Qual o outro nome da cabaça?

Perguntado por: asalgueiro . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.4 / 5 19 votos

A cabaça também conhecida como porongo pode muitas vezes causar confusão, pois esse nome popular também é usado para uma outra planta muito diferente, a espécie arbórea Crescentia cujete, também chamada de árvore-da-cuia. Nomes populares: Cabaça, Porongo.

O nome “coité” vem do tupi e significa vasilha ou panela, motivo pelo qual esta planta é também conhecida como cuieira, cuia ou cabaça. Sua madeira, dura e forte, é utilizada na marcenaria e na carpintaria. O fruto, de casca bem dura, é empregado na produção de vasilhame e instrumentos musicais como o Berimbau.

O babaçu é uma palmeira conhecida principalmente pelo fruto que produz. O babaçu é um tipo de palmeira encontrado em diversas áreas da América Latina, sendo que, no Brasil, ocorre principalmente no Mato Grosso, Tocantins, Maranhão e Piauí.

A Lagenaria siceraria, que é conhecida por diferentes nomes, como cabaça, calabaça, porongo, purunga ou caxi, é uma espécie não convencional pertencente à família Cucurbitaceae, a mesma da abóbora e do chuchu, entre outras.

Ela pertence à família das Cucurbitáceas e possui uma aparência peculiar, com um tronco reto e cilíndrico e uma copa arredondada e densa, que pode atingir até 15 metros de altura. Suas folhas são grandes e verdes, proporcionando uma sombra agradável.

CABAÇA – Toda Fruta. A cabaça também conhecida como porongo pode muitas vezes causar confusão, pois esse nome popular também é usado para uma outra planta muito diferente, a espécie arbórea Crescentia cujete, também chamada de árvore-da-cuia. Nomes populares: Cabaça, Porongo.

Cucubitaceae

Cabaça é o fruto da planta Cucubitaceae, a cabaceira, cuja casca é muito dura, usada como utensílio e vasos pelos índigenas, conhecida c...

A cabaça é de origem africana, mas pode ser encontrada em praticamente todos os países do mundo. Uma vez apanhada, esvazia-se o seu conteúdo e procede-se à secagem do invólucro para que possa ser reutilizado de outras formas, dada a sua versatilidade. São diversos os usos atribuídos às cabaças secas.

São sempre verdes, então atraem menos pássaros e insetos, e por não serem doces, são menos visados do que a melancia e o melão. O sabor lembra um misto de abobrinha e chuchu, extremamente suave e delicado, com textura de abóbora kabocha. Tem uma doçura própria e é menos aguado que as abobrinhas, mais firme.

Entre os indígenas brasileiros as “cabaças” constituem-se nos mais difundidos recipientes para a água. Esta matéria-prima é empregada na confecção de utensílios domésticos, como vasilhas para ingestão de bebidas, conchas e recipientes para uso diversificado.

Diuréticas: A Cabaça é diurética e podem ajudar a eliminar as toxinas do corpo. Sensação de ardor e dificuldade de urinar pode ser causada devido ao alto nível de ácido na urina. A Cabaça é de natureza alcalina e pode, assim, proporcionar alívio a partir dele.

Características Morfológicas: Considerada uma árvore perene de porte médio (mede entre 12 e 16 metros de altura, no máximo), essa espécie apresenta tronco e galhos tortuosos, e uma coloração acinzentada na casca. O fruto é em forma de globo, com até 25 centímetros de diâmetro.

A cabaça é principalmente composta de água e tem um baixo teor de gorduras e hidratos, pelo que é uma hortaliça com pouco contributo calórico. Rica e saudável! Se quiser introduzir a cabaça na sua cozinha, pode fazê-lo de muitas formas diferentes, dado que pode ser consumida crua, assada, cozida ou até mesmo gratinada.

O tucumã ou tukumã é o fruto de polpa fibrosa e casca amarelo-esverdeada ou avermelhada do tucumanzeiro (Astrocaryum vulgare), palmeira que pode chegar até os 15 metros de altura. Seu nome vem do Tupi e significa “fruta de planta espinhosa”, característica das folhas com espinhos negros da árvore.

As Cucurbitáceas, como também são conhecidas, são indígenas da região dos Andes e da Mesoamérica. Atualmente, cinco espécies são cultivadas pelas suas frutas e sementes comestíveis. Este fruto é alternadamente conhecido como abóbora, abóbora-doce ou cabaça.

Abóbora Caxi (cucurbita sp.) é uma cucurbitácea de origem africana, cultivada há mais de 10 mil anos; e de acordo com dados arqueológicos, é encontrada na região do Peru há milhares de anos.

Existem dois tipos de caxixi. Um deles de frutos. arredondados e outro, como esse do vídeo, mais.