Qual o objetivo do padre José de Anchieta ao vir para o Brasil?

Perguntado por: lpacheco9 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.7 / 5 11 votos

Foi aluno do Colégio dos Jesuítas de Coimbra e em 1553 veio para o Brasil Colônia com o objetivo de ajudar na doutrinação dos índios.

As principais características da obra do Padre José de Anchieta foram a finalidade pedagógica e a preocupação didático-religiosa, já que sua principal função era a catequização dos indígenas.

1553

José de Anchieta chegou ao Brasil em 1553, junto com outros padres que se opunham a Contra-reforma religiosa na Europa, que tinham em mente a ideia de catequizar os habitantes das novas terras descobertas. José de Anchieta veio na esquadra de Dom Duarte da Costa, Segundo governador-geral do Brasil.

Obedecendo ao conselho dos médicos da época, Padre Anchieta veio para o Brasil acompanhando a esquadra que trouxe o governador-geral Duarte da Costa, em 1553.

Ainda envolto nesse espírito medieval, Anchieta escreveu diversas poesias, tanto pessoais quanto catequéticas, cujos versos seguiram essa mesma linhagem. Muitas delas, sobretudo as últimas, foram escritas em latim, destacando De beata virgine dei Matre Maria (Poema à virgem, 1563) como uma das mais importantes.

Segundo ele, nos seus textos, Anchieta comparava os indígenas a animais selvagens da floresta brasileira e até se regozijou com os invasores franceses no massacre de índios aliados.

Surgido no século XVI, o teatro brasileiro teve como primeiro objetivo a propagação da fé religiosa. Dentre uns poucos autores, destacou-se o padre José de Anchieta, que escreveu alguns autos (antiga composição teatral) com o propósito de catequizar os índios, e integrar portugueses, índios e espanhóis.

O teatro era utilizado pelos jesuítas para instruir religiosamente os índios e colonos. O padre Anchieta é um dos principais jesuítas que utilizou estes tipos de representações que eram chamadas de teatro de catequese.

A primeira manifestação do teatro no Brasil ocorreu no século XVI com o objetivo de catequização. O teatro era usado pelos jesuítas para ensinar a religião católica aos indígenas ou colonos.

Foi o primeiro dramaturgo, o primeiro gramático e o primeiro poeta nascido nas Ilhas Canárias. Foi o autor da primeira gramática da língua tupi e um dos primeiros autores da literatura brasileira, para a qual compôs inúmeras peças teatrais e poemas de teor religioso e uma epopeia.

  • José de Anchieta, poesia
  • Arte de Gramática da Língua mais Usada na Costa do Brasil (1595)
  • De gestis Mendi de Saa
  • Teatro de Anchieta
  • Teatro - José de Anchieta
  • Doutrina Cristã: Doutrina autógrafa e confessionário

Os jesuítas chegaram ao Brasil Colônia em 1549, sendo liderados por Manuel da Nóbrega. Fundaram inúmeras missões jesuíticas em diferentes partes do território brasileiro e procuraram catequizar os nativos, tornando-os verdadeiros católicos, mas sem os vícios presentes entre os europeus.

Padre José de Anchieta foi um padre jesuíta espanhol que atuou na catequização de índios e evangelização no Brasil durante a segunda metade do século XVI. Foi também teatrólogo, historiador e poeta. Foi integrante da ordem religiosa católica conhecida como Companhia de Jesus.

padre José de Anchieta

Em 1553, chegava ao Brasil aquele que viria a se tornar o primeiro professor no país: o padre José de Anchieta, que dava aulas para índios na época da Colônia. Sua missão era ensinar aos índios sobre o cristianismo.

São Francisco Xavier. São Francisco Xavier (1506–1552), Padroeiro Universal das Missões, pode ser considerado junto ao fundador da Companhia como o maior santo jesuíta de todos os tempos.

No Brasil, o teatro surgiu no século XVI através das composições teatrais escritas pelos padres Jesuítas nas ações de divulgação da fé religiosa entre os índios. Foi só a partir do século XIX com a chegada da corte portuguesa no Brasil que a arte de representar começou a se desenvolver de forma mais intensa.

vol II, p. 606) o Auto da pregação universal, elaborado por José de Anchieta é a primeira peça do teatro brasileiro, escrita no Brasil. Foi apresentado entre 1567 e 1570.

O início da história do teatro no Brasil tem como referência as exibições teatrais idealizadas por padres jesuítas durante o século XVI. Um nome de grande importância para a origem do teatro brasileiro foi o padre José de Anchieta (1534-1597), considerado o primeiro dramaturgo do país.

Era um teatro, portanto, com função religiosa e objetivos claros: evangelizar os índios e apaziguar os conflitos existentes entre eles e os colonos portugueses e espanhóis.

Foi para educar e manter o projeto colonizador, a “missão civilizadora” que o padre José de Anchieta escreveu suas peças.