Qual o outro nome do atenolol?

Perguntado por: amoraes . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.1 / 5 5 votos

Entre os nomes comerciais, o mais famoso é o Atenol (Brasil) ou Tenormin (Portugal), ambos do laboratório Astrazeneca, que são considerados o medicamento de referência para a substância atenolol. Outros nomes comerciais facilmente encontrados nas farmácias são: Ablok. Agiless.

O Atenolol é eliminado na urina, então se faz necessário o ajuste de dose em pacientes que têm Insuficiência Renal. Já o Propranolol, Metoprolol e Carvedilol são excretados principalmente através de metabolismo hepático, sendo preciso que sejam monitorados em casos de paciente com Disfunção Hepática.

O atenolol age preferencialmente sobre os receptores localizados no coração e na circulação, reduzindo a pressão arterial, quando usado continuamente. O atenolol começa a ter uma ação significativa dentro de 1 hora após sua administração por via oral, atingindo seu efeito máximo em 2 a 4 horas.

A diferença é que não pode ter marca - a embalagem deve apresentar apenas o princípio ativo que está na fórmula, como Paracetamol ou Ácido acetilsalicílico, por exemplo. O efeito, contudo, é o mesmo: o genérico passa pelos mesmos testes de ação e eficácia, impostos pela Anvisa, que as drogas de referência.

Como o Ablok Plus funciona? Ablok Plus contém 2 ingredientes ativos, que reduzem a pressão arterial quando usados continuamente. O atenolol age preferencialmente sobre os receptores localizados no coração e na circulação.

Atenolol é efetivo por pelo menos 24 horas após dose oral única diária.

Não há experiência clínica em crianças, por esta razão, não é recomendado o uso de ABLOK PLUS® em crianças. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica. Informe imediatamente ao seu médico em caso de suspeita de gravidez. Este medicamento pode causar doping.

Os resultados mostraram que o tratamento com losartana potássica, em comparação ao com atenolol, resultou em 13,0% de redução do risco (P= 0,021) para os pacientes que atingiram o desfecho primário composto.

Atenolol deve ser administrado por via oral, com água, de preferência no mesmo horário todos os dias. O paciente não deve utilizar Atenolol se estiver em jejum por tempo prolongado.

Você não deve utilizar Atenolol nas seguintes situações:
Hipotensão (pressão arterial baixa ou muito baixa). Acidose metabólica (alteração metabólica na qual o pH do sangue é baixo). Problemas graves de circulação arterial periférica (nas extremidades).

3. Betabloqueadores, como Atenolol, Pindolol, Propranolol: são medicamentos usados para controlar a pressão arterial e os batimentos cardíacos e, apesar de serem frequentemente usados, não são muito eficazes para tratar a ansiedade.

O propranolol é o fármaco padrão.

Podem ocorrer as seguintes reações adversas com o uso de atenolol: Reação comum (ocorre entre 1% e 10% dos pacientes que utilizam este medicamento): bradicardia (batimentos lentos do coração), mãos e pés frios, alterações gastrointestinais, depressão, embolia pulmonar e fadiga (cansaço).

Os seguintes sintomas podem ocorrer no caso de uso de uma quantidade maior do que a indicada de atenolol: bradicardia (batimento lento do coração), hipotensão (pressão baixa), insuficiência cardíaca aguda e broncoespasmo (chiado no peito).

Atenolol é indicado para pacientes com hipertensão arterial, angina pectoris (dor no peito ao esforço), arritmias cardíacas e infarto do miocárdio.

Parar de tomar atenolol por conta própria também é arriscado, pois pode desencadear efeito rebote. Nesse contexto, arritmias (alterações na frequência cardíaca), dor no peito e picos de pressão podem reaparecer com mais intensidade.

Qual o melhor horário para tomar losartana? – Em geral, a losartana é tomada pela manhã, mas pode ser utilizada em qualquer horário do dia – isso porque a ação do medicamento se prolonga por 24 horas.

No entanto, atenolol média reduzida noturna ambulatoriais de pressão arterial sistólica e diastólica de forma mais eficaz do que o enalapril, amlodipina, ou losartan (mas não a hidroclorotiazida).