Qual o objetivo principal da auditoria?

Perguntado por: talvim . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.4 / 5 5 votos

O objetivo da auditoria é garantir a autenticidade dos registros, fornecer credibilidade às demonstrações financeiras e outros relatórios de gestão e identificar defeitos no sistema de controle interno e no sistema financeiro e fazer recomendações para melhorias.

Também podemos citar como objetivos finais da auditoria financeira a fiscalização da eficiência do controle, balanço patrimonial, situação patrimonial. A atenção para falhas no setor financeiro, além de controles internos, também é um benefício.

Auditoria é caracterizada pela confiança em alguns princípios. Eles fazem da auditoria uma ferramenta eficaz e confiável apoiando as políticas de gestão e seus controles, além de fornecer informações sobre uma organização para ajudá-la a agir e melhorar seu desempenho.

Ela age de forma a averiguar todos os procedimentos internos e políticas definidas pela empresa, tornando possível perceber se os sistemas contábeis e de controles internos estão sendo efetivos e realizados dentro de critérios salutares à vida financeira da empresa.

Ressalta-se que uma auditoria caracteriza-se pela confiança e princípios, tornando- se ferramenta eficiente e confiável. Dessa forma, contribui para as políticas de gestão e controle, provendo as organizações de informações que possibilitem melhorar os seus processos de negócio.

O objeto de auditoria refere-se à informação, condição ou atividade que é mensurada ou avaliada de acordo com certos critérios.

O objetivo principal de uma auditoria contábil é comparar as demonstrações contábeis com a situação patrimonial, financeira e econômica das empresas, mas outros processos também podem ser alvos da ação.

7 tipos de auditoria

  • Auditoria contábil.
  • Auditoria financeira.
  • Auditoria Fiscal e Tributária.
  • Auditoria operacional.
  • Auditoria de sistemas.
  • Auditoria ambiental.
  • Auditoria de qualidade.

Um dos grandes benefícios que a auditoria traz, além de verificar a exatidão das demonstrações contábeis, é que o auditor divide a responsabilidade com o contador, administrador ou sócio da empresa, com relação aos números que estão refletidos no balanço. (divide mas não exclui a responsabilidade).

Ao auditor cabe a responsabilidade pela avaliação desses riscos, através da avaliação dos sistemas contábeis e de controles internos. A partir da avaliação dos riscos inerente e de controles, o auditor define a natureza, época de aplicação e extensão dos procedimentos comprobatórios.

A Auditoria exige a atualização constante dos profissionais. Não há dúvidas quanto a isso. Mas, para lidar com as oportunidades e transformações do mercado, o auditor está sujeito a uma dinâmica volátil de mudanças – as quais foram aceleradas pela pandemia de covid-19.

O relatório de auditoria é um documento emitido após a realização de uma auditoria, seja ela interna ou externa. Nesse documento o auditor precisa divulgar os dados coletados, apontando irregularidades de processos, evidenciando pontos positivos e sugerindo planos de ação para a resolução de problemas encontrados.

Podemos dizer que a auditoria é processo de checagem para avaliar se todos as documentações ou operações estão em conformidade com as leis e com as metodologias das empresa.

Veja em detalhes as 5 etapas principais a seguir para implementar sua auditoria:

  • Planejamento da auditoria.
  • Mapeamento dos processos.
  • Análise e identificação dos riscos.
  • Formulação de controles internos.
  • Execução e revisão dos resultados.

Os objetos de uma auditoria operacional são as transações financeiras e não financeiras, enquanto a informação do objeto é a estrutura de relatório estabelecida e padronizada.

A diferença entre "objetivo" e "objeto" é que a primeira palavra significa algo a se alcançar, e a segunda, algo material perceptível aos olhos.

A auditoria interna tem como principal objetivo evitar ou combater fraudes, erros e irregularidades praticadas por colaboradores da empresa. Sua meta é examinar a integridade, a eficácia e a adequação dos controles internos e dos dados financeiros, contábeis e operacionais da empresa.

O objetivo de uma auditoria independente é fornecer um exame independente objetivo das demonstrações financeiras, o que aumenta o valor e credibilidade das demonstrações contábeis produzidas pela administração, aumentando a confiança dos usuários no demonstrativo financeiro, reduz o risco do investidor e ...

As Big Four são as quatro maiores empresas de auditoria do mundo: Ernst & Young (EY), Deloitte, PricewaterhouseCoopers (PwC) e KPMG. Além de auditoria, elas são conhecidas por prestarem serviços como consultorias, análises fiscais e tributárias e auxílio com aquisições, fusões e cisões.

Conheça as maiores companhias de auditoria do mundo!

  • Deloitte Touche Tohmatsu.
  • PriceWaterhouseCoopers (PwC)
  • Ernst & Young (EY)
  • KPMG.