Qual o Orixá que não pode comer?

Perguntado por: ipadilha . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.7 / 5 12 votos

Euó (em iorubá: Ewó), quizila (kizila) ou quijila (kijila) são regras de conduta do candomblé e da religião iorubá. São exigidos pelos orixás na feitura de santo e na iniciação em Orumilá, determinando o que um elegum (iniciado no candomblé) não pode comer ou fazer, durante um curto ou longo período da sua vida.

Eles não comem abóbora por gratidão, por acreditar na lenda que Iansã, ao ser perseguida, se salvou ao se esconder em uma plantação de abóbora.

Por exemplo, o abacaxi é a quizila maior do terreiro que é a quizila de Kisimbi. Kisimbi rejeita essa fruta, ela não gosta, então a gente não come, quem é filho da casa não come abacaxi.

Oxum

Também haviam os eewó/quizilas dos Orixás, tipo: Quem é de Oxum não pode comer ovo ou peixe de couro.

Um filho de santo cabeça de Iansã como aquele ligado ao odu Ossá, um odu relacionado com o caminho de Iansã, não deve comer carne de carneiro (Genivaldo de Omolu)" (BASSI, 2012, p. 191).

Oxum ainda tem o poder de encantar o ovo, por ser uma das herdeiras do Egbé Eléiye (sociedade dos pássaros das Ìyámi), e o aprecia em suas oferendas como é no caso do Omolókun (omolocum), que é uma comida enfeitada com ovos.

Ogum não suporta quiabo porque foi devido a esse legume que ele perdeu uma batalha para o Orixá que ele mais detesta: Xangô.

As representações relacionadas às quizilas podem também representar os atributos dos orixás: o abacaxi, por exemplo, enquanto fruto rugoso, é quizila de Omolu, pois representa as chagas do corpo deste orixá, marcado pela varíola; os animais que rastejam não podem ser consumidos pelos filhos de Oxumarê, orixá cobra etc.

O Orixá não é nenhum carrasco que se você quebra o preceito, ele irá te punir até a morte. Mas claro, Orixá não é uma brincadeira que você cansa e desiste de brincar.

O primeiro preceito: não comer carne 24 horas antes do trabalho. Algumas casas pedem apenas que não se coma carne vermelha, outras casas pedem que não se coma nenhum tipo de carne, seja carne branca ou carne vermelha.

Na umbanda existe quizila? - Quizila é tudo aquilo que o nosso orixá rejeita, por qualquer motivo peculiar, que por vezes desconhecemos. - Na Umbanda não tratamos como quizila mais sim o desajuste do médium para o seu compromisso firmado.

Porém, o fruto em sí, tem um simbolismo muito grande. Há quem faça críticas ao "ÀMÀLÀ com frutas em especial da BANANA, devido ao quê se diz que XANGÔ tem "quizila" , porém a proibição no culto a XANGÔ é somente a BANANA DA TERRA, que são as preferidas das divindades do elemento TERRA.

O de Exu, malicioso e ambíguo, detesta óleo-de-coco. O de Oxóssi, caçador que vive embrenhado nas matas, evita a carne de assanhaço, coruja e urubu. E assim segue com os outros orixás. Costa Lima alega que toda iniciação ao candomblé passa pelos tabus alimentares.

Quizilas de Oxumaré: Ovos, tudo que rasteja, abobrinha, amendoim, fruta-do-conde, grão de bico, pipoca. Quizilas de Xangô: Rabada, cágado, carneiro. Quizilas de Iansã: Fígado, miúdos, abóbora, feijão fradinho, beterraba.

Xangô

“Eu sou do candomblé e o meu Xangô segue uma linha branca e tudo que deve ser oferecido a ele não pode ser preparado com azeite de dendê, mas sim com azeite doce. Também tem o fato de pipoca nem ser comida de Xangô.”.

Nanã: efó: feijão roxinho com taioba. Yemanjá: ìrésì pèlú eja: arroz com peixe por cima.

Já os orixás guerreiros, como Ogum, comem comidas rápidas e aferventadas e gostam muito de carne, por isso, são oferecidas aqui uma feijoada com muitas carnes.

Se você convive com um filho de Iansã, o ideal é não gritar e nem tentar controlá-lo. Assim, você evita explosões desnecessárias. Provavelmente essa é uma das piores características deles, mas é uma das principais e você precisará aprender a conviver com ela.

Os filhos de Iansã detestam pessoas grudentas demais e que tirem sua liberdade, a dependência no amor é algo que lhes assusta.