Qual o osso mais doloroso de se quebrar?

Perguntado por: uevangelista . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.6 / 5 10 votos

Costelas fraturadas podem ser muito dolorosas e ainda mais perigosas quando os ossos se partem em vários pedaços. As costelas prendem o pulmão e o coração.

As fraturas geralmente resultam de lesões ou esforço excessivo. A parte lesionada dói (sobretudo quando for usada), fica geralmente inchada e pode apresentar hematomas ou ter aspecto distorcido, flexionado ou fora do lugar.

Braços e pernas são a parte mais provável do corpo para quebrar porque podemos usá-los para estabilizar o nosso corpo e proteger contra impactos.

As lesões mais graves para o idoso em uma queda são as fraturas de fêmur, coluna e punho. Ocorrem com o avanço da osteoporose, que é o desgaste da massa óssea. A mais perigosa, de acordo com os médicos, são as do maior osso da perna.

EM RESUMO: a resposta é sim, podemos considerar sinônimos, apesar de não existir um termo científico dizendo a mesma coisa, pois, trincar é um termo popular para se referir que o osso quebrou.

O osso mais forte do corpo humano está na sua cabeça
Nada disso: o osso mais forte é a mandíbula, também chamada de maxilar inferior. Além de ser o único osso móvel do crânio, ele é capaz de manter os dentes, suportar grandes níveis de estresse e se movimentar repetidamente por toda a vida.

Resposta: Os ossos de dentro do ouvido . chamados martelo , bigorna e estribo.

Tipos de fraturas mais graves
As fraturas expostas são mais graves por conta dos riscos de infecção e do maior tempo de reabilitação do paciente. Um exemplo é a fratura exposta de tíbia, comum em acidentes de carro e moto. Fratura da bacia – geralmente ocorre em acidentes graves de automóveis e quedas de alturas.

Quem alguma vez já quebrou algum osso do corpo sabe que esse tipo de dor é marcante. Os sintomas costumam ser identificados por inchaços e edemas (roxidão), mas nem sempre são tão óbvios assim (tem gente que quebra e só vai descobrir semanas depois numa radiografia).

Ossos quebrados geralmente podem ser identificados pela sensibilidade na região, ou seja, é sentida uma dor aguda ao se pressionar esse ponto específico, em detrimento a uma dor crônica presente em uma área mais ampla. Há uma maior probabilidade de que o osso esteja quebrado no ponto mais sensível.

Os três principais sintomas de um osso quebrado são dor, inchaço e deformidade. Se um osso estiver exposto ou cutucando sua pele, logicamente não é um bom sinal e deve ser uma fratura. Outro indício é se você ouviu um estalo na hora do acidente.

Segundo o médico Cindy Bir, da Universidade da Califórnia, uma força de 3.300 newtons – ou 336,5 quilogramas/força, sendo que um 1 quilograma/força é a unidade de força que equivale a 1 quilo – tem uma em quatro chances e quebrar uma costela de uma pessoa, enquanto para um fêmur a força tipicamente necessária é de ...

Quais as causas das fraturas do punho?

  1. Quedas, como cair com a mão espalmada (estendida);
  2. Lesões esportivas, durante esportes de contato ou que levem a quedas;
  3. Acidente de carro ou outros veículos motorizados, em que podem expor o punho de forma a quebrar em pequenos fragmentos os ossos da região.

Duros, afiados e fortes o suficiente para rasgar alimentos com facilidade, os dentes são o órgão mais resistente do corpo humano. Mais precisamente, é o esmalte dentário – a camada externa dele – o responsável por ostentar tamanha solidez.