Qual o objetivo do simulador?

Perguntado por: ochaves . Última atualização: 4 de maio de 2023
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Os simuladores, além de auxiliar os professores na tarefa de transmitir conhecimento aos alunos e levá-los a fixar o aprendizado com uma nova maneira de ensinar cada vez mais dinâmica, também reproduzem a realidade.

A simulação pode ser definida como: “técnica em que se utiliza um simulador, considerando-se simu- lador como um objeto ou representação parcial ou to- tal de uma tarefa a ser replicada”1.

Além da previsibilidade do funcionamento de um determinado elemento, a simulação traz diferentes vantagens para as indústrias, como:

  • Produtividade.
  • Qualidade;
  • Eficiência;
  • Inovação;
  • Economia de custos;
  • Menor tempo de desenvolvimento;
  • Maior geração de receita.

O que é simulação na educação? Os simuladores educativos são ferramentas que se enquadram no modelo pedagógico da aprendizagem experiencial (experiential learning) e em sua aplicação prática: aprender fazendo (learning by doing).

Um simulador é uma máquina que reproduz o comportamento de um sistema sob determinadas condições, o que permite que as pessoas que precisem de trabalhar com esse sistema possam ir praticando. Os simuladores costumam combinar partes mecânicas ou electrónicas e partes virtuais que ajudam a simular a realidade.

A Simulação Digital é a aplicabilidade industrial que permite testar e aprimorar produtos ainda na etapa de concepção, um dos principais pilares da Indústria 4.0. Baseada em modelos matemáticos e representações em três dimensões (3D), ela pode ser utilizada para diversos fins.

E agora você poderia se perguntar: mas qual a diferença entre um game e um simulador? É importante diferenciar os games dos simuladores virtuais. Enquanto o último projeta um cenário diferenciado e faz uma simulação da realidade, os jogos possuem um objetivo específico, que não permite muito a exploração.

A simulação permite que o gestor tenha uma capacidade de visão facilitada do crescimento esperado. Assim, caso alguma inconformidade seja identificada na avaliação de risco, é possível sua correção, evitando custo extra associado, impactando menos no financeiro da empresa.

Engana-se quem acredita que a única forma de simular um sistema ou componente seja através de computadores, na verdade a teoria aponta que há quatro formas distintas de simulação: simulação icônica, simulação analógica, simulação matemática e simulação computacional.

A simulação computacional é aplicada pelo uso de softwares que usam modelos matemáticos para gerar previsões que podem ocorrer em determinada operação, reduzindo os riscos e potencializando os processos simulados. Os testes valem também para máquinas já em uso, aumentando a produtividade.

Os resultados da simulação podem ser difíceis de interpretar. Como as saídas da simulação podem incluir variáveis aleatórias, não é trivial determinar se os resultados observados resultam de inter-relações efetivas das partes do sistema ou se são fruto da aleatoriedade do sistema.

A simulação de um sistema digital é um processo que consiste em exercitar uma descrição abstrata do sistema, aplicando um conjunto de padrões de entrada e computando as saídas associadas, ao longo de um intervalo de tempo pré-determinado.

Como o nome sugere, os simulados consistem em testes semelhantes ao formato de um determinada prova como, por exemplo: vestibulares, Enem e concursos. As questões elaboradas apresentam o modelo das perguntas presentes no "real exame".

O PhET oferece simulações de ciência e matemática divertidas, gratuitas, interativas e baseadas em pesquisa. Testamos e avaliamos extensivamente cada simulação para garantir a eficácia educacional. Esses testes incluem entrevistas com alunos e observação do uso da simulação em salas de aula.

Simuladores permitem que operadores de equipamentos possam planejar, testar ou executar suas atividades para alcançar a perícia necessária no ambiente real para diminuir o tempo da operação, reduzir consumo de insumos, ou diminuir falhas.

Simuladores e jogos podem ter muito em comum, como gráficos e controles, mas têm finalidade e metodologias bem distintas. Enquanto o primeiro visa aprimorar uma atividade, o segundo tem o intuito de ser puramente lazer.

Os simuladores virtuais possuem foco na prática, e por isso, os colaboradores tendem a reter melhor o aprendizado com essa experiência. Por exemplo, se um aprendiz se depara com um simulador que reflete as suas atividades reais e permite testar as soluções de forma dinâmica, aprendendo com os próprios erros e acertos.

A maioria dos métodos de pesquisa em simulação a dividem em três fases: concepção, implementação e análise.