas como ideais e se tornam modelos a ser seguidos. Em geral, costumam variar de acordo com países, culturas e até faixa etária.

É possível viver fora dos padrões de beleza
Existem 7 bilhões de corpos no mundo fora dos padrões de beleza. Até a mais magérrima das modelos nas passarelas terá 'imperfeições' em seu corpo, na visão do padrão de beleza.

A imposição de um padrão de beleza coloca em risco a saúde das pessoas. A pesquisa da Opinion Box mostrou que 41% dos brasileiros já tiveram problemas psicológicos ligados à aparência e à baixa autoestima.

Atualmente, o tal “padrão de beleza” vem sendo ditado pela indústria da moda e dos cosméticos a fim de atender as necessidades do mundo do glamour. O resultado é a valorização de roupas e maquiagens na busca por mais vendas.

O corpo ideal é considerado o “corpo perfeito”, ou seja, tido como o padrão estético idealizado pela sociedade dominante, que dita o que é bonito e feio, assim como o que está na moda, tanto para os homens como para as mulheres.

Significado de padrãozinho: Pessoa que se enquadra nos "padrões" estabelecidos pela sociedade.

4 tendências de beleza que dominarão o mundo pós-pandemia

  • Produtos de cuidados com a pele para combater o estresse. ...
  • Produtos de alta cobertura e longa duração para simular os filtros das redes. ...
  • O interesse pela sustentabilidade em crescimento. ...
  • De volta aos consultórios.

E para 2023 não será diferente! As oportunidades de emprego para cabeleireiros, barbeiros, manicures, depiladoras, maquiadores, entre outros profissionais da área devem continuar sendo grandes.

Século XXI
Corpo magro, mas saudável, seios e bumbum grandes, mas barriga chapada. Este é o padrão regente.