Qual o óleo mais saudável para fritar peixe?

Perguntado por: asalazar . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.6 / 5 12 votos

O óleo de coco é o melhor óleo para fritura. Estudos mostraram que, mesmo após oito horas de fritura contínua a 180 ° C, sua qualidade não se deteriora. Mais de 90% dos ácidos graxos do óleo de coco são saturados, o que o torna muito resistente ao calor.

Martin Grootveld, professor da Universidade de Montfort, no Reino Unido, recomenda o azeite de oliva tanto para fritar, quanto para cozinhar. "Primeiro, porque ele gera níveis menores dessas substâncias tóxicas, e segundo porque as substâncias que se formam são menos danosos para o corpo humano", garante Grootveld.

Óleo de canola

Óleo de canola
O óleo de canola, assim como o azeite, é menos propenso à oxidação. Assim é considerado uma boa opção para ser utilizado em frituras, pois é rico em ácidos graxos saturados e monoinsaturados e, portanto, bem mais estável quando submetido ao calor.

Quais os piores óleos para cozinhar?

  • Canola.
  • Soja.
  • Milho.
  • Girassol.

O melhor óleo para fritura é o de coco
Estudos mostraram que, mesmo após oito horas de fritura contínua a 180 ° C, sua qualidade não se deteriora. Mais de 90% dos ácidos graxos do óleo de coco são saturados, o que o torna muito resistente ao calor.

Mas nossas evidências sugerem que é possível atingir uma dieta saudável para o coração com o consumo dos óleos de soja, canola, milho e girassol em vez de gordura animal - explica o nutritionista Kevin Fritsche, principal autor do estudo.

Óleo de milho: Opção rica em ômega 6, também ajuda a regular os níveis de colesterol no sangue.

Azeite de oliva virgem

Azeite de oliva virgem
Este é o óleo que tem a maior quantidade de gordura monoinsaturada e a menor de gordura saturada em relação aos demais, o que faz dele uma excelente alternativa para prevenir doenças cardiovasculares e aumentar os níveis de colesterol bom (HDL).

Os pesquisadores afirmaram, depois de feitos testes com batatas fritas naturais, berinjela e pescados, que o azeite de oliva suporta até 12 frituras (considerando uma fritadeira doméstica) e até 50 frituras (considerando uma fritadeira industrial) dependendo, claro, da temperatura, do tempo e do alimento a ser frito.

Fritar alimentos de forma adequada é sinónimo de saúde. Além disso, de acordo com estudos realizados por pesquisadores da Universidade de Granada, verificou-se que os vegetais fritos em azeite virgem extra melhoram a sua capacidade antioxidante ao transferir os fenóis do azeite para os vegetais.

Recomenda-se fritar o peixe em uma frigideira com azeite de oliva em abundância (ou o que você preferir) muito quente. Faça-o sempre em fogo médio, pois se o fogo estiver muito forte corre-se o risco de que fique queimado por fora e de que o peixe não cozinhe direito.

Óleo de Canola

Óleo de Canola: derivado da planta comumente conhecida como canola, é um produto geneticamente modificado, e é menos propenso à oxidação. Assim, acaba sendo considerado uma boa opção para utilizar nas frituras.

O azeite é melhor do que o óleo vegetal em termos de sabor e saúde, mas deve ser usado com cuidado na hora de cozinhar ou fritar os alimentos. O óleo vegetal pode ser uma opção mais econômica e versátil para preparar alguns pratos, mas deve ser consumido com moderação e equilíbrio.

azeite

O azeite lidera o ranking das gorduras mais saudáveis. Ele é o óleo extraído da azeitona e os tipos mais comuns são os refinados, virgem e extravirgem. A nutricionista recomenda o uso do extravirgem, que possui o menor teor de acidez dentre as outras opções, e possui menos de 1 g de gordura saturada.

Óleos vegetais que você deve evitar devido ao seu alto teor de Ômega-6:

  • Soja;
  • Canola;
  • Milho;
  • Girassol;
  • Arroz;
  • Gergelim.

Canola: também resiste a altas temperaturas com pouca produção de compostos tóxicos, por isso, é uma das opções mais adequadas para frituras. Milho: tem um ponto de fumaça um pouco menor que o óleo de canola, mas ainda é uma boa opção para altas temperaturas.

Dayan Siebra, médico vascular e ortomolecular, isso não é verdade. Conforme ele explica, o uso da banha de porco na cozinha é muito mais recomendável do que o uso dos óleos vegetais.

“Considerando o ponto de fumaça e os benefícios que o azeite apresenta com relação à manteiga, ele é a melhor opção para fritar os alimentos, dentro dessa margem de temperatura citada”, diz.

Para as frituras, por exemplo, o melhor é usar um óleo de oliva virgem ou refinado. Já para os pratos assados e marinados, o ideal é usar o azeite virgem. O azeite extravirgem pode ser usado em todos os tipos de preparo.

É melhor usar óleo vegetal, pois o ponto de fumaça dele é maior que o da manteiga, ou seja, queimaria menos rápido e aguentaria temperaturas um pouco superiores. A manteiga ainda possui a parte de leite, que faz com que queime ainda mais rápido (diminuindo o ponto de fumaça).

O uso de gorduras insaturadas encontrada nos óleos de oliva, óleo de canola, azeitonas, abacate, castanha, nozes e amêndoas são indicados, pois reduzem o colesterol total sem diminuir o HDL- colesterol.