Qual o órgão que tem menos água?

Perguntado por: lcastro . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 20 votos

E por fim temos na dentina, tecido que recobre a polpa dos dentes o tecido com menor concentração de água em nosso organismo. Essa proteção natural dos dentes é composta principalmente por cálcio e pouco mais de 12% de água.

Você sabia que 77% do nosso cérebro são pura água? O líquido cranial é um condutor de nutrientes e uma almofada de proteção contra choques. Nascemos com 300 ossos e chegamos à vida adulta com pouco mais de 200.

Como 70% do nosso corpo é composto por água, manter-se hidratado é essencial para o funcionamento correto das funções de todo o nosso organismo.

Grande parte da água está no plasma sanguíneo (20% do total do corpo). De acordo com um estudo realizado por HH Mitchell, a quantidade de água no coração e cérebro humanos é de 73%, os pulmões são 83%, os músculos e os rins são 79%, a pele é de 64% E os ossos estão em torno de 31%.

pele

Talvez você esteja pensando que são os pulmões, intestinos ou até mesmo o cérebro, mas o maior órgão é a pele e, por isso, ela precisa de uma atenção especial. Uma pele saudável precisa de cuidados e a pele de alguém que está doente, seja em casa ou no hospital, merece ainda mais cuidado.

Segundo os especialistas, a sede é um sinal que o corpo dá quando precisa de reposição de água. Isso pode acontecer após a atividade física, após comer algo doce ou salgado, após um episódio de diarreia, vômito ou suor excessivo ou ainda por causa de medicamentos diuréticos, por exemplo.

tecido adiposo

O tecido adiposo contém cerca de 10% de água, enquanto o tecido muscular contém cerca de 75%. No Atlas da Fisiologia Humana de Netter, a água do corpo é dividida nos seguintes compartimentos: Fluido intracelular (2/3 da água do corpo) é fluido contido nas células.

Ela é o principal componente das nossas células, mas também é encontrada fora dessas estruturas (líquido extracelular). Entre as células que mais apresentam água, destacam-se aquelas localizadas nos músculos e nas vísceras.

Hidrocefalia (hidro = água + céfalo = cabeça) é uma condição que se caracteriza pelo acúmulo do líquido cefalorraquidiano (LCR) nos ventrículos cerebrais (cavidades intercomunicantes localizadas em áreas do encéfalo) e no espaço subaracnoide entre as membranas aracnoide e pia-mater das meninges.

O cérebro precisa do líquido para conduzir a informação de um neurônio a outro. Assim também, recebe 20% de todo o sangue que circula no corpo. Os neurotransmissores são totalmente dependentes da água. Logo, quanto mais líquido você ingerir, mais rápidas e fáceis serão suas sinapses.

2- Hidrocefalia adquirida: ocorre após o nascimento. Geralmente se desenvolve após um grande trauma na cabeça ou como conseqüência de uma doença subjacente, como acidente vascular cerebral (AVC, “derrame”) ou tumor cerebral. Os sintomas incluem: dor de cabeça.

fêmur

Essa é uma curiosidade um pouco mais conhecida, mas não por isso menos interessante: o maior osso do corpo humano é o fêmur, também conhecido como o osso da coxa. Além disso, ele também é o mais resistente, podendo aguentar uma pressão de até 1.230 kg sem se ferir.

Principais Músculos do Corpo Humano
O músculo mais forte do corpo humano é o da boca, chamado de "Masseter", responsável pela mastigação, a fala e os movimentos. Por sua vez, o músculo mais fraco são os das pálpebras, responsáveis pelo movimento dos olhos.

glândula pineal

Do tamanho de uma ervilha, o menor órgão é a glândula pineal, que tem entre 5 e 8 milímetros. Ela é responsável por liberar o hormônio que nos deixa com sono durante a noite.

Uma pessoa adulta tem, em média, cinco litros de sangue em seu organismo. Em cada doação, podem ser coletados entre 420ml e 470ml de sangue, além de 25ml a 30ml para os exames laboratoriais.

Sem água não existia vida. O corpo humano adulto tem 70 por cento, o sangue cerca de 85, o cérebro cerca de 80 por cento, enquanto que os músculos e as células têm 75 e 90 por cento, respetivamente. Tendo por base estes dados, cabe-lhe a si hidratar-se devidamente.

A porcentagem de peso corporal correspondente à água é maior (70%) no nascimento e no início da infância. Um homem de 70 quilogramas tem 42 litros de água no corpo: 28 litros dentro das células, 10,5 litros no espaço ao redor das células e 3,5 litros, ou aproximadamente 8% da quantidade total de água, no sangue.