Qual o Opala que mais bebê?

Perguntado por: axisco . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.1 / 5 8 votos

Se você adquirir um exemplar com motor 6 cilindros a álcool, neste caso você vai se lembrar sempre da frase Opala bebe muito. O ideal para quem quer um Opala para rodar no dia a dia é procurar exemplares com motor a gasolina e de preferência de 4 cilindros.

Com marcas de respeito como a Ford e a Chrysler vendendo modelos de luxo, a Chevrolet não poderia ficar de fora desse nicho e resolveu apostar numa nova versão do Opala, seu modelo mais luxuoso: o Opala Comodoro.

Vale citar que o Opala já foi mais econômico, como a configuração 2.5 quatro-cilindros, que nos anos 1970 fazia 8 km/litro na cidade e 11 km/litro na estrada com gasolina. O consumo combinado prometido era de 9,5 km/litro. É justamente essa versão que usamos como base para nossa lista.

O Chevrolet Opala fazia relativo sucesso desde seu lançamento, em 1968. Mas foi com o lançamento do Opala SS, em 1971, que ganhou mais potência e uma pegada esportiva pela primeira vez.

O mais raro dos Opalas. No Salão de São Paulo de 1972, uma das estrelas que brilhavam no estande da Chevrolet era o conceito Las Vegas, um estudo da marca baseado no Opala Gran Luxo, feito exclusivamente para o evento.

Opala é nome de pedra preciosa. Mas, no carro, foi uma contração de Opel – marca da empresa na Europa – com Impala, um refinado modelo Chevrolet nos EUA. O Opala encarnava concretamente esta simbiose entre Europa e EUA: a carroceria era idêntica à do Opel Rekord, o motor equipava modelos da GM nos Estados Unidos.

Com quatro marchas e bloqueio do conversor de torque, proporcionava maior velocidade máxima e silêncio nota 10: baixíssimos 68 decibéis a 100 km/h. Mas o consumo ainda pesava: 3,87 km/l de álcool na cidade e 6,61 km/l na estrada.

Estrada / Rodovia
Veja quantos quilômetros por litro a versão Opala SS 4.1 2p na estrada faz: 7,5 km/L.

Ainda que raríssimo, o Collectors não é o Opala mais cobiçado. Num ranking imaginário, o SS 1971 lidera a lista de desejos, seguido pelos SS de 1978 a 1980. Depois vêm o Collectors e os SS de quatro cilindros, na avaliação de Sylvio Luiz Pinto e Silva.

Agora, o Opala aspirado mais rápido do Brasil possui nada menos que 521,54 hp nas rodas! Efetuando as devidas correções, o motor 6 cilindros em linha da equipe Allen possui mais de 625 hp! No fim de semana de 30 de setembro a 2 de outubro, aconteceu o 1º Festival de Arrancadas de Barueri (SP).

Por fora, o Opala SS se destacava pelas faixas pretas na carroceria, além da inscrição “4100” – que identificava o motor de seis cilindros mais potente.

315 km/h

Opala alcançou 315 km/h em rodovia
A marca foi definida pela média de velocidade atingida nas tentativas previstas no regulamento internacional. O opala chegou a superar os 315 km/h e também permanece insuperável até hoje em território brasileiro.

É um carro para se manter e nao para revenda. Lembre-se que é um carro com mais de 30 anos em alguns modelos, entao dificilmente vai achar um sem NADA para fazer. Sempre vai ter alguma coisa para fazer, seja por problema cronico como suspensao, seja por relaxo do dono anterior ou ate mesmo por desgaste do tempo.

Com o lançamento da linha Opala, foram disponibilizadas duas versões, a básica, denominada Standard, que a partir de 1971 teve o nome alterado para Especial, e a Luxo.

Para o ano seguinte, 1992, chegava o atrasado câmbio manual de 5 marchas nas versões 4.1. Essa seria a última novidade do Opalão, já que seu fim estava bem próximo: ele resistiu bravamente até abril de 1992, mais precisamente até o dia 16 daquele mês.

Ficha Técnica

Opala SS 4
Motordianteiro, longitudinal, 4 cilindros em linha, 2.474 cm³, 101,5 x 76,2 mm, carburador, 98 cv a 4.800 rpm, 19,8 mkgf a 2.600 rpm
Câmbiomanual de 4 marchas, tração traseira
Dimensõescomprimento, 467 cm; largura, 176 cm; altura, 136 cm; entre-eixos, 266 cm; peso, 1.116 kg

Ficha Técnica
Tanque de combustível: 65 l.

O Chevrolet Opala é um dos carros mais idolatrados pelos seus fãs, especialmente versões colecionáveis como os primeiros produzidos em 1969, os últimos 1992 e as especiais como o Opala Chateau, o Collectors e o esportivo SS.

Preço FIPE R$ 33.022
Preço que representa a média de veículos no mercado nacional.