Qual o outro nome do monte Moriá?

Perguntado por: rbeiramar7 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.8 / 5 5 votos

É interessante observarmos aqui que, o Monte Moriá, após aquele prova de fé e obediência, ganha outro nome, “Monte o Senhor Proverá”, uma vez que foi o próprio Deus, e não Abraão quem proveu o “cordeiro para o holocausto” (Gênesis 22:07).

Chamada pelos judeus de Har HaBayit (Monte do Templo), a esplanada é o local mais sagrado do judaísmo. A maioria dos fieis não comparece ao local porque o rabinato proíbe o acesso, com medo de que pisem e profanem o lugar sagrado.

Abraão conduziu seu bem mais precioso para oferecer. em holocausto a Deus .

Calvário

Segundo os quatro evangelistas, São Mateus, São Marco, São Lucas e São João, Jesus Cristo teria sido crucificado num lugar chamado Calvário (em hebreu Gólgota), que significa "O Lugar da Caveira" (também conhecido por Lugar do Crânio).

A região de Moriá, e consequentemente o monte indicado por Deus, ficava a três dias de viagem partindo da região de Gerar, terra dos filisteus (Gn 22:4; cf. Gn 21:34).

A verdade é que atualmente ninguém sabe onde está a Arca da Aliança. Entretanto, hoje a Arca não é mais necessária (Jeremias 3:16). Antigamente, Deus manifestava a Sua presença junto da Arca, mas hoje Ele se manifesta por Jesus. A Arca da Aliança era apenas um símbolo daquilo que viria depois.

Nas escrituras, um monte pode simbolizar o templo. O monte do Senhor representa um lugar espiritual mais elevado onde podemos estar mais próximos de Deus. “Subimos ao monte do Senhor” quando nos preparamos para entrar no templo e depois entramos nele.

Alguns fatos da história desse homem ilustram o motivo de utilizá-lo como exemplo. Naquela época, os homens viviam em torno de 200 anos. Quando Abraão tinha 75 anos de idade, Deus mandou que ele saísse do lugar onde morava para ir para uma terra que o Senhor pretendia dar para os descendentes desse homem.

A tradição dita que o monte do templo em Jerusalém foi onde Abraão quase sacrificou seu filho Isaque. A distância de Berseba a Jerusalém é de 80 km, e poderia ser feita em 3 dias.

monte das Oliveiras

Era um jardim situado no monte das Oliveiras em Jerusalém hoje conhecida como Israel. Os discípulos preparam a Páscoa, a festejaram e saíram para o Monte das Oliveiras. Jesus os disse que ficassem ali sentados enquanto ele iria orar.

monte Moriá

1 Então Salomão começou a construir o templo do Senhor em Jerusalém, no monte Moriá, onde o Senhor havia aparecido a seu pai Davi, na eira de Araúna, o jebuseu, local que havia sido providenciado por Davi.

Segundo os estudiosos, o Monte Horebe é também chamado de “Monte Sinai”, nome que os israelitas deram ao “Monte de Deus”, onde Javé apareceu a Moisés e concluiu a sua aliança com Israel, entregando-lhes as “Tábuas da Lei” ou “Dez mandamentos”.

Cúpula da Rocha ou Domo da Rocha é um edifício, situado no monte do Templo, na Cidade Velha de Jerusalém, construído no século VII, sendo um dos sítios mais sagrados do Islã e uma das grandes obras da arquitectura islâmica. Sua vistosa cúpula dourada é um dos pontos mais emblemáticos da cidade.

São eles, montes Sião, Moriá, das Oliveiras. O salmista afirma que assim como os montes estão em volta de Jerusalém, assim o Senhor, em volta do seu povo.

Túmulo dos Patriarcas, Hebrom

O Túmulo dos Patriarcas é considerado como o centro espiritual da antiga cidade de Hebrom, que se situa no sudoeste da Cisjordânia, no coração da antiga Judeia. O lugar é chamado Me-arat Hamachpelah, que significa «o túmulo das duplas sepulturas».

Ur

Abraão, segundo a Bíblia, é originário da cidade de Ur, dos Caldeus, no sul da Mesopotâmia. Era filho de Taré, descendente de Sem, filho de Noé.