Qual o outro nome da mitologia nórdica?

Perguntado por: epereira . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.3 / 5 19 votos

Por ser crença entre vários povos é também chamada de mitologia viking ou germânica.

A mitologia nórdica é um conjunto de crenças oriundas dos países escandinavos, na Europa Setentrional, e se relaciona com a cultura dos povos nórdicos durante da Era Viking (de 793 a 1066 d.C).

Os nomes nórdicos são referentes aos dialetos dos países localizados no norte da Europa que são Noruega, Suécia, Dinamarca, Islândia e Finlândia. Esses nomes costumam ser vinculados à mitologia nórdica, também aos deuses e heróis nórdicos e aos antigos vikings.

Na mitologia nórdica, Niflheim ("mistland" ou "reino da névoa") o mundo do frio, da névoa e da neve, situado acima da fonte Hvergelmir, no nível inferior de Yggdrasil e ao lado de Hel e Muspelheim.

A mitologia nórdica agrupa as crenças religiosas dos povos da Era Viking. Atualmente, ela foi resgatada em uma religião moderna chamada de Asatrú. A mitologia nórdica é conhecida por agrupar histórias e mitos que envolvem os deuses dos povos vikings.

Frigga – A principal deusa nórdica, esposa do poderoso Odin, deusa da fertilidade e do amor, união e casamento. Loki – Deus da travessura e trapaças, irmão de Thor e muito familiar para todos nós, ocupava uma ambivalente e única posição entre os deuses, gigantes e outros seres.

A mitologia nórdica é aquela originada nos países chamados escandinavos que abrangem a Suécia, a Dinamarca, a Noruega e a Islândia.

A crença religiosa dos nórdicos era caracterizada pelo politeísmo, ou seja, esse povo acreditava em mais de um deus. Entre todos os deuses da mitologia nórdica, destacam-se Odin e Thor. Odin era o principal deus da mitologia nórdica e era considerado o pai de todos e possuidor de todo o conhecimento do universo.

Os povos Vikings, que habitaram a Escandinávia (atual Noruega, Suécia e Finlândia), no Norte da Europa, possuíam crenças religiosas pagãs, ou seja, não cristãs. Os mitos religiosos desses povos são conhecidos hoje como mitologia nórdica.

Zeus era considerado pelos gregos o deus mais poderoso de todos, aquele que regia homens e deuses do alto de seu trono no Monte Olimpo. A importância de Zeus era evidenciada pelo fato de que muitos gregos se referiam a ele como “pai”.

A mitologia grega, tão superficialmente conhecida pela maioria quanto profunda em significados, é tida por especialistas de variadas épocas como uma das mitologias mais ricas da história que deixou rastros.

Não há de fato uma mitologia brasileira, o que se tem são várias pequenas histórias de diferentes tribos indígenas que nem sempre coincidem entre si, apesar de tudo, são histórias ricas e que até hoje existem algumas tribos que acreditam nessas histórias.

Silva

O sobrenome Silva, o mais comum no Brasil, tem origem em Portugal. Significa "floresta" ou "Selva".

Thor (nórdico antigo: Þórr) é o deus nórdico, dos trovões e das batalhas. Pertence ao clã dos deuses Æsir, e é filho do deus Odin.

Odin

Odin. Odin é o maior dos deuses nórdicos, o pai dos deuses. Odin é representado como um homem velho, mas forte, e vestido com suas armas de guerreiro, pois ele é o deus da sabedoria, da guerra e da morte. Também é conhecido como Wotan na mitologia germânica.

Ran

Na mitologia nórdica, Ran é uma deusa que governa o mar e é a esposa de Aegir e mãe de nove filhas.

Odin

A origem familiar de Odin
O primeiro deus de todo o universo, segundo a mitologia nórdica, teria sido Buri, que foi pai de Bor e avô de Odin.

Os países nórdicos recebem este nome por estarem na porção mais setentrional (ou seja, ao norte) da Europa. O termo “norden” (no português, “nórdico”) é utilizado para representar tudo relativo ao ponto cardeal norte, como a região em que estão Noruega, Suécia, Dinamarca, Finlândia e Islândia.

A Religião nórdica (também chamado de Paganismo nórdico) é o termo utilizado para descrever o sistema de crenças comuns aos povos que habitavam muitos dos países nórdicos antes e durante a cristianização da Europa do Norte, num período histórico conhecido como Era Viquingue.

Os vikings eram originários da Escandinávia, isto é, da região que hoje compreende Noruega, Suécia e Dinamarca, mas acabaram expandindo-se para a Islândia, Normandia, Grã-Bretanha, Leste Europeu e Península Ibérica.