Qual o órgão que controla a respiração?

Perguntado por: ccardoso . Última atualização: 8 de maio de 2023
4.9 / 5 7 votos

diafragma

O diafragma, uma bainha muscular em forma de sino que separa a cavidade torácica do abdômen, é o músculo mais importante usado na inspiração (ou inalação).

O centro respiratório compõe-se de diversos grupos de neurônios localizados bilateralmente na medula oblonga e na ponte do tronco cerebral.

Os circuitos neurais relacionados ao controle da respiração estão nas áreas da ponte e bulbo, no tronco encefálico. O centro respiratório se encontra na substância reticular do bulbo, abaixo do assoalho do quarto ventrículo.

O diafragma se eleva e as costelas abaixam, diminuindo o volume da caixa torácica, o que aumenta a pressão interna e força a saída do ar.

A taxa de frequência respiratória (FR) mede a quantidade de respirações completas em um minuto. Esse índice sofre a influência de fatores como o nível de gás carbônico presente na corrente sanguínea da pessoa examinada. Uma concentração de CO2 alta eleva a FR, enquanto o nível abaixo do ideal diminui a taxa de FR.

A traqueia é um órgão tubular, cilíndrico e cartilaginoso, localizado entre a laringe e os brônquios, que faz parte do sistema respiratório juntamente com as fossas nasais, a faringe, a laringe, os brônquios e os pulmões. Sua função é filtrar, umedecer e aquecer o ar para conduzi-lo aos pulmões.

Sente em posição ereta. Pode ser no chão ou em uma cadeira; Puxe o ar pelo nariz, de forma lenta e profunda. Na hora de soltar, faça um biquinho com a boca, pois isso diminui o atrito do dente e da língua para a saída do ar e faz com que a respiração seja mais harmônica.

O diafragma é um músculo muito importante que atua em nossos movimentos de respiração (inspiração e expiração). Ao inspirarmos o ar, o diafragma e os músculos intercostais se contraem. O diafragma desce e as costelas sobem, fazendo com que haja aumento do volume da caixa torácica e forçando o ar a entrar nos pulmões.

diafragma

Músculos inspiratórios: Os principais são diafragma, os músculos intercostais externos, M. Esternocleidomastóideo, Mm. Escalenos (anterior, médio e posterior). A função deles é produzir o aumento da caixa torácica.

Durante a inspiração, o órgão se contrai e desce, reduzindo a pressão dentro do tórax e comprimindo as vísceras do abdômen, o que facilita a entrada do ar nos pulmões. Na expiração, ocorre o processo inverso: ele relaxa e sobe, aumentando a pressão dentro do tórax e expulsando o ar dos pulmões.

No bulbo cerebral está localizado o centro respiratório, que é responsável por controlar essa função vital do nosso corpo. Ao perceber que o nível de oxigênio está baixo, ocorre o envio de estímulos para os músculos intercostais e para o diafragma, para que o movimento respiratório aconteça.

Para garantir a respiração, o corpo realiza dois movimentos respiratórios: a inspiração, que é a entrada de ar nos pulmões, e a expiração, que é a eliminação de gás carbônico. A respiração pulmonar é um processo em que ocorre a entrada de ar em nossos pulmões e sua posterior eliminação.

Câncer de pulmão: é a neoplasia letal mais comum no mundo. Em 2018, foram registrados cerca de 2,09 milhões de casos e 1,76 milhão de mortes, segundo dados da OMS. Tuberculose: doença infecciosa transmitida de pessoa a pessoa pelo ar, que afeta principalmente os pulmões.

Os principais sintomas

  1. Tosse.
  2. Febre.
  3. Congestão nasal.
  4. Coriza.
  5. Dor de garganta.
  6. Dor muscular.
  7. Fadiga.

Os tratamentos para as doenças respiratórias crônicas

  • Inalação de corticosteróides para reduzir a inflamação nasal;
  • Ventilação mecânica e líquida;
  • Antibióticos e expectorantes para tratar as infecções bactérias e eliminar as secreções;
  • Lavagem nasal;
  • Cirurgias em casos graves de sinusite.

O sistema respiratório é responsável pela absorção, por meio das vias respiratórias, do oxigênio e da eliminação do gás carbônico.

O sistema respiratório funciona garantindo a entrada e saída de ar do nosso corpo. O ar inicialmente entra pelas fossas nasais onde é umedecido, aquecido e filtrado. Ele então segue para a faringe, posteriormente para laringe e para a traqueia. A traqueia ramifica-se em dois brônquios dando acessos aos pulmões.

Captar oxigênio e livrar-se do dióxido de carbono, são as principais funções dos pulmões. Os cânceres de pulmão geralmente começam nas células que revestem os brônquios e partes do pulmão, como os bronquíolos ou alvéolos. Um revestimento fino denominado pleura envolve os pulmões.