Qual o orixá que gosta de milho?

Perguntado por: amuniz3 . Última atualização: 14 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 9 votos

Egbó é o nome iorubá dado à famosa canjica branca, comida votiva servida a quase todos os orixás e principalmente a Oxalá. É feita de milho branco cozido ao qual podem ser acrescentados diversos elementos, como água, banha de ori, mel e azeite doce, entre outros.

Nos dias de oferenda, o grão de milho e a pipoca sempre foram os protagonistas de cerimônias como a Sabajé, consagrada a Obaluaiê e Omolu, orixás das enfermidades contagiosas e de pele, onde o milho atua como potência de força, paz e cura.

A PLANTA, COMO UM TODO, É UTILIZADA NOS RITUAIS, SENDO ELES, BANHOS, DEFUMAÇÕES, AMACIS, ABÔS, LAVAGEM DE CONTAS, OTÁS, ASSENTAMENTOS, EBÓS, SACUDIMENTOS, OFERENDAS, BATE-FOLHAS, MAGIAS E ETC. ORIXÁ: OXOSSI, OXALÁ, OGUM, IEMANJÁ E XANGÔ (CANDOMBLÉ KETÚ).

Por que alimentar o Exu? Exu não aceita pedidos de ajuda gratuitos, ou seja, exige uma oferenda - em sua maioria, alimentos como farinha de mandioca, azeite de dendê, galo, mel e cachaça. Ele é conhecido por comer de tudo e é o primeiro a ser servido nos rituais do candomblé.

A comida oferecida para ogum é a feijoada com feijão preto ou farofa de feijão fradinho feitos de forma mais rustica. Tendo na sua oferenda objetos, bebidas, frutas, imagem do santo que está relacionado ao orixá.

Na culinária, os elementos de Oxóssi são frutas, legumes e carnes, podendo estar presentes em sobremesas naturais e pratos que levem carne como ingrediente principal.

Reduz os níveis de colesterol, pois possui fibras insolúveis que ajudam a diminuir a absorção da gordura presente nos alimentos. Controla o açúcar no sangue, pois têm fibras e vitaminas do complexo B e magnésio. Dá energia, graças a seus carboidratos.

Omolocum - comida ritual da Orixá Oxum, é feito com feijão fradinho cozido, refogado com cebola ralada, pó de camarão defumado, sal, azeite de dendê ou azeite doce.

O milho representa proteção e fartura, uma planta considerada sagrada, e pode atrair boas energias para a sua vida. Sabemos que têm situações que precisam de respostas rápidas e partimos para o mundo espiritual, o mais poderoso.

O milho é um dos alimentos sagrados Guarani Mbya! Sua plantação é fértil nas regiões em que os Guarani costumam viver, e portanto o milho é um alimento muito antigo na tradição Guarani. Os Guarani Mbya se consideram os guardiões do milho, buscando defender as condições territoriais para plantarem este alimento sagrado.

Para melhorar as finanças
Passe em volta da palha uma fita vermelha que nunca tenha sido usada e pendure a espiga do lado de dentro da porta de entrada da sua casa, pedindo para nunca faltar dinheiro à sua família. Deixe ali pelo tempo que desejar.

Ele tem muita vitamina A, componente que faz bem para a pele e visão, além de favorecer a imunidade e contribuir para a prevenção de doenças. O alimento também oferece boas quantidades de vitaminas B1 e B3, assim como de minerais — como cálcio, ferro, fósforo, magnésio e potássio.

O Cabelo de Milho serve para ajudar no tratamento da cistite, nefrite, prostatite, uretrite, incontinência urinária, edema pedra nos rins, insuficiência cardíaca e gota. Além disso, o Cabelo de Milho ajuda a diminuir a pressão arterial e a reduzir o inchaço.

O mel é proibido. “Ele não come mel porque foi criado dentro de um casulo de abelha”, afirma Leila. Este é um dos Orixás mais conhecidos e que come de tudo. As oferendas mais comuns são os padês a base de farinha de mandioca, com azeite de dendê ou mel de abelha, água e bebida alcoólica.

Não gosta de displicência e de injustiça. Exu é o orixá que entende como ninguém o princípio da reciprocidade.

Ogum não suporta quiabo porque foi devido a esse legume que ele perdeu uma batalha para o Orixá que ele mais detesta: Xangô.

Do iorubá abe'rin (“abe” significa “debaixo” e “rin” significa “úmido”), o aberém é uma comida oferecida a Omolu e Oxumarê, feita com milho ou arroz moído na pedra, envolvida em folhas de bananeira e cozida no vapor.

Diário – Qual é a oferenda que deve ser feita para homenagear Ogum? Everton – Uma bandeja com cerveja branca e uma costela assada sem sal e com sete ossos.

Mais informações sobre Ogum
Frutas: Abacaxi, laranja, uva rubi, goiaba vermelha, pitanga,abacate, manga, limão cravo, romã, gengibre e melancia. Pedras: Rubi, Granada, Sodalita, Cianita azul e pedras azul escuras e vermelhas.