Qual o objetivo geral de ensino religioso?

Perguntado por: drocha3 . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.9 / 5 13 votos

Embora o ensino religioso possa ser mais direcionado a uma religião específica, ele não visa doutrinar os estudantes ou convertê-los ao contexto. O objetivo é simplesmente repassar os ensinamentos das religiões cristãs, mas sem exigir que os alunos sigam tais fundamentos, respeitando as pluralidades religiosas e de fé.

(EF06ER02) Reconhecer e valorizar a diversidade de textos religiosos escritos (textos do Budismo, Cristianismo, Espiritismo, Hinduísmo, Islamismo, Judaísmo, entre outros). (EF06ER03) Reconhecer, em textos escritos, ensinamentos relacionados a modos de ser e viver.

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS DO PARA O ENSINO RELIGIOSO
Compreender, valorizar e respeitar as manifestações religiosas e filosofias de vida, suas experiências e saberes, em diferentes tempos, espaços e territórios. expressão de valor da vida. viver.

A Prática de Ensino é uma disciplina de caráter teórico-prático que tem por finalidade proporcionar ao aluno vivências pedagógicas em sala de aula, através do estágio supervisionado.

Objeto de conhecimento: anteriormente conhecido como conteúdo, diz respeito aos assuntos abordados ao longo de cada componente curricular, ou seja, aquilo que será o meio para o desenvolvimento das habilidades. Objetos de conhecimento, em Ciências, podem ser “Seres vivos no ambiente”, “Plantas”, “Usos do solo” etc.

A religião permite um conhecimento maior dos valores que envolvem uma dada sociedade, principalmente seus valores éticos.

O que deve ser mais relevante no Ensino Religioso é o respeito e a tolerância, ao diferente e ao diverso. Todas as religiões ou filosofia de vida, ao seu modo, elevam valores irrecusáveis como humildade, amor, honestidade, compaixão, fraternidade, sinceridade, ética e respeito, entre outros.

As atividades relacionadas a área e componente curricular Ensino Religioso visam sensibilizar as crianças e familiares para o respeito às diferenças culturais e religiosas, valorizando a dimensão da espiritualidade do ser humano, especialmente em momentos e situações como estes que estamos vivenciando.

O Ensino Religioso integra a Educação brasileira, como componente de seu currículo formal. Assim ele apresenta características pedagógicas ligadas aos estudos da área, onde são aplicáveis as teorias desenvolvidas para a Educação.

Alguns dos valores cristãos que são discutidos durante as aulas incluem:

  • respeito;
  • amor;
  • paciência;
  • altruísmo;
  • solidariedade;
  • perdão;
  • honestidade;
  • justiça.

O Ensino Religioso é outra lin- guagem, entre outras, que no processo do conhecimento integral da vida humana, ajuda no contexto das tradições cultural e religiosa, a discernir o saber de si próprio diante do desafio de um mundo complexo pelo pluralismo religioso (MORAIS, 2014).

A habilidade EF69LP44 consiste em: Inferir a presença de valores sociais, culturais e humanos e de diferentes visões de mundo, em textos literários, reconhecendo nesses textos formas de estabelecer múltiplos olhares sobre as identidades, sociedades e culturas e considerando a autoria e o contexto social e histórico de ...

É importante destacar que o ensino religioso pode ser ensinado de duas maneiras: confessional ou pluriconfessional. No caso do ensino confessional, são ensinados informações e conteúdos sobre uma religião específica. Já no ensino pluriconfessional, são ensinados informações e conteúdos sobre diversas religiões.

Na BNCC, cada Competências Geral é definida como ” a mobilização de conhecimentos (conceitos e procedimentos), habilidades (práticas, cognitivas e socioemocionais), atitudes e valores para resolver demandas complexas da vida cotidiana, do pleno exercício da cidadania e do mundo do trabalho.

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) possui dois principais objetivos: proporcionar uma educação de qualidade, desenvolvendo a autonomia e o protagonismo dos alunos, e padronizar o ensino-aprendizagem, reduzindo, assim, as desigualdades educacionais na Educação Básica do Brasil.

Turra et al (1995) enumeram alguns objetivos do planejamento de ensino, entre eles: racionalizar as atividades educativas; assegurar um ensino efetivo e econômico; conduzir os alunos ao alcance dos objetivos; verificar o ritmo do processo educativo.

O que são as ações educativas em projetos culturais? As ações de educação são medidas voltadas para instruir ou informar o público a respeito de uma questão cultural. Para que isso se concretize, existe um plano pedagógico próprio, que tem, como objetivo, consolidar um conhecimento específico.

Os 5 campos de experiência da BNCC

  1. O eu, o outro e o nós. As crianças devem interagir entre si e com adultos para criar percepções sobre si mesmas e sobre os outros. ...
  2. Corpo, gestos e movimentos. ...
  3. Traços, sons, cores e formas. ...
  4. Escuta, fala, pensamento e imaginação. ...
  5. Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.