Qual o objetivo do microconto?
Trabalhar a leitura e compreensão do texto, fazendo com que o leitor construa o sentido do texto a partir de um pequeno trecho narrativo.
Quais são as principais características do microconto?
No miniconto muito mais importante que escrever é sugerir, deixando ao leitor a tarefa de entender a história por trás do pouco que foi escrito. O Miniconto é um Conto de extensão mínima e, portanto, mesmo microscópico, deve conter ação, personagem e cenário, mesmo implícito.
Qual é o foco narrativo do miniconto?
O miniconto apresenta uma narração dentro de apenas uma linha. A ideia é que no mínimo de palavras possíveis, seja apresentado todo um contexto e uma ação em torno do pouco que é revelado por aquelas palavras.
Quais são os elementos do microconto?
Portanto a tríade brevidade, narratividade e intertextualidade são elementos fundamentais no microconto. Elementos esses que tornam o gênero conciso, mas não menos literário que o conto.
Como se faz um microconto?
Como escrever um microconto
Um microconto deve ter no máximo 140 caracteres, mas a maioria prefere limitar em 10 palavras. Tem ainda quem se arrisque em nanocontos, com no máximo 4 palavras! Esse formato de literatura ganhou força com as redes sociais. Ele é rápido para ser escrito e lido no dia a dia.
Qual é a diferença entre microconto e miniconto?
Autores conceituam e estipulam limites precisos, nascendo assim algumas classificações: nanocontos (até 50 letras, sem contar espaços e acentos), microcontos (até 150 toques, contando letras, espaços e pontuação) e minicontos (alguns estipulando 300 palavras; outros, 600 caracteres).
O que é preciso ter um miniconto?
Miniconto é um conto pequeno, portanto deve ter as características do conto: narratividade, ou seja, narrador, personagens, espaço e tempo. Efeito. Intensidade. Tensão.
Quando surgiu o miniconto E porquê?
O miniconto
Alguns dizem que ele é o primo mais novo do poema em prosa, outros apontam as fábulas chinesas como origem, de certo é que desde meados do século XX o conto tem experimentado – com sucesso – formas extremamente breves a partir de textos de gente como Cortázar, Borges, Kafka, Arreola, Monterroso e Trevisan.
Por que escrever um microconto é um grande desafio?
Escrever microcontos é um excelente exercício para estimular a criatividade dos escritores. E isto não apenas no tocante às histórias em si. Mas, a limitação de caracteres induz o escritor a escolher cada palavra com tamanhas seletividade e precisão que são desconhecidas ao escrever romances e contos tradicionais.
Como trabalhar miniconto?
É sempre muito produtivo levar um miniconto para a sala de aula e fazer a turma discutir sobre o que entenderam do texto, mostrando a eles que há alguns indícios importantes, mas que eles têm liberdade de interpretação. Depois, o professor pode sugerir que os próprios estudantes escrevam seus minicontos.
Quais são os 3 focos narrativos?
Em outras palavras, o foco narrativo, representa a “voz do texto”, sendo classificados basicamente em três tipos:
- Narrador Personagem.
- Narrador Observador.
- Narrador Onisciente.
Quais os tipos de personagens e suas características?
Temos três tipos:
- o protagonista - também conhecido como personagem principal; (o herói, por exemplo)
- o antagonista - personagem contrário ao protagonista; (o vilão)
- os personagens secundários - conhecidos como coadjuvantes, aqueles que não fazem parte da trama principal.
O que é um miniconto e suas características?
Minicontos também são conhecidos como microcontos. É um tipo de conto extremamente breve que busca trazer os elementos da narrativa – espaço, tempo, lugar, personagens – em um número reduzido de frases. A tarefa do leitor é entender a história que está nas entrelinhas.
Qual o menor microconto do Brasil?
Nessa pesquisa diacrônica visita-se a obra de autores como Augusto Monterroso, autor de “O dinossauro”, conhecido como menor e mais famoso miniconto do mundo, Raymond Carver, norte-americano apontado como ícone minimalista da literatura, e Dalton Trevisan, responsável pela canonização desse tipo de texto no Brasil.
Como analisar um microconto?
Não é uma mera vinheta, cena ou um slogan. Pode haver um punch line ou um final aberto, porém é possível identificar elementos narrativos como personagens, problema, clímax e resolução. Como em qualquer texto, requer-se certa familiaridade com seu contexto. Valor Literário.