Qual o osso da língua?

Perguntado por: acapelo . Última atualização: 28 de janeiro de 2023
4.7 / 5 4 votos

osso hióide

O osso hióide é o único osso do corpo humano que não se articula diretamente com nenhum outro, porém, os músculos que se inserem nele e na região ao seu redor têm função importante na respiração (manutenção do espaço aéreo superior na região da laringe), na fonação (fala), na deglutição (engolir os alimentos), na ...

Osso móvel em forma de U que fica na parte anterior do pescoço na altura da terceira VÉRTEBRA CERVICAL. O osso hioide fica suspenso pelos processos do OSSO TEMPORAL por ligamentos, e é firmemente aderido à CARTILAGEM TIREÓIDEA por músculos.

O corpo da língua possui uma superfície dorsal (superior) rugosa que fica em contato com o palato e é repleta de papilas linguais, e uma superfície ventral (inferior) lisa que é fixa ao assoalho da cavidade oral pelo frênulo lingual. A raiz da língua é a sua parte posterior, que se fixa à mandíbula e ao osso hioide.

O úmero (osso do braço), o maior osso do membro superior, como osso longo, possui duas extremidades ou epífises (proximal e distal) e uma diáfise ou corpo, sua parte central.

Charles Darwin supôs que a linguagem surgiu a partir da imitação dos animais, como ele descreveu em 1871: “Não posso duvidar que a linguagem deve sua origem à imitação e modificação, auxiliada por sinais e gestos, de vários sons naturais, as vozes de outros animais e os próprios gritos instintivos do homem.”

É um músculo muito forte e flexível
De acordo com o site Scientific American, esse mito surgiu porque, como é formada por vários pedaços de músculos, a língua nunca fica cansada. Além disso, é justamente por ser puro músculo e não ter osso algum em sua composição que essa parte do corpo tem tanta flexibilidade.

Dizem que “Língua não tem osso”, para se referir que as pessoas falam mais do que deveriam. Não tem osso mesmo e sua flexibilidade é devida aos 17 músculos que a formam. Pois a língua, no sentido da linguagem, a língua que as pessoas falam, também não tem osso e é, portanto, flexível.

Genioglosso

Genioglosso: compõe a massa do tecido lingual, é o mais forte e o maior dos músculos extrínsecos.

Com exceção das vértebras cervicais, o osso hioide é o único osso localizado na porção anterior do pescoço. Ao contrário de outras estruturas ósseas, não se articula diretamente com outros ossos, e está conectado aos ossos vizinhos através de anexos musculares e ligamentares.

O osso hioide (pré-AO 1990: osso hióide) (em latim Os Hyoideum) é um osso que fica na parte anterior do pescoço, abaixo da mandíbula e à frente da porção cervical da coluna vertebral. Não está articulado com nenhum outro osso, apenas com músculos. É apenas suportado pelos músculos do pescoço.

A articulação temporo-mandibular (ATM) ou mandíbula é o único osso móvel do corpo, se localiza na cabeça e serve para a mastigação. Ela atua juntamente com outro osso do corpo, porém imóvel, que são as maxilas. A mandíbula está sujeita a diversos distúrbios quais podem causar muito desconforto.

A língua na verdade é formada por dois grupos de quatro músculos que trabalham juntos. Eles incluem os músculos intrínsecos, responsáveis pelas alterações da forma da língua, e os músculos extrínsecos, que auxiliam no movimento e fixam a língua a estruturas da cabeça e pescoço.

A língua é formada essencialmente de músculo esquelético e, nos mamíferos, encontra-se ligada à cartilagem hioide, à mandíbula e aos processos estilóides do osso temporal.

A segunda parte do palato é o “palato mole”, também chamado como “palato muscular”, que fica localizado na parte de trás da boca, mais próximo da garganta. Juntos, eles possuem papel importante na pronúncia de consoantes e na fala, em geral.

Os ossos do crânio, o esterno e as costelas protegem órgãos vitais como o cérebro, coração e pulmões. Esses ossos são denominados ossos laminares.

A tíbia é o principal osso da perna responsável por transmitir as forças mecânicas relacionadas à deambulação. Compõe parte do aparelho extensor do joelho, como local para a fixação distal do ligamento patelar, que se insere na tuberosidade da tíbia. A porção proximal do osso se articula com o fêmur.

O fêmur ou fémur é o osso mais longo e mais volumoso do corpo humano, e localiza-se na coxa.