Qual o oxímetro mais confiável?

Perguntado por: rcavalcante . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 3 votos

Melhor oxímetro de 2022: 10 oxímetros de pulso e dedo para comprar

  1. Oxímetro G-tech LED. Oxímetro G-tech LED. ...
  2. Oxímetro G-tech OLED. Oxímetro Digital de Pulso G-Tech Oled Graph. ...
  3. Oxímetro Multilaser HC261. ...
  4. Oxímetro Bioland AT101C. ...
  5. Oxímetro Bioland AT101 Kids. ...
  6. Oxímetro Bic YK-80A. ...
  7. Oxímetro Dellamed. ...
  8. Oxímetro Mobil PC-60B1.

DEFINIÇÃO DE CASO
idade, com Síndrome Gripal e que apresente os seguintes sinais de gravidade: saturação de SpO2 <95% em ar ambiente OU sinais de desconforto respiratório ou aumento da frequência respiratória avaliada de acordo com a idade OU piora nas condições clínicas de doença de base ou hipotensão.

O valor normal de saturação de oxigênio e se batimentos cardíacos no idoso são os mesmos do que nos adultos. Isto é: acima de 92% de saturação e frequência cardíaca entre 60-90 batimentos por minuto. A frequência cardíaca do idoso pode ser um pouco mais baixa (em torno dos 50 bpm) sem significar gravidade.

Se a saturação for igual ou menor que 94%, o paciente está hipóxico e deve ser tratado rapidamente. Uma saturação menor que 90% é uma emergência clínica.

A leitura do oxímetro pode ser menos acurada se o paciente usar esmaltes, unhas postiças, tiver as mãos frias, ou tiver a circulação deficiente. O oxímetro de pulso pode também ser menos acurado em caso de níveis muito baixos de saturação de oxigênio (abaixo de 80%) ou de pele muito escura.

Um dos equipamentos que necessitam de calibração é o oxímetro de pulso, serviço que pode ser realizado em todos os modelos desse aparelho. É através da calibração oxímetro que os valores apontados em testes reais podem ser confirmados como corretos.

Aqui estão algumas práticas que ajudam a aumentar o oxigênio no sangue:

  1. Pratique atividade física regular. ...
  2. Alimentação saudável. ...
  3. Pratique exercícios de respiração. ...
  4. Evite fumar. ...
  5. Tome suplementos alimentares que aumentem os níveis de oxigênio.

O nível normal de saturação de oxigênio do sangue é sempre maior do 95% considerando uma pessoa saudável. O ideal é que esse valor esteja sempre entre 97% e 98%.

A saturação por bases desejada (V2) pode variar de 50% a 70%, sendo em geral: 50% para cereais e tubérculos; 60% para leguminosas e cana-de-açúcar, utilizado no Cerrado; 70% para hortaliças, café e frutas.

A saturação baixa em idosos é uma condição que ocorre quando o corpo não recebe oxigênio suficiente ou não absorve este gás de maneira adequada. Isso pode ocorrer devido a uma variedade de problemas médicos, como o distúrbio pulmonar obstrutivo crônico (DPOC) ou a apneia do sono, dentre outros.

A calibração de alguns oxímetros é feita automaticamente após a inicialização, mas em outros é necessário apertar o botão "auto-calibrate" (calibração automática) após ligar o aparelho.

Entre 95% e 100%, a pessoa está bem. De 90% a 95%, gera preocupação. Abaixo de 90%, alguma medida precisa ser tomada, porque pode levar a uma situação de sofrimento, muitas vezes, irreversível dos órgãos”, aponta o neurocientista.

Mas como descobrir em casa se eu estou ou não com a tal hipóxia silenciosa? Uma opção é comprar um oxímetro — aquele aparelhinho encontrado em farmácias que é colocado no dedo para medir a saturação de oxigênio no sangue.

A falta de ar pode ocorrer de duas maneiras quando a infecção do Coronavírus está ativa, sendo de forma repentina ou progressiva. Quando o paciente apresenta dificuldade respiratória, a saturação de oxigênio pode cair para menos de 90%, o que pode causar sintomas de confusão mental, letargia e entre outros.

Ela explica que durante esse período de bloqueio das vias aéreas acontece uma queda da saturação no organismo. “Essa oscilação pode ser breve ou de maneira um pouco mais prolongada. Pode variar de poucas até muitas vezes durante o sono. Isso traz consequências,” afirma.

Principais causas da saturação baixa

  1. Altitude. ...
  2. Doenças pulmonares. ...
  3. Alterações no sangue. ...
  4. Má circulação sanguínea. ...
  5. Intoxicação. ...
  6. Hipóxia neonatal. ...
  7. Causas psicológicas. ...
  8. Clima.