Qual o órgão que produz a voz humana?

Perguntado por: lhipolito2 . Última atualização: 4 de maio de 2023
4.9 / 5 6 votos

A voz humana é produzida na laringe, um tubo que fica no pescoço. Dentro desse tubo, temos duas dobras de músculos e mucosa, chamadas popular- mente de “cordas vocais” (o nome correto é pregas vocais).

A mucosa da laringe forma dois pares de pregas: o primeiro par superior constitui as falsas cordas vocais ou pregas vestibulares. O segundo par inferior forma as cordas vocais verdadeiras. Quando o ar passa pela laringe, os músculos podem se contrair, modificando a abertura das cordas vocais e produzindo sons.

Os nódulos das cordas vocais são formações benignas fibrosas (calosidades) que resultam de má colocação e do uso excessivo da voz em esforço. Isto é, são pequenas lesões benignas que crescem porque as cordas vocais fazem atrito uma na outra com demasiada força enquanto vibram.

laringe

A laringe é um órgão do sistema respiratório, também responsável pela fala (fonação). Permite a passagem do ar entre a faringe e a traqueia, mas impede que alimentos entrem nas vias aéreas. É composta por cartilagens, membranas, músculos e ligamentos que atuam em conjunto na fonação.

A voz é produzida na laringe através da vibração das pregas vocais (popularmente conhecidas como cordas vocais), que realizam seu movimento graças ao fluxo de ar que vem dos pulmões na expiração e a ação dos músculos da laringe.

No homem, as pregas vocais são mais grossas e mais elásticas e vibram em torno de 125 vezes por segundo (125Hz). Na mulher, as pregas são mais finas e tensas e, como conseqüência, vibram com maior freqüência (250Hz).

Isso acontece porque o som (forma de energia levada por meio de ondas sonoras) provoca vibrações nas moléculas (minúsculas partículas) do ar, que se espalham, fazendo com que o barulho chegue fraquinho. Ou seja, quanto maior a distância entre a origem do ruído e o andar, por exemplo, menor será sua intensidade.

A voz é produzida na laringe, onde se localizam as pregas vocais (cordas vocais). Ao respirarmos as pregas vocais se abrem e o ar entra e sai dos pulmões. Ao falarmos, elas se aproximam e o ar que sai dos pulmões, passando pelas pregas vocais, produzindo uma vibração que é a voz.

Podemos resumir as funções da laringe em três principais: Garantir a passagem de ar; Impedir que alimentos entrem no sistema respiratório durante a deglutição; Atuar na produção dos sons.

Laringe e faringe são duas estruturas encontradas na região do pescoço. A grande diferença é que a faringe faz parte do canal alimentar, que se estende da boca até o esôfago; já a laringe está acima da traqueia (órgão do sistema respiratório que garante a passagem de ar para os pulmões).

Benegrip. dipirona monoidratada, maleato de clorfeniramina, cafeína. Indicações: tratamento sintomático da gripe e resfriado. MS 1.7817.0092. Benegrip Multi. paracetamol, cloridrato de fenilefrina, maleato de carbinoxamina.

Para fazer com que a rouquidão desapareça rapidamente você deve:

  1. Ingerir bastante água;
  2. Usar água morna e sal para fazer gargarejos;
  3. Usar sempre um tom de voz moderado;
  4. Consumir alimentos e bebidas em temperaturas amenas;
  5. Descansar a voz.

Bem Estar - Água, maçã, mel, bebidas quentes, limão, gargarejo e soro ajudam a voz.

O córtex esquerdo posteroinferior frontal (às vezes chamado área de Broca ou área posteroinferior pré-frontal— ver figura Áreas do cérebro Visão geral da função cerebral ) controla a função da linguagem expressiva.

O hemisfério esquerdo é considerado como hemisfério verbal, responsável pela fala em 95% das pessoas destras e a maioria dos canhotos também, porém, 15% de pessoas canhotas têm a área da fala no hemisfério direito, além disso, em algumas pessoas canhotas a fala é controlada por ambos os hemisférios.

Sistema fonatório: constitui-se pela laringe, incluindo-se a glote e as pregas vocais. Sistema respiratório: constitui-se pela traqueia, pelos pulmões e brônquios e pelo diafragma. SONS PRODUZIDOS COM OBSTRUÇÃO DA PASSAGEM DA CORRENTE DE AR.

A voz humana é produzida na laringe, um tubo que fica no pescoço. Dentro desse tubo, temos duas dobras de músculos e mucosa, chamadas popular- mente de “cordas vocais” (o nome correto é pregas vocais). Para produzir a voz, essas pregas vibram com a passagem do ar dos pulmões, que é o com- bustível para o som.

testosterona

O que acontece é o seguinte os hormônios, principalmente a testosterona, têm influência direta no tecido laríngeo (estrutura onde é produzida nossa voz), isso faz com que a voz fica mais grave.

A mudança é ocasionada por um alargamento nas pregas vocais, gerando uma voz mais grave e adulta. De maneira geral, a voz masculina é mais grave do que a voz feminina, porque os músculos vocais crescem mais nos homens do que nas mulheres.

O processo de produção da voz é igual para todos, entretanto, as diferenças nas pregas vocais e no formato da região que vai da laringe à cavidade nasal, produzem as características da voz de cada indivíduo.

A velocidade do som é incomparavelmente menor e atinge valores correspondentes a 340 m/s. A luz é aproximadamente 1 milhão de vezes mais rápida que o som.