Qual o oceano que banha os estados do Nordeste?

Perguntado por: djaques . Última atualização: 1 de março de 2023
4.9 / 5 11 votos

Todos os estados do Nordeste são banhados pelo oceano Atlântico e possuem suas capitais no litoral, com exceção de Teresina, que se encontra no centro do Piauí. O Nordeste possui quatro sub-regiões, criadas com base em critérios naturais: Zona da Mata. Agreste.

Na Região Nordeste é possível identificar três tipos de climas: tropical, semi-árido e equatorial úmido. O primeiro possui elevadas temperaturas e duas estações bem definidas, sendo uma seca e uma chuvosa, os índices pluviométricos anuais oscilam entre 1.800 a 2.000 mm e temperaturas que variam entre 24ºC e 26ºC.

O Oceano Ártico banha as terras frias do extremo norte da Terra, alcançando países da América, Europa e Ásia.

Piauí (PI)
O Piauí tem uma área de 251.577.738 km² e faz limite com os estados do Maranhão, Ceará, Pernambuco, Bahia e Tocantins. Sua capital, Teresina, é a única do nordeste que não está localizada no litoral.

Oceano Atlântico

Como mencionamos, o Brasil é banhado apenas pelo Oceano Atlântico. Uma curiosidade é que o nome dele tem relação com o deus Titã da mitologia grega “Atlas”. Trata-se de um oceano de grande relevância no viés comercial e na história mundial.

Dos estados em que a Mata Atlântica está presente, 14 são banhados pelo Oceano Atlântico: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia, Alagoas, Sergipe, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará, e Piauí.

O oceano Atlântico é um conjunto de águas que recobre 85 milhões de km² da superfície terrestre e banha o leste do continente americano e a costa oeste da Europa e da África. Trata-se do segundo maior oceano do planeta e aquele que alcança o maior número de países.

O Oceano Pacífico

O Oceano Pacífico é o maior de todos os oceanos. O Pacífico é o oceano que tem mais ilhas. Por exemplo: a Ilha de Páscoa e o Hawaii.

Fortaleza é o maior município do Nordeste e o 11º maior do Brasil considerando o Produto Interno Bruto (PIB), que é a soma de todas as riquezas produzidas.

Um dos principais problemas do Nordeste é a desigualdade socioeconômica, motivada pela distribuição de renda desigual. Outros agravantes são as altas taxas de mortalidade infantil e o reduzido serviço de saneamento ambiental.

A região já foi a mais importante área produtora de cana de açúcar do mundo e a principal região econômica do Brasil nos séculos XVI e parte do século XVII. A cultura do milho, feijão, café, mandioca, coco, castanha de caju, banana, sisal e algave, predomina em diversos estados.

Limita-se ao norte com a América Central, à leste com o oceano atlântico e à oeste com o oceano pacífico.

O Oceano Pacífico localiza-se entre a costa oeste da América, Ásia e Oceania.

Rio de Janeiro é uma das 27 unidades federativas do Brasil. Situa-se a sudeste da região Sudeste do país, tendo como limites os estados de Minas Gerais (norte e noroeste), Espírito Santo (nordeste) e São Paulo (sudoeste), além do Oceano Atlântico (leste e sul).

Resposta verificada por especialistas. Dentre os estados brasileiros, os que não são banhados pelo oceano atlântico são os estados em que a mata atlântica não está presente. São nove estados: Os estados do Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Amazonas, Rondônia, Roraima, Acre, Tocantins.

A região Nordeste do Brasil mantém, em termos médios, problemas sociais históricos: defasagem e pouca diversificação da agricultura e indústria, grandes latifundiários, concentração de renda, agravados no sertão nordestino pelo fenômeno natural de secas constantes (ver: Polígono das secas).

A Bahia, além de ser o maior estado da região, é o estado brasileiro que tem o maior número de fronteiras, totalizando oito — Alagoas, Sergipe, Pernambuco, Piauí, Minas Gerais, Espírito Santo, Goiás e Tocantins.