Qual o objeto de estudo da ciência social?

Perguntado por: otaveira . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.2 / 5 7 votos

A Ciência Social, como disciplina científica, se consolidou no século XIX, com o objetivo de compreender e explicar as transformações pelas quais passava a sociedade moderna, tais como a revolução industrial, a urbanização, a expansão dos mercados, a colonização na África e na Ásia, a revolução científica.

Denomina-se objeto todo corpo que, devido à sua forma, se presta a determinada finalidade ou uso, como uma cadeira, uma faca ou um martelo.

As Ciências Humanas abrangem os conhecimentos sobre as complexidades da sociedade humana, procurando compreender suas relações, suas criações e os fenômenos sociais, históricos e culturais que a cercam. Ou seja, o ponto comum entre as Humanidades é ter o ser humano como seu objeto de estudo ou seu foco de análise.

Ainda hoje as ciências sociais são divididas em três áreas: a antropologia, voltada para o estudo da diversidade cultural e da dimensão simbólica da vida social; a ciência política, centrada nos temas do poder e a sociologia, voltada para o estudo das relações em sociedade.

A sociologia é uma ciência porque tem um objeto de estudo, estuda a realidade social. A sociologia tem um método de estudo: método científico, na observação de problemas, recolha de dados e analisá-los, colocar hipóteses explicativas, testar as hipóteses e chega-se á conclusão – tendências comportamentais.

A sociologia se ocupa basicamente de cinco elementos: a estrutura social, os grupos sociais, a família, as classes sociais e os papéis que o indivíduo ocupa em sociedade. Page 5 OBJETO DE ESTUDO DA SOCIOLOGIA Page 6 OBJETO DE ESTUDO DA SOCIOLOGIA o objeto de estudo do sociólogo pode ser as diferentes organizações ...

Uma bola, um caderno ou mesmo um brinco pode ser um objeto, posto que são elementos palpáveis e sobre os quais uma pessoa pode manter o seu foco. De igual modo, uma espada que esteja presa numa rocha é também um objeto.

As Funções dos objetos
Significa que o objeto foi pensado sobretudo para uma utilidade prática e que deverá ser funcional. Significa que o objeto é visto e aceite pelo que simboliza e que normalmente diz respeito a sentimentos e valores.

1. Tudo o que é exterior ao espírito. 2. Coisa.

As Ciências Sociais Aplicadas nada mais são que um conjunto de cursos que visam integrar eixos do conhecimento para compreender as necessidades sociais, as implicações de se viver em grupo e as relações humanas no geral.

O conhecimento é a capacidade humana de entender, apreender e compreender as coisas, além disso ele pode ser aplicado, criando e experimentando o novo. O conhecimento é a capacidade humana de apreender algo. A partir do que for apreendido, pode-se criar, como fazem as ciências e as artes.

O conceito é bem simples, ciências sociais estudam o ser humano enquanto as humanidades estudam a produção humana.

Indagar, questionar e refletir. Afirmar, negar e construir o novo. Conhecer, entender e ampliar a consciência. Esses são os contributos das ditas ciências sociais e humanas para a sociedade.

(UNISC 2012) O que caracteriza e distingue as ciências sociais é a noção de que a vida humana em sociedade está sujeita a uma ordem e que o comportamento dos seres humanos, individual ou coletivamente, é regulado por normas, valores e instituições sociais.

Sociologia é, grosso modo, a ciência que estuda a sociedade. Com o auxílio da economia, da ciência política, da antropologia e da psicologia, a sociologia busca compreender, de maneira estritamente científica, como os agrupamentos sociais humanos desenvolveram-se e como é possível intervir nesse desenvolvimento.

Na obra “As regras do Método Sociológico”, de 1895, definiu o fato social como o objeto de estudo da sociologia. Os fatos sociais são definidos por Émile Durkheim como as formas de pensar, sentir e agir que acontecem de forma generalizada.

Auguste Comte

O filósofo francês Auguste Comte é considerado o pai da sociologia e o fundador do positivismo.