Qual o objetivo do pontilhado na educação infantil?

Perguntado por: spereira . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.4 / 5 8 votos

Exercícios de cobrir linhas pontilhadas só servem para desenvolver a coordenação motora fina, mas esta pode ser trabalhada de forma mais inovadora, que atinja maior interesse das crianças, como: massinha; colagens feitas com objetos pequenos, como macarrões de sopinha, grãos, miçangas, etc.; além de punção e alinhavos, ...

Sugestões de Trabalho
Trace linhas verticais na lousa. Peça que as crianças façam os movimentos de traçado das linhas verticais com o dedinho no ar, sobre a carteira, na areia, em cartelas de lixa fina etc. Reproduza os movimentos com as crianças. Apresente a atividade proposta na ficha aos alunos.

Terceiro campo da BNCC instiga o uso de expressões artísticas para trabalhar olhar, coordenação motora e percepção dos pequenos.

A proposta do Campo de experiências “Traços, sons, cores e formas” valoriza a produção artística, promovendo a criação de repertório, o desenvolvimento da sensibilidade, da escuta e da experimentação com o corpo e com diversos materiais.

(EI02EF09) Manusear diferentes instrumentos e suportes de escrita para desenhar, traçar letras e outros sinais gráficos.

Disponibilize folhas em branco, canudinhos coloridos e papel crepom. Solicite que as crianças criem o desenho de sua própria pipa (tendo como base a atividade) e enfeitem ela utilizando os canudinhos cortados e o papel crepom para a rabiola. Trabalhe com as crianças poesias, histórias e contos sobre o tema.

A habilidade EI03CG05 consiste em: Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas.

A pintura é um excelente meio de expressão e comunicação não verbal, também sendo um excelente exercício das habilidades emocionais. Abrindo possibilidades da criança colocar tudo aquilo que a incomoda ou a deixa desconfortável no papel, trazendo esse relaxamento e sentimento de leveza.

Atividades como cortar papel com tesouras, fechar botões de roupas, brincar com blocos, pegar objetos com as mãos, comer, escrever e colorir estimulam a coordenação motora fina. Elas são muito importantes para o aprendizado, o autocuidado e para brincar.

Dessa maneira, atividades de teatro, dança e música são muito bem-vindas, principalmente para estimular a coordenação motora.

Como ler os códigos da BNCC? Os códigos alfanuméricos (exemplo: EI01TS01) servem para identificar os objetivos de aprendizagem. Eles ajudam a contextualizar qual é a etapa de ensino, a faixa etária e o campo de experiência relacionado ao objetivo.

A habilidade EI02TS02 consiste em: Utilizar materiais variados com possibilidades de manipulação (argila, massa de modelar), explorando cores, texturas, superfícies, planos, formas e volumes ao criar objetos tridimensionais.

A habilidade EI03TS02 consiste em: Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.

  1. Exploração e criação de sons com objetos. Alinhado à BNCC do tema . ...
  2. Brincadeiras com sons do corpo. Alinhado à BNCC do tema . ...
  3. Nossa orquestra: explorando instrumentos musicais. ...
  4. Brincadeiras com as partes do corpo. ...
  5. Estações para brincar de dançar. ...
  6. Brincadeiras com sons do ambiente. ...
  7. Conhecendo a ciranda Cacuriá do Maranhão.

Os objetivos de aprendizagem são descrições concisas, claramente articuladas do que os alunos devem saber e compreender, e do que sejam capazes de fazer numa fase específica de sua escolaridade.

Seu objetivo principal é transformar a educação brasileira para que todos os estudantes, em todo o país e independente de condições econômicas e classe social, adquiram as mesmas aprendizagens essenciais, uma vez que a educação é um direito de todos.

CAMPO DE EXPERIÊNCIASTRAÇOS, SONS, CORES E FORMAS
(EI02TS02) Utilizar materiais variados com possibilidades de manipulação (argila, massa de modelar), explorando cores, texturas, superfícies, planos, formas e volumes ao criar objetos tridimensionais.

A habilidade EI03EO01 consiste em: Demonstrar empatia pelos outros, percebendo que as pessoas têm diferentes sentimentos, necessidades e maneiras de pensar e agir.

A habilidade EI03TS03 consiste em: Reconhecer as qualidades do som (intensidade, duração, altura e timbre), utilizando-as em suas produções sonoras e ao ouvir músicas e sons.

A habilidade EI03EO03 consiste em: Ampliar as relações interpessoais, desenvolvendo atitudes de participação e cooperação.