Qual o objetivo do Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova?

Perguntado por: sbernardes . Última atualização: 20 de maio de 2023
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O objetivo do manifesto era de ter uma educação voltada para todos sem discriminação de classe social. A escola integral e única proposta pelo manifesto era definida em oposição à escola existente, chamada de "tradicional".

No texto, Fernando de Azevedo denunciou o caráter desarticulado e fragmentário dos sistemas de ensino, emanando a necessidade de um plano completo de Reconstrução educacional, conforme o autor: Na hierarquia dos problemas nacionais, nenhum sobreleva em importância e gravidade ao da educação.

Para além de uma educação como direito de todos, laica e pública, o manifesto também defende uma outra maneira de educar as crianças e jovens de sete a 18 anos de ambos os sexos, uma novidade em comparação ao que defendia as escolas de ensino religioso.

O intuito do manifesto é sensibilizar ou persuadir a opinião pública por meio da defesa argumentativa no texto. O propósito é atrair leitores para comungar das ideias e/ou críticas expostas.

O escolanovismo acredita que a educação é o exclusivo elemento verdadeiramente eficaz para a construção de uma sociedade democrática, que leva em consideração as diversidades, respeitando a individualidade do sujeito, aptos a refletir sobre a sociedade e capaz de inserir-se nessa sociedade Então de acordo com alguns ...

Características da Escola Nova
Atenção à individualidade de cada aluno. Respeito à diversidade. Integração da aprendizagem escolar com conceitos sociais importantes. Incentivo à reflexão, à observação e ao pensamento crítico.

A reação uniu as esquerdas e os setores que defendiam a escola pública e, em 1º de julho de 1959, lançaram o manifesto, que defendia um ensino público, laico, obrigatório, integral e gratuito com o objetivo de democratizar a sociedade brasileira.

- Foi lançado o embrião da Escola Nova, com a criação do manifesto tendo nomes como: Anísio Teixeira, Fernando de Azevedo, Cecília Meirelles, Afrânio Peixoto, Roquette Pinto, Hermes Lima, Paschoal Leme e Lourenço Filho.

O método de ensino da Escola Nova baseia-se na centralidade do aluno no processo educativo, enquanto que o professor é compreendido como mediador do aprendizado, ou seja, responsável por mediar à construção do “conhecimento”. E, este “conhecimento” deve ser gestado e desenvolvido a partir da curiosidade do aluno.

No Brasil, a Escola Nova buscava a modernização, a democratização, a industrialização e urbanização da sociedade. Os educadores que apoiavam suas idéias entendiam que a educação seria a responsável por inserir as pessoas na ordem social.

O manifesto dos pioneiros é considerado como um dos principais documentos que possibilitou a formação de novas ideias dentro da educação. Este documento possibilitou o desenvolvimento de novas ideias para a educação, ao buscar a maior democratização, assim como transformação da realidade dos indivíduos.

O "Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova", datado de 1932, foi escrito durante o governo de Getúlio Vargas e consolidava a visão de um segmento da elite intelectual que, embora com diferentes posições ideológicas, vislumbrava a possibilidade de interferir na organização da sociedade brasileira do ponto de vista da ...

A educação libertadora tem, fundamentalmente, como objetivo desenvolver a consciência crítica capaz de perceber os fios que tecem a realidade social e superar a ideologia da opressão. Na educação como prática da liberdade, os homens e as mulheres são vistos como “corpos conscientes”.

Além da laicidade, da gratuidade, da obrigatoriedade e da coeducação, o Manifesto propugnava pela escola única, constituída sobre a base do trabalho produtivo, tido como fundamento das relações sociais, e pela defesa do Estado como responsável pela disseminação da escola brasileira.

Foi redigido por Antônio Ferreira de Almeida Júnior, Fernando de Azevedo, dentre 26 intelectuais, entre os quais Anísio Teixeira, Afrânio Peixoto, Lourenço Filho, Roquette Pinto, Delgado de Carvalho, Hermes Lima e Cecília Meireles.

1932

No Brasil esse movimento se desenvolveu no momento de profundas transformações econômicas, políticas e sociais, onde pairavam críticas ao modelo tradicional de educação e se articulava um novo ideário de ensino mais instigador que se consolidou a partir do Manifesto dos Pioneiros da Escola Nova em 1932.

O manifesto é um texto de cunho argumentativo, e, sendo assim, ele se organiza da seguinte forma: Título: geralmente o título especifica que se trata de um manifesto e qual o seu público-alvo. Exemplos de títulos: “Manifesto dos professores de Gurupi/TO”, “Manifesto nacional dos motoristas de ônibus” etc.

Anísio Teixeira

Perfil - O criador da Escola Nova. Anísio Teixeira foi um homem incansável. O baiano, nascido na pequena Caetité, figura entre os principais pensadores brasileiros das ciências humanas.

Na corrente pedagógica renovada, também conhecida como Escola Nova, o aluno é o núcleo do aprendizado, no lugar dos mestres e da grade curricular. Este método nasce em contraposição à educação convencional, em fins do século XIX, no continente europeu e nos Estados Unidos.