Qual o órgão que fica do lado esquerdo abaixo da costela?

Perguntado por: ealbuquerque . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.9 / 5 12 votos

O principal órgão que se encontra sob esta região é o baço. "O hipocôndrio esquerdo é uma região que não possui muitos órgãos que causam dor. Tem o baço, a pontinha do pâncreas e um pouquinho do intestino.

Algumas doenças podem levar ao aumento do baço e o surgimento de dores, como a amiloidose, leucemia, linfoma, síndrome mieloproliferativas, cistos e tumores metastáticos, que são doenças caracterizadas por infiltração de células o que pode resultar no aumento desse órgão.

O baço fica localizado no abdômen, próximo às costelas do lado esquerdo do corpo. Está próximo a órgãos como o estômago e o pulmão.

Sintomas. Raramente a esplenomegalia causa sintomas. Quando presentes, podem ocorrer soluços, incapacidade de comer uma refeição abundante, aumento do volume abdominal, dor abdominal do lado esquerdo (região onde o baço está localizado) e febre.

Gases nada mais são do que o ar que se acumula no estômago ou no intestino. Normalmente não trazem grande preocupação para a saúde, apenas desconforto ou dores no abdômen e tórax.

No lado esquerdo, está o estômago, que se liga ao intestino delgado. Cada vez que o diafragma desce, quando o ar entra nos pulmões e o pressiona para baixo, o estômago e o fígado são levemente comprimidos. A primeira parte do intestino delgado chama-se duodeno e tem a forma de uma alça, onde se encaixa o pâncreas.

A dor abdominal do lado esquerdo pode ser algo simples relacionado a má digestão ou excesso de gases, mas também pode ser algo mais complexo ligado aos órgãos internos dessa região como estômago e parte intestinal.

Dor. Normalmente a dor surge na parte superior do abdômen e atrás do estômago, do lado esquerdo, debaixo da costela, e a sensação é de ardência. A dor pode ser mais forte depois do paciente ingerir algum alimento, e costuma ser mais intensa se é ingerido alto teor de gordura.

Para limpar e expelir as toxinas do corpo, este órgão precisa de fluidos. Por isso, deve beber aproximadamente oito a dez copos de água diariamente. São ricos em vitaminas, minerais e enzimas que desintoxicam o corpo, melhoram as funções do baço, ajudam na digestão e fortalecem o sistema imunitário.

Dor na costela é um sintoma que geralmente está relacionado a pancadas na região do peito ou das costelas. No entanto, também pode ser sinal de problemas respiratórios e, em casos mais graves, pode até indicar câncer ou infarto.

Na maioria dos casos, a apendicite é provocada pela obstrução do apêndice com restos de fezes, resultando em inflamação. Sintomas: – dor do lado inferior direito do abdome.

Muitos distúrbios podem fazer com que o baço cresça. Muitos distúrbios, incluindo infecções, anemias e cânceres, podem provocar esplenomegalia. Os sintomas não são em geral muito específicos, mas podem incluir a sensação de que se está cheio ou dores na parte superior esquerda do abdome ou das costas.

Sintomas de problemas no pâncreas

  • Dores constantes no abdômen;
  • Olhos e pele amarelados;
  • Urina de cor escura;
  • Após as refeições sentir má digestão;
  • Dores nas costas, que não estão associadas a má postura;
  • Sensação de estômago ou barriga inchados;
  • Vômitos e náuseas recorrentes.

Realizando o diagnóstico
Porém, exames complementares são fundamentais. A ultrassonografia nos mostra exatamente o tamanho do órgão e uma tomografia ou ressonância ajudam a encontrar, além do aumento do baço, uma possível causa para isso.

O fígado inchado normalmente não causa sintomas, no entanto podem estar presentes:

  1. Dor abdominal;
  2. Falta de apetite;
  3. Náuseas;
  4. Vômitos;
  5. Cansaço;
  6. Pele e olhos amarelados;
  7. Dor no momento da palpação.

Gases, fadiga e desconforto abdominal podem ser sinais de câncer de pâncreas.

Teníase e cisticercose
A verminose pode ser percebida por sintomas como dor abdominal, diarreia, perda de peso, flatulência (gases) e constipação (prisão de ventre), ou pela eliminação espontânea proglotes (segmentos) dos vermes nas fezes.

Apesar de raro, é possível que o paciente com apendicite tenha dor do lado esquerdo do abdômen, caso o apêndice seja mais comprido que o habitual e estenda-se até o lado esquerdo da cavidade abdominal.