Qual o osso mais pesado do mundo?

Perguntado por: nalbuquerque . Última atualização: 13 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 16 votos

O maior osso de todos é o fêmur que vai do quadril até o joelho. O fêmur é o mais forte e mais volumoso que temos na maioria dos mamíferos.

É o estribo, localizado no ouvido, "mais precisamente dentro do osso temporal, em uma região chamada de orelha média", explica o Dr.

fêmur

Essa é uma curiosidade um pouco mais conhecida, mas não por isso menos interessante: o maior osso do corpo humano é o fêmur, também conhecido como o osso da coxa. Além disso, ele também é o mais resistente, podendo aguentar uma pressão de até 1.230 kg sem se ferir.

A cabeça pesa em média 6 kg e, quanto maior a inclinação para frente, maior o peso sobre as vértebras da coluna. Sendo assim, conforme se inclina para frente o pescoço, o peso da cabeça vai aumentando, aumentando...

O osso lacrimal, o menor e mais frágil osso da face, está situado na porção anterior da parede medial da órbita. Ele tem duas superfícies e quatro bordas. Osso lacrimal em verde, dentro da órbita ocular.

O fígado é o órgão mais pesado do corpo humano. Pesa em média 1,5 kg (600 a 1,860 gr).

Integrante do sistema respiratório, os pulmões são órgãos leves, em relação a outros órgãos do corpo humano. Isso se deve a sua constituição com um tecido elástico e um tecido leve chamado pleura, que reveste externamente para proteção.

Vídeo: Maior e mais pesado órgão do corpo humano, a pele é o tema do Almanaque Saúde desta semana.

estribo

Qual o menor osso do corpo? O estribo é considerado o menor osso do corpo humano e encontra-se localizado na orelha média e exerce importante função na audição.

Os ossos do crânio, o esterno e as costelas protegem órgãos vitais como o cérebro, coração e pulmões. Esses ossos são denominados ossos laminares.

COMPARTILHAR. Uma pessoa adulta tem, em média, cinco litros de sangue em seu organismo. Em cada doação, podem ser coletados entre 420ml e 470ml de sangue, além de 25ml a 30ml para os exames laboratoriais.

O maior osso, nosso fêmur, na coxa, é bem mais difícil de ser fraturado do que, por exemplo, a clavícula – uma das fraturas mais comuns. Parte disso se deve aos músculos que estão ao redor do osso, que são capazes de protegê-lo e absorver impactos.

O esqueleto mais antigo de um ancestral humano, com cerca de 3,5 milhões de anos, foi descoberto em Sterkfontein, na África do Sul, segundo estudo publicado ontem na revista "South African Journal of Science". O achado é um Australopithecus, um gênero de ancestral do homem com características próximas às dos macacos.

Tendo em vista a composição de cálcio e fosfato da camada mais externa do dente (o esmalte), ele é mais resistente que o osso, alias, o elemento dental é uma das partes mais resistente do corpo humano. ”O dente apresenta 97% do seu peso em conteúdo mineral, já o osso apenas 65%”, diz Elizabeth.

Em postura ereta, a pressão sobre a coluna cervical é de entre 4,5 kg e 5,5 kg.

No total, ela mede cerca de 2 metros quadrados, o equivalente a um retângulo de um metro de largura por dois de comprimento. E pesa perto de 3 quilos.

Os cinco órgãos mais pesados do corpo humano são os intestinos, com o grosso quantificando 1,8 kg, e o delgado, 1,5 kg; seguidos pelos pulmões, com pouco mais de 1 kg cada um; depois, pelo fígado, com, em média, 1,5 kg; o cérebro, também com cerca de 1,5 kg, e o coração, que geralmente pesa aproximadamente 300 gramas.

1230 quilos

O fêmur é o maior e mais volumoso osso do corpo humano, sendo também o mais resistente: ele suporta uma pressão de 1230 quilos por centímetro quadrado sem se ferir.

A porção final do rádio é a parte óssea mais frágil do punho, por isso, é a que com maior freqüência se fratura. Existem dois grupos principais de pacientes que apresentam fratura de punho. O mais comum é de senhoras que sofrem quedas e que traumatizam o punho ao se protegerem do impacto com o solo.

Os ossos nasais são dois ossos pequenos e simétricos da face (crânio), que constituem a ponte do nariz.