Qual o objetivo dos blocos de encaixe na educação infantil?

Perguntado por: ubelchior8 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.6 / 5 20 votos

Na educação infantil os brinquedos de encaixe são utilizados para o desenvolver a coordenação e a motricidade fina, assim como a coordenação olho-mão das crianças. Por meio dos jogos de encaixe, as crianças adquirem maior destreza com as mãos, e começam a entender melhor as noções de espacialidade.

Quando surge a oportunidade de interagir com outras crianças, as brincadeiras com blocos incentivam a prática da cooperação, resolução de problemas, troca de turnos e compartilhamento, habilidades que levam muito tempo para serem desenvolvidas e são um grande desafio para crianças pequenas.

Montando e desmontando facilmente os blocos coloridos, os pequenos se divertem ao mesmo tempo em que trabalham competências importantes para seu desenvolvimento como a coordenação motora, o raciocínio lógico e as habilidades para solucionar problemas.

CONTEÚDO: COORDENAÇÃO MOTORA FINA ÓCULO-MANUAL E ÓCULO-PEDAL. CAMPO DE EXPERIÊNCIA: TRAÇOS, SONS, CORES E FORMAS.

Dessa maneira, atividades de teatro, dança e música são muito bem-vindas, principalmente para estimular a coordenação motora.

O jogo de encaixe é uma ótima atividade para desenvolver a coordenação motora fina, a coordenação olho mão, o raciocínio lógico e a concentração. Estimula também o desenvolvimento motor e a orientação espacial das crianças. É um óptimo jogo para treinar os movimentos, dar noção de equilíbrio bem como as cores e formas.

O estímulo à coordenação motora pode fazer toda a diferença para o desenvolvimento de diversas habilidades durante a infância e que acompanharão os pequenos ao longo da vida, até a fase adulta. Por isso, vale a pena incentivar essa capacidade por meio de atividades divertidas, como as listadas acima.

(EI02TS02) Utilizar materiais variados com possibilidades de manipulação (argila, massa de modelar), explorando cores, texturas, superfícies, planos, formas e volumes ao criar objetos tridimensionais.

Por meio da utilização de jogos, o aluno constrói seu conhecimento de maneira ativa e dinâmica e os sujeitos envolvidos estão geralmente mais propícios à ajuda mútua e à análise dos erros e dos acertos, proporcionando uma reflexão em profundidade sobre os conceitos que estão sendo discutidos.

As brincadeiras, os jogos servem de estímulos para o processo ensino- aprendizagem, numa fase em que se aprende mesmo, é brincando. O principal objetivo da brincadeira, é que a criança possa aceitar e se familiarizar com o ambiente escolar, além de estimular a autonomia e a autoestima da criança.

Tanto o jogo quanto a brincadeira, tem um papel muito importante, é preciso deixar a criança em total liberdade seja sozinha ou em grupo, para assim, desenvolver um momento de explorar a imaginação, o prazer, a alegria, raciocínio e habilidade.

Como seu nome já diz (Lego, em dinamarquês, significa “brincar bem”) a proposta da empresa é encantar, divertir, dar asas à liberdade, de uma forma lúdica e educativa. Por isso, a conexão emocional entre a marca e seus consumidores é muito forte, atravessando gerações.

Construir com blocos LEGO promove o raciocínio espacial e consciência de proporções e padrões. Quando a criança constrói, sua mente usa o raciocínio sobre que peças vão funcionar melhor, como devem ser organizadas e quão grande ou pequena a criação deve ser.

O melhor exemplo de jogo lúdico que possibilita a aprendizagem por meio de experiência é o Lego. Muito mais do que um brinquedo, o Lego é um sistema que estimula a criatividade e a concentração. Para isso, baseia-se em quatro ações, conhecidas como os 4Cs: construir, conectar, contemplar e continuar.

Um simples movimento de amassar o pedaço de papel e fazer uma bola ajuda a desenvolver a coordenação motora fina da criança. Pode ser até na intenção de preencher uma meia, por exemplo, com as bolas de papel. A movimentação da mão ajuda na segurança e no controle, auxiliando o pequeno a melhorar aos poucos.

O movimento de pinça ajuda muito na hora de pegar o lápis. Para que a criança chegue nessa etapa, na Montessori Escola Infantil, ela realiza um aprendizado gradual. O objetivo é que ocorra uma trajetória de evolução e, dessa forma, aconteça a chamada escrita espontânea.

A habilidade EI02CG02 consiste em: Deslocar seu corpo no espaço, orientando-se por noções como em frente, atrás, no alto, embaixo, dentro, fora etc., ao se envolver em brincadeiras e atividades de diferentes naturezas.

6 atividades de corpo e movimento na educação infantil

  • Caça ao objeto. É uma atividade que pode ser feita de forma individual ou em grupo. ...
  • Bola de meia. As crianças devem fazer bolas de meia de tamanhos e pesos diferentes. ...
  • Tarefas com muita dança. ...
  • Estátua. ...
  • Mímica. ...
  • Corrida de saco.

O que fazer com blocos de montar? 5 métodos simples e divertidos!

  1. Siga o manual.
  2. Deixe a criatividade fluir.
  3. Incentive a brincadeira em dupla.
  4. Crie novos brinquedos com os blocos de montar.
  5. Monte desenhos em 2D.

O objetivo do brinquedo educativo Encaixe tetris é encaixar as formas no tabuleiro usando todas as peças, para formar uma "parede", de modo que os encaixes sejam perfeitos, sem deixar nenhum buraco.

Coordenação motora fina
É a capacidade de usar de forma precisa os pequenos músculos, localizados principalmente nas mãos e nos pés, para movimentos delicados e específicos. É ela que permite manusear objetos e realizar atividades como recortar, costurar, desenhar, pintar e, claro, escrever.