Qual o órgão que o lúpus ataca?

Perguntado por: apaz . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.6 / 5 14 votos

Lúpus é uma doença inflamatória autoimune, que pode afetar múltiplos órgãos e tecidos, como pele, articulações, rins e cérebro. Em casos mais graves, se não tratada adequadamente, pode matar. O nome científico da doença é "Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES)".

Ela aparece na forma de uma borboleta e cobre o rosto (de uma face a outra, cobrindo a ponte do nariz também). Dor muscular e articular é um sintoma importante de estar em uma crise. A pele pode parecer como se estivesse em chamas e é freqüentemente diagnosticada como “fibromialgia”.

Existem quatro tipos de lúpus: sistêmico, discoide, neonatal e o induzido por drogas.

  • Lúpus sistêmico. Acomete diversos órgãos do organismo como pele, articulações, sistema nervoso, pleura, rins e pulmões.
  • Lúpus discoide. Doença que acomete exclusivamente a pele. ...
  • Lúpus neonatal. ...
  • Lúpus induzido por drogas.

Os gatilhos para desencadear o Lúpus, de acordo com a ciência, são: Luz solar: a exposição à luz do sol, de forma inadequada e em horários inapropriados, pode iniciar ou agravar uma inflamação preexistente a desenvolver lúpus. Além disso, esse tipo de postura também pode provocar câncer de pele.

Você sabia que a pessoa com Lúpus tem direito a alguns benefícios do INSS? Pois é! Dentre os benefícios estão a aposentadoria por invalidez e auxílio-doença.

A maioria dos pacientes com Lúpus apresenta dores nas articulações em algum estágio da doença. Os problemas mais comuns são a artralgia (dores sem sinais inflamatórios) e a artrite (dores com inflamações). Esses sintomas costumam estar presentes ainda na fase inicial do Lúpus.

Entre os sintomas gastrintestinais associados ao LES, os mais freqüentes são dor abdominal (secundária a serosite ou vasculite intestinal), vômitos e diarréia(2). Entretanto, diarréia como manifestação inicial do LES é incomum, motivo pelo qual se decidiu relatar o caso.

O consumo de álcool, cigarro e outras drogas é absolutamente contraindicado; Respeitadas as limitações que possam ocorrer durante as crises, a atividade física deve ser mantida com regularidade.

Na forma grave, a inflamação atinge todo o organismo, comprometendo vários órgãos, como pulmões, rins, coração, articulações, sangue e pele.

Em alguns casos, o lúpus pode danificar as células do cérebro, levando diretamente a problemas cognitivos. No entanto, na maioria dos casos, outros fatores podem influenciar para que o paciente desenvolva este estado, incluindo fadiga, estresse e depressão.

O lúpus e a fibromialgia podem ser confundidas por conta de seus sintomas semelhantes, que são as dores no corpo. Ainda, as duas enfermidades podem ser diagnosticadas juntas em um só indivíduo.

O lúpus é uma doença autoimune em que as células do sistema imunológico saem de controle e passam a atacar as estruturas saudáveis do próprio organismo da pessoa. O nome oficial dessa condição é lúpus eritematoso sistêmico e ela é capaz de afetar o corpo inteiro.

Embora não exista um exame que seja exclusivo do LES (100% específico), a presença do exame chamado FAN (fator ou anticorpo antinuclear), principalmente com títulos elevados, em uma pessoa com sinais e sintomas característicos de LES, permite o diagnóstico com muita certeza.

Não. Emoções negativas como a perda de um parente próximo ou uma separação, podem desencadear os sintomas iniciais da doença ou provocar uma reativação.

O lúpus, geralmente, faz a pessoa desenvolver tendência a engordar, então é preciso cuidado redobrado. Com uma dieta disciplinada, sem sal e açúcar, Ana Geórgia conseguiu perder 14 quilos.