Qual o objetivo do trabalho com a poesia em sala de aula?

Perguntado por: ecurado . Última atualização: 29 de maio de 2023
4 / 5 3 votos

O objetivo de se trabalhar a poesia em sala é o de estimular a oralidade, a criatividade e a reflexão a respeito de fatos da vida de cada aluno.

Esta prática pretendeu estimular a oralidade, a criatividade e a reflexão por diferentes aspectos da linguagem, ampliando sensivelmente as possibilidades de comunicação, criando apreço pela leitura e despertando o interesse pela escrita, por meio de situações em que a criança possa expressar suas emoções, brincando e ...

Como trabalhar a poesia na escola
Ler em voz baixa e alta, reparando na sonoridade, nas imagens, se detendo em um verso, uma palavra, tentando criar imagens, percebendo as metáforas e os silêncios. Olhar para um poema como quem olha para um quadro, deixando-se tocar por uma palavra, por uma sensação ou lembrança.

A poesia acalma e ao mesmo tempo nos instiga à sua interpretação. Ler poesia pode ser mais eficaz em tratamentos do que os livros de auto-ajuda, segundo um estudo da Universidade de Liverpool. Isto acontece por que a leitura da poesia afeta o lado direito do cérebro, onde são armazenadas as lembranças autobiográficas.

A habilidade EF35LP27 consiste em: Ler e compreender, com certa autonomia, textos em versos, explorando rimas, sons e jogos de palavras, imagens poéticas (sentidos figurados) e recursos visuais e sonoros.

Segundo os participantes, a poesia facilita o desenvolvimento da leitura e da escrita; o desenvolvimento da consciência fonológica e o aumento do vocabulário; apresenta-se como uma forma alternativa de abordar a língua e outros domínios do conhecimento, sendo um meio de promover a interdisciplinaridade; proporciona a ...

Diante da fala do aluno C, a BNCC (2017) no Campo de Experiências “escuta, fala, pensamento e imaginação”, os poemas possibilitam aos alunos “Identificar e criar diferentes sons e reconhecer rimas e aliterações em cantigas de roda e textos poéticos”.

Os alunos também deverão desenvolver a capacidade de escrever poesia, bem como desenvolver habilidades de leitura e interpretação de textos poéticos. O professor também deverá estimular o desenvolvimento da criatividade e da imaginação dos alunos, bem como a capacidade de expressão e de compreensão de textos poéticos.

Converse sobre as poesias que estão nos livros. Deixe que as crianças encontrem as que já são conhecidas, tanto pela ilustração como pelo título e relembrem-nas de alguns trechos. Pergunte quais chamam a atenção durante o manuseio e peça que escolham duas ou três poesias preferidas.

O plano de aula é um documento elaborado pelo professor para definir o tema da aula, seu objetivo, o que exatamente será ensinado, a metodologia a ser utilizada e a avaliação a ser aplicada para analisar a assimilação do que foi ensinado, dentre outras coisas.

Diferenças entre poema e poesia
O poema é uma estrutura, isto é, um texto escrito em forma de versos, com metrificação ou não, com rimas ou não. Assim, opõe-se à prosa, que é a não utilização de versos na escrita de um texto. Já a poesia é o conteúdo, caracterizado pela plurissignificação, ambiguidade e estranheza.

Ela transmite valores humanos e conhecimentos sobre o mundo que são essenciais para nos abrirmos ao Outro. A criação artística, portanto, forja vínculos fortes entre os humanos – transcendendo línguas, crenças e culturas.

A habilidade EF15LP05 consiste em: Planejar, com a ajuda do professor, o texto que será produzido, considerando a situação comunicativa, os interlocutores (quem escreve/para quem escreve); a finalidade ou o propósito (escrever para quê); a circulação (onde o texto vai circular); o suporte (qual é o portador do texto); ...

(EF15LP06) Reler e revisar o texto produzido com a ajuda do professor e a colaboração dos colegas, para corrigi-lo e aprimorá-lo, fazendo cortes, acréscimos, reformulações, correções de ortografia e pontuação.

Habilidade: EF15LP02 - Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre ...

A poesia é o texto escrito ou falado, que apresenta ritmos e rimas. É um tipo de texto que atrai muito as crianças, pois os criados para as mesmas apresentam um caráter lúdico que ajudam na elaboração e orientação didática da sala de aula.

A poesia apresenta a subjetividade do eu lírico e é marcada pela conotação. Poesia é um conteúdo plurissignificativo, já poema é um tipo de estrutura textual. A poesia pode ser escrita em versos ou em forma de prosa. O poema pode ser lírico (conteúdo poético) ou narrativo (conta uma história).

O livro estético (ficção ou poesia) proporciona ao pequeno leitor a oportunidade de vivenciar a história e as emoções, colocando-se em ação por meio da imaginação, permitindo-lhe uma visão mais crítica do mundo.