Qual o objetivo mais importante da história no ensino fundamental?

Perguntado por: ehilario . Última atualização: 21 de maio de 2023
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O ensino de História tem como principal pressuposto formar cidadãos que possam ser críticos com a realidade na qual estão inseridos, devido ao fato de que seus conceitos e conteúdos possam fazer com que os alunos debatam sobre o que está acontecendo não somente sobre o passado, mas também sobre o presente.

A habilidade EF01HI02 consiste em: Identificar a relação entre as suas histórias e as histórias de sua família e de sua comunidade.

A disciplina de Teoria e metodologia de ensino de História e Geografia, objetiva colaborar com os professores no que se refere ao conhecimento da realidade, realidade esta que é caracterizada como decorrência de uma trajetória num determinado espaço e tempo.

O Ensino de História nos Anos Iniciais possibilita as crianças o desenvolvimento do pensamento crítico e reflexivo, fazendo com que estes tenham sua própria maneira de pensar, sua forma de olhar o mundo que o cerca e dar suas opiniões a respeito dos acontecimentos.

Além de contextualizar a sociedade civil na qual o aluno se encontra o educador pode trabalhar temas como: a história familiar, o bairro, a cidade e outros, na perspectiva de transformações e permanências, também fazendo de datas comemorativas uma oportunidade de se trabalhar a disciplina.

A disciplina é um conjunto de regras que servem para o bom andamento da aprendizagem escolar, é uma questão de qualidade nos relacionamentos humanos, principalmente entre professor e aluno.

O Que é a BNCC? A Base Nacional Comum Curricular é um documento normativo que define o conjunto de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica.

Os objetos de aprendizagem são todo e qualquer recurso utilizado para apoiar a aprendizagem do aluno. Como por exemplo: textos, vídeos, áudios, animações, etc. Além disso, essas mídias são digitais. É normal, também, que esses objetos sejam reutilizados.

O primeiro seria dividido por temas ou períodos históricos: História Geral, História do Brasil e História da América. E o segundo por eixos temáticos: escravidão antiga, moderna e contemporânea; a propriedade da terra, o mundo do trabalho, a industrialização, entre outros.

Competência Específica de História 3
“Elaborar questionamentos, hipóteses, argumentos e proposições em relação a documentos, interpretações e contextos históricos específicos, recorrendo a diferentes linguagens e mídias, exercitando a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos, a cooperação e o respeito.”

O objetivo geral deve resumir e apresentar a ideia central, descrevendo também a sua finalidade. Os objetivos específicos darão uma maior delimitação ao tema, além de detalhar os processos necessários para a realização do trabalho. O objetivo geral deve apresentar a ideia central.

O objetivo geral do ensino de História para o ciclo I é, conforme o Plano Diretor da escola, estabelecer um processo de diferenciação entre os indivíduos no contexto das relações sociais, identificar noções de trabalho e noções elementares de tempo.

É importante focar no desenvolvimento, conforme consta na BNCC, de capacidades dos alunos, como compreensão dos fatos e senso crítico. Para facilitar a aplicação das ideias a seguir, desenvolva pequenos projetos durante as aulas. Sempre associando o conteúdo à vivência dos alunos e trazendo ludicidade às atividades.

Os recursos didáticos para quem quer ensinar história, atualmente são muitos. Você educador, pode usar revistas, livros, sites de outros educadores de história, ou mesmo a própria internet. Graças à internet, os professores podem levar os alunos a passearem por museus, no próprio site dos mesmos.

O papel da história na formação da cidadania faz com que o próprio aluno se veja como sujeito de capacidade múltiplas, onde seu saber relativo não é ignorado, pois é o que o constitui como ser social, é o que o forma como cidadão.

Para criá-los, basta seguir uma sequência de três passos:

  1. Identificar o período de tempo e público-alvo.
  2. Usar um verbo de ação.
  3. Descrever a tarefa específica que o aluno terá que realizar.

Os objetivos específicos correspondem aos resultados concretos que o projeto pretende alcançar e contribuem para o alcance do objetivo geral. Normalmente, são frases completas, porém curtas. Não defina seu objetivo específico somente com uma palavra, por exemplo: infraestrutura, casa-do-mel ou plantio.

Os objetivos do plano deverão abranger as metas que o educar deseja alcançar, prever as possíveis experiências de aprendizagem do educando à partir das experiências anteriores e ainda promover, sempre que possível, a integração do estudo com a comunidade e a realidade.

32, determina como objetivo do Ensino Fundamental a formação do cidadão, mediante: I – o desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo; II – a compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores ...

Quais são as habilidades previstas na BNCC?

  • conviver;
  • brincar;
  • participar;
  • explorar;
  • expressar;
  • conhecer-se.

A BNCC é um documento normativo que define o conjunto de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica. A primeira versão da Base foi elaborada em 2015. Em 2017, foi aprovada parte da BNCC para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental.