Qual o Orixá da Anitta?

Perguntado por: amarinho . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.6 / 5 17 votos

Vale destacar que Anitta frequenta o candomblé com a família antes de estourar com Show das Poderosas, e é filha do Orixá Logunedé.

A cantora participou de uma cerimônia em um terreiro de Candomblé, religião de matriz africana seguida pela artista. Os registros do encontro foram compartilhadas pelo pai de santo Sergio Pina no Instagram e Anitta aparece usando vestes tradicionais da religião e um turbante.

Porque sou de Yansã e Xangô, porque o Candomblé me traz de volta a um mundo de verdade, de gente de verdade, que ama de verdade, sorri de verdade, canta, goza e chora de verdade e mais que isso, junto dos Orixás. Nada é separado, somos todos um!

Durante a gravação, a artista disse que era uma ekedi, e sugeriu que os seguidores pesquisassem sobre o termo e entendessem o que ele representa.

Afastada das redes sociais por conta da recuperação da cirurgia de endometriose, realizada há duas semanas, Anitta, 29, foi ao terreiro de Candomblé, que ela frequenta desde 2013, em Nova Iguaçu, Baixada Fluminense, para cumprir as suas obrigações religiosas.

Na chegada, ela foi abordada por jornalistas e explicou a escolha da cor do vestido. "Estamos de vermelho, vamos lutar por uma melhora do Brasil", disse a cantora que declarou em julho o apoio ao candidato do PT à presidência, Luiz Inácio Lula da Silva.

Ekedi é um cargo feminino, de mulheres que não entram em transe, ou seja, não incorporam os Orixás. Elas são escolhidas especialmente pelos Orixás e recebem a função de cuidar.

Anitta frequenta o terreiro de Candomblé em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, no Rio, há mais de oito anos, levada inicialmente por seu pai Mauro Machado e seu irmão Renan.

Equede (em iorubá: ekedi), ajoiê e macota (makota) são nomes dados de acordo com a nação do candomblé para um cargo feminino de grande valor: a de "zeladora dos orixás". É o equivalente feminino dos ogãs, sendo escolhida e confirmada pelo orixá do terreiro de candomblé.

Ialorixá / Babalorixá: Mãe ou Pai de Santo. É o posto mais elevado na tradição afro-brasileira.

Para que seja possível determinar a quais orixás um indivíduo pertence, ele precisa recorrer aos saberes oferecidos pelo jogo de búzios. O jogo de búzios consiste basicamente no lançamento de dezesseis conchas, também conhecidas como cauris, em uma peneira.

A ekedi é aquela que cuida do orixá enquanto ele está incorporado, é aquela que toma conta, que dirige tudo, que toma direção de tudo, então ela tem que ser uma pessoa de extrema confiança. Cada uma tem o seu lugar específico.

  • Juliana Paes. A atriz é outra celebridade que segue a umbanda.
  • Maria Bethânia. A cantora de MPB segue os conceitos do candomblé
  • Chico Buarque. O músico é outro devoto do candomblé

Iemanjá

Dia de usar branco e azul, dia de Iemanjá. O mais famoso orixá do candomblé, protetor dos pescadores e, também, das esposas. Iemanjá, um nome que surgiu da cultura da tribo Egbá, da Nigéria. Uma expressão Iorubá que significa “a mãe cujos filhos são peixes”.

Obaluaye

Publicação de Carlinhos Brown
também conhecido por Obaluaye, o orixá da medicina, da cura, da transformação. Atotô meu pai! candomblé.

Iemanjá

Já Juliana Paes foi de Iemanjá, num manto prateado deslumbrante e com adereço de cabeça lembrando uma santa. A atriz ainda fez uma revelação: se assumiu umbandista em entrevista ao GNT no tapete vermelho do evento.

Anitta, que no começo do mês de julho revelou ter sido diagnosticada com endometriose, doença crónica que afeta mulheres e que consiste na presença de tecido endometrial fora do útero, nesta semana chamou atenção dos internautas pela sua magreza excessiva.

Continuar lendo Qual orixá de Anitta?