Qual o objetivo geral do lúdico?

Perguntado por: dveiga . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.7 / 5 20 votos

O lúdico contribui no desenvolvimento da criança e auxilia na aprendizagem, no desenvolvimento social, cultural e pessoal, assim proporciona a socialização e a aquisição do conhecimento.

Possibilita um fortalecimento da relação entre o ser que ensina e o ser que aprende. As aulas lúdicas devem ser bem elaboradas, com orientações definidas e objetivos específicos. Se o professor apenas “brincar” com estes alunos, não transmitirá conteúdo e possivelmente perderá o rumo da aula.

No processo de alfabetização o lúdico é utilizado para expor novos conteúdos, desenvolver habilidades de leitura e escrita, raciocínio, coordenação, e também distrair o aluno.

O objetivo geral é o elemento que resume e apresenta a ideia central do trabalho acadêmico. Ou seja, o objetivo geral responde à pergunta: O que é? Então ele deve expressar de forma clara qual é a intenção da pesquisa.

Os objetivos específicos correspondem aos resultados concretos que o projeto pretende alcançar e contribuem para o alcance do objetivo geral. Normalmente, são frases completas, porém curtas. Não defina seu objetivo específico somente com uma palavra, por exemplo: infraestrutura, casa-do-mel ou plantio.

Por meio de uma aula lúdica, o aluno é estimulado a desenvolver sua criatividade e não a produtividade, sendo sujeito do processo pedagógico. Por meio da brincadeira o aluno desperta o desejo do saber, a vontade de participar e a alegria da conquista.

O lúdico é um adjetivo masculino com origem no latim ludos que remete para jogos e divertimento. Uma atividade lúdica é uma atividade de entretenimento, que dá prazer e diverte as pessoas envolvidas. Em alguns dicionários aparece como definição de passatempo, atividade mental.

As atividades lúdicas são ótimas ferramentas de apoio ao desenvolvimento das crianças, já que incentivam o processo de aprendizagem. Com elas, os pequenos têm mais facilidade para se expressar e interagir com os colegas. Além disso, é uma maneira eficiente de trabalhar a criatividade e a imaginação na rotina escolar.

36). Nesse sentido, a BNCC afirma que o brincar se torna fundamental, tanto para o aprendizado, como para o desenvolvimento da criança. Na brincadeira, a criança aprende de forma prazerosa, através da socialização com as crianças e adultos e na participação de diversas experiências lúdicas.

A metodologia lúdica envolve uma bagagem de aspectos importantes no processo de aprendizagem, desde do princípio didático através de modelos recriados pelo professor, até a questão da prática que se desenvolve a partir de jogos e brincadeiras desportivas.

As atividades lúdicas nos anos iniciais do Ensino Fundamental são fundamentais para o processo de ensino aprendizagem, elas despertam o interesse e o prazer em adquirir o conhecimento, tornando as crianças pensantes, criativos e críticos contribuindo assim para o seu desenvolvimento integral.

Nesse sentido, a BNCC afirma que o brincar se torna fundamental, tanto para o aprendizado, como para o desenvolvimento da criança. Na brincadeira, a criança aprende de forma prazerosa, através da socialização com as crianças e adultos e na participação de diversas experiências lúdicas.

Portanto, para que o uso do jogo e da ludicidade como recurso pedagógico se dê de forma adequada, é preciso de conhecimento e pesquisa por parte do professor. O uso de jogos e brincadeiras possibilita aos professores tornarem suas aulas mais dinâmicas, contribuindo para que a aprendizagem se dê espontaneamente.

O professor deve ter uma relação mediadora nesse processo de atividades lúdicas e a prática pedagógica, para que ocorra uma aprendizagem significativa e não seja somente uma forma de diversão da criança.

Objetivo Geral
Vale salientar que esse objetivo deve estar alinhado com o objetivo que você escreveu no resumo/abstract. Na escrita do objetivo geral, inicia-se sempre com verbos no infinitivo, por exemplo: avaliar, investigar, comparar, etc.

O objetivo geral deve resumir e apresentar a ideia central de um trabalho, descrevendo também a sua finalidade. Resumir e apresentar a ideia central de um trabalho acadêmico. Então ele deve expressar de forma clara qual é a intenção daquele projeto de pesquisa que descreve e delimitar qual será o escopo do trabalho.